Com a chegada do(a) filho(a) há uma enorme mudança na vida das mamães e dos papais, principalmente para os de primeira viagem. Com tantas novidades, algumas tarefas podem se tornar bastante difíceis. No post de hoje explicaremos como organizar a cômoda do bebê, já que, depois do berço, é o móvel mais importante do quartinho.

O tampo da cômoda serve como trocador, por essa razão é preciso que tudo esteja perfeitamente organizado. Desse modo, a troca de fraldas fica muito mais fácil, possibilitando que seja feita com conforto, segurança e rapidez. Por isso, não deixe de acompanhar as nossas dicas!

Escolha um trocador de acordo com o tampo da cômoda

No mercado, há vários modelos de trocadores. Porém, para esse móvel, o recomendado é o anatômico ou com rolo. Meça o tamanho do tampo da cômoda e escolha o trocador mais adequado ao tamanho, sem que qualquer parte fique sobrando. Dessa forma, seu bebê ficará seguro em todas as trocas de fraldas.

Outra dica é conferir se o kit berço que você escolheu já conta com trocador entre as peças. São várias opções disponíveis no mercado!

Deixe os itens de higiene à mão

Se o tamanho da superfície da cômoda permitir, deixe uma bandeja com itens de higiene junto ao trocador para facilitar o manuseio, já que será preciso fazer isso a cada troca de fraldas. A bandeja deve ser composta por pomada para assaduras, frasco com algodão e cotonetes, térmica com garrafa morna, lenços umedecidos e medicações de uso diário.

Caso não seja possível colocar sobre a cômoda, organize tudo isso na primeira gaveta. Dessa forma, você terá muita praticidade ao pegar cada item e, ao mesmo tempo, segurar o bebê no trocador. Outra excelente dica é o uso de porta-objetos que podem ser fixados na parede junto ao móvel. É perfeito para armazenar as fraldas e incrementa ainda mais a decoração do quarto.

Setorize as roupinhas por tamanho e por estação

Geralmente o bebê tem roupinhas de diversos tamanhos e algumas só serão usadas depois de bastante tempo. Portanto, na primeira gaveta — ou segunda, se os itens de higiene não puderem ser colocados sobre o móvel — separe as roupinhas que a criança está usando no momento. Além disso, faça pilhas diferentes para: peças de frio, calor e de passeio. Os conjuntinhos devem ser guardados juntos. Desse modo, ficará bastante prático encontrar o que deseja.

Outra dica importante sobre como organizar a cômoda do bebê é arrumar tudo em ordem de cores formando um degradê. Isso também facilita muito na hora de encontrar peças específicas.

Se possível, deixe uma gaveta somente para os pijamas e roupinhas de baixo. Utilize organizadores dentro das gavetas, em especial para as meias e sapatinhos. Assim, as peças não se misturam e a arrumação permanecerá intacta.

Na gaveta seguinte, coloque as que ainda estão grandes para o bebê, dispondo sempre em ordem de tamanho. A seguir, arrume os paninhos, fraldinhas de boca e afins. Depois, as peças maiores do enxoval: mantas, cueiros, toalhas; e, por fim, lençóis e fronhas.

Enfim, saber como organizar a cômoda do bebê facilita bastante a troca de fralda. Para isso, disponha as peças nas gavetas em ordem de maior frequência de uso, e, dentro delas, abuse dos organizadores. Todos esses cuidados garantem o conforto e a segurança do seu filho. Aliás, vale lembrar que ele jamais deve ficar sozinho no trocador.

Se você gostou deste post, então não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais para que outras mamães de primeira viagem também aprendam como arrumar a cômoda das crianças!