Dar banho no bebê é algo que apavora muitas mães — principalmente as de primeira viagem. Elas ficam sem saber o que fazer, qual sabonete usar, a temperatura ideal da água, entre outras dúvidas.
Nada mais natural, já que é um momento completamente novo e que merece alguns cuidados; a boa notícia é que é possível lidar com essa situação tranquilamente.
Para isso, nada melhor que conhecer algumas dicas. Então não deixe de ler essa postagem até o final.
1. Crie o ambiente ideal
Os recém-nascidos sentem muito frio na hora do banho, pois perdem calor com muita rapidez depois de ficarem sem as roupinhas.
Mesmo quando crescem um pouco, essa realidade não muda de uma só vez, mas de uma forma progressiva. Por isso, é bom ter um ambiente aquecido e devidamente preparado para o banho.
2. Coloque a água na temperatura certa
A temperatura da água deve estar em torno de 36 graus. Se você não sabe como medir, pense que ela deve ser suportável para o pulso. Vale lembrar que você pode deixar de lado aquele mito de que a água precisa ser fervida ou filtrada; ela pode ser do chuveiro mesmo.
Além disso, logo depois do banho, não deixe o bebê muito tempo sem roupa. A melhor opção é a tradicional manta ou até mesmo um período no colo para que ele fique quentinho.
3. Tome cuidado com sabonetes e shampoos
Os pais querem proporcionar o melhor aos filhos — e o mercado sabe disso, tanto que muitos oferecem e vendem produtos para banho que podem ser ótimas opções para os pequenos. Ainda assim, é bom pesquisar para não ter surpresas negativas.
Para o cabelo, por exemplo, não é preciso nenhum shampoo especial durante esse período, pois o couro cabeludo ainda produz pouca oleosidade.
Os sabonetes — assim como os shampoos — devem ser usados em quantidades bem pequenas, para não desgastar a pele do bebê, deixando-a ressecada e sensível. Prefira os que são menos agressivos e use os produtos recomendados para a idade do bebê.
4. Seque bem o bebê
O período pós-banho também merece cuidados especiais. Você deve secar bem o pequeno, dando atenção a todas as dobrinhas. Essa dica pode parecer boba, mas muitos pais não fazem isso de forma minuciosa.
5. Não deixe o bebê sozinho um minuto sequer
Deixar o bebê sozinho durante o banho é um dos maiores erros que os pais podem cometer. Não tire os olhos dele por um segundo sequer, pois ele pode se afogar mesmo com apenas 2 centímetros de água. Ou seja, é bom ficar de olho sempre!
6. Invista em um banho durante a noite
Embora essa não seja uma regra, pode ser um ótimo horário para dar banho no bebê. Você pode aproveitar a água quentinha para relaxá-lo e logo depois colocá-lo no berço. Ele vai ficar relaxado e isso facilita o sono.
O importante mesmo, porém, é estabelecer uma rotina para o pequeno, porque assim ele começa a compreender melhor o que acontece a cada hora do dia.
7. Banho de balde pode ser uma boa pedida
Essa é uma grande verdade e se você, como mãe, tiver segurança em dar esse banho, não hesite em desfrutar dessa vantagem! No geral, o bebê fica bem confortável e costuma adorar a experiência, pois o balde reproduz o ambiente do útero, deixando a criança mais calma.
Seguindo essas dicas, dar banho no bebê pode se tornar uma tarefa mais fácil do que você imagina. Coloque essas dicas em práticas e faça desse momento um período mais leve e agradável para você e seu bebê.
Quer ajudar outras mães no momento de dar banho no bebê? Compatilhe esse conteúdo nas suas redes sociais. =)