Não há dúvida: a ansiedade é um dos sentimentos mais comuns durante o período da gestação. Em uma primeira gravidez, então, essa inquietação pode ser ainda maior.
Nove meses representam um longo período se pensarmos pela perspectiva da espera: é muito tempo para, finalmente, poder pegar o seu tão esperado bebê no colo! Ao mesmo tempo, as semanas também parecem escassas, pois as futuras mamães tem muito para resolver.
Entre as tarefas mais importantes está a organização da mala da maternidade, que deve ser feita com uma certa antecedência. Afinal, ao entrar em trabalho de parto, você não terá condições de realizar tudo isso sozinha.
Quer saber como facilitar a sua vida e a de seu neném? Então, veja a seguir o que é preciso levar na mala da maternidade, quando começar a arrumá-la e muito mais!
Quando começar a arrumar a mala da maternidade?
Considerando que os partos costumam acontecer na 40ª semana da gravidez, o ideal é que você comece a pensar em sua mala por volta da 35ª semana. Isso fará com que você tenha tempo suficiente para se organizar, comprar o que estiver faltando e ainda evitar imprevistos.
Não desconsidere a possibilidade de seu trabalho de parto começar prematuramente: se você deixar isso de lado e não finalizar tudo, será pega de surpresa — e acredite, nem todos podem arrumar uma mala completa como você!
O que a mala da maternidade deve conter?
Para falar a verdade, você não montará apenas uma mala, mas sim três. Além dos seus próprios pertences, você deve também levar uma bolsa apenas para o seu neném e outra para o seu acompanhante.
Para que tudo saia conforme o planejado no tão esperado dia, é interessante que essa organização parta da grávida em si. Imagine toda essa responsabilidade nas mãos de outra pessoa? Não deixe de contar com a ajuda de alguém, mas opine, faça as suas escolhas e participe de todo o processo.
Confira a seguir o que cada mala da maternidade deve conter:
Mala da mãe
O tempo que cada mãe fica na maternidade é relativo. Mas considerando o processo de uma gravidez regular, o essencial reside em:
- chinelos ou pantufas bem confortáveis;
- produtos de higiene pessoal (escova e pasta de dentes, shampoo, sabonete e condicionador, desodorante, hidratante para o corpo, etc.);
- três camisolas e/ou pijamas que permitam a amamentação (de abotoar ou com alças mais largas);
- um roupão (para circular nos corredores);
- almofada para amamentação;
- dois sutiãs para amamentação;
- três pares de meia e seis calcinhas (as calcinhas devem ser altas, próprias para o pós-parto);
- absorventes para os seios (são ideais para não sujar seus pijamas);
- uma muda de roupa para sair da maternidade (considere que você ainda estará inchada e, por isso, as peças devem ser para gestantes ainda).
Caso você passe mais tempo no quarto, poderá contar com a ajuda de familiares e amigos para trazer mais itens necessários. Não se preocupe com isso: aqui, listamos o básico.
Mala do bebê
Um recém-nascido precisa de vários cuidados especiais, e isso reflete em sua mala da maternidade. Veja os itens necessários:
- duas mantas;
- seis macacões;
- seis bodies de mangas compridas;
- oito paninhos (“fraldinhas”) para boca;
- seis calças e seis blusas;
- no caso de épocas mais frias, alguns pares de meias.
Tenha em mente que os bebês gastam muitas roupas, já que se sujam com frequência. Assim, caso você necessite de mais peças, não deixe também de acionar o seu acompanhante.
É comum que algumas mães preparem uma roupinha para a saída do neném da maternidade. Você pode preparar um conjunto bem especial para esse momento também: o vermelho é uma cor tradicionalmente usada, pois é conhecida por expulsar energias negativas.
De forma geral, é recomendado que você lave todas as roupas (suas e do bebê) com sabonete neutro, sem uso de amaciante. Não se esqueça disso para evitar alergias e imprevistos.
Mala do acompanhante
Essa mala é mais simples e pode ser organizada pelo próprio acompanhante. Não deixe de passar para ele ou pra ela essa listinha com:
- três mudas de roupa;
- quatro mudas de roupa íntima;
- artigos de higiene pessoal;
- dois pijamas.
E aí, anotou tudo que é preciso para montar a mala da maternidade? Tem mais alguma dica para dar às futuras mamães? Conte pra gente aqui nos comentários!