Toda criança saudável brinca, e o ato de brincar é a forma que ela tem de explorar o mundo, refletir e aprender. Por isso, escolher o brinquedo ideal para seu filho nem sempre é uma tarefa fácil, já que ela depende de muitos fatores e, ao contrário do que a maioria pensa, nem sempre eles estão ligados à parte financeira!
Você sabe escolher os brinquedos do seu pequeno? Quais aspectos você atualmente leva em consideração antes de comprar? O artigo de hoje fará um breve resumo de como papais e mamães podem escolher da melhor maneira os brinquedos de seus filhotes! Vamos ver?
Fique atento à classificação etária
O primeiro na hora de escolher o brinquedo ideal para o seu baby é verificar para qual faixa etária ele é direcionado.
Por isso, analise sempre pensando na idade da criança e em quais estímulos ela precisa em cada fase:
Bebês de 0 a 5 meses
Nessa idade os pequeninos necessitam estimular os sentidos, por isso, invista em brinquedos que estimulam a visão, o tato e a audição, como móbiles, mordedores coloridos. Brinquedos que emitem sons e luzes são considerados ideais.
Bebês de 6 a 11 meses
Nessa idade os pimpolhos já estão mais ativos, por isso dê preferência a jogos de encaixe com peças leves e simples.
De 1 a 3 anos
Quando mais grandinhas, as crianças geralmente querem imitar os adultos com que convivem diretamente, então brinquedos como carrinhos, bonecas e utensílios da vida cotidiana são a sugestão!
Mas atenção: lembre-se de que nesse período eles ainda colocam tudo na boca, e por isso, os brinquedos não podem conter peças pequenas demais. Bolas, baldinhos com ferramentas para brincar na areia e bonecos que podem ser molhados, são itens interessantes, já que a brincadeira ao ar livre deve ser muito estimulada.
De 3 a 6 anos
Nessa faixa etária, você já pode dar a criança brinquedos que estimulem a criatividade e a motricidade, tais como massas de modelar e jogos educativos simples como quebra-cabeças. Outra ideia são os jogos com letras alfabéticas e números para estimular o processo de alfabetização.
Dicas para a hora de escolher cada brinquedo
Separamos aqui orientações para te ajudar na hora de escolher o brinquedo ideal:
- Os ursinhos de pelúcia devem ser antialérgicos e laváveis — preferencialmente à máquina.
- Todos os brinquedos devem ser feitos com material resistente, que não seja fácil de quebrar. Isso é um ponto muito importante, já que algumas peças podem ser levadas a boca e provocar engasgamento. Por isso, sempre veja se o material se desprega com facilidade.
- Certifique-se de que todos os materiais de pintura são laváveis e não tóxicos.
Que a brincadeira deve ser muito estimulada na infância você já sabe. agora só precisa se lembrar desses pequenos cuidados na hora de comprar os brinquedos para seu filhote! Essas dicas ajudam a evitar acidentes e também levam a escolhas mais pedagógicas, que contribuam efetivamente para a educação, além da diversão!
E, se você tem alguma outra dica bacana para compartilhar com outros papais e mamães sobre esse assunto? Escreva abaixo seu comentário!