Crianças com energia de sobra, por vezes, atrapalham as aulas impedindo seus colegas de prestarem atenção nos professores. Essas mesmas crianças podem tirar notas baixas ou não conseguir aprender o que lhes foi ensinado.
Esses acontecimentos são comuns nas escolas. Porém, quando se transformam em um problema persistente, geram preocupação entre pais, cuidadores e professores. Deve-se, então, iniciar uma busca mais minuciosa para detectar a fonte desses transtornos.
Em alguns casos o problema reside na falta de estímulos, no método de ensino ou até mesmo na falta de empatia entre professor e aluno(a). Em outros casos, porém, descobre-se que as crianças com dificuldade de aprendizado têm, na verdade, algum distúrbio.
O que fazer nesses casos? Acompanhe o texto abaixo e se informe um pouco mais sobre o tema!
Dificuldade não é igual a incapacidade
Ter uma criança com dificuldade de aprendizagem não é sinônimo de ter uma criança menos inteligente.
Pelo contrário, essa criança pode apresentar nível intelectual igual ou superior ao de seus colegas. O que fará a diferença é como os seus responsáveis lidarão com a circunstância.
Características de crianças com dificuldade de aprendizado
Entre outros problemas, essas crianças costumam apresentar:
- dificuldades na alfabetização (problemas para identificar as letras e seus sons);
- dificuldades na leitura e na escrita (omitir, inverter, trocar ou acrescentar letras);
- dificuldades com números (classificar e resolver operações matemáticas);
- dificuldades com datas, meses do ano e dias da semana (por exemplo: confundem “hoje”, “ontem” e “amanhã”);
- dificuldades em assimilar e memorizar os conteúdos lecionados na escola;
- hiperatividade e déficit de atenção (falta de concentração e inquietude);
- falta de organização com seus itens pessoais.
Crianças com problemas para aprender também costumam apresentar uma baixa autoestima. Depreciam-se e menosprezam seus feitos por acreditar que são inferiores aos colegas.
O diagnóstico feito por profissionais
Caso haja a suspeita de que seu filho tenha dificuldades para aprender, o primeiro passo é procurar por profissionais especializados, a fim de fazer uma investigação do problema.
Para um diagnóstico assertivo e com as melhores opções de tratamento, uma equipe multidisciplinar deverá ser consultada. Essas equipes são formadas por neurologistas, fonoaudiólogos, psicopedagogos e psicólogos.
A escola como aliada
É fundamental o papel da comunidade escolar no apoio à criança. O processo de inclusão, após a identificação do problema, começa em não dar um rótulo para o(a) aluno(a) com dificuldade.
Professores e equipe educacional devem proporcionar a esse(a) aluno(a) métodos diferenciados de ensino. Devem, também, promover a integração da criança com seus pares, uma vez que o isolamento é consequência recorrente da dificuldade de aprender.
O carinho e atenção como parte do tratamento
Medicamentos podem ser necessários em alguns casos. Entretanto, dar apoio às crianças com dificuldade no aprendizado e ter paciência para lidar com elas é de fundamental importância.
Com os devidos estímulos, crianças com dificuldade de aprendizado conseguem superar o problema em questão. Será necessário dar uma maior dose de atenção a esses pequenos, contudo, o resultado é satisfatório para a família e para os profissionais envolvidos com a educação da criança.
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