Escolher a melhor fralda para o seu bebê exige cuidados, tanto em relação à saúde da criança quanto do ponto de vista econômico.
Neste post vamos esclarecer questões relacionas ao material utilizado, seja descartável ou de pano, ocasiões de uso, idade do neném e principais marcas de fraldas descartáveis. E então, quer descobrir mais?
Riscos de não escolher uma boa marca de fraldas
A hora de escolher uma marca de fraldas descartáveis costuma ser cercada de muitas dúvidas para os pais de primeira viagem e isso não é à toa.
Afinal, eles se preocupam em escolher um modelo que proporcione conforto, seja prático para colocar e tirar e, acima de tudo, ofereça o máximo de proteção aos seus filhos.
Contudo, nem sempre a escolha é a mais acertada, seja pela falta de pesquisa ou a abdicação da qualidade do material em favor do preço mais baixo, e isso acarreta uma série de efeitos negativos para o bebê. Por essa razão, reunimos alguns riscos que você corre ao não optar por uma boa marca. Acompanhe!
A mobilidade do bebê é prejudicada
Uma marca de fraldas descartáveis de má qualidade impacta diretamente na mobilidade da criança, pois os seus modelos não oferecem elásticos ajustáveis.
Por conta disso, eles podem se tornar apertados à medida em que o neném cresce causando dificuldades para ele se movimentar e flexionar os membros inferiores.
Além disso, também afetam o conforto do pequeno, provocando irritações na pele dele e até mesmo uma pressão contínua no abdômen e nas coxas, o que vai gerar desconforto, dores e cólicas para o seu filho.
Há um aumento da umidade local
Outro risco que pode acontecer por uma escolha equivocada da fralda descartável é o aumento da umidade na região íntima do bebê, provocada por um modelo apertado e a elevação da temperatura local que não permite que a pele transpire adequadamente.
Todos esses aspectos quando combinados às evacuações do menor causam desde irritações e vermelhidão até assaduras severas que vão afetar o conforto e o bem-estar físico dele.
Os vazamentos se tornam mais recorrentes
Por fim, outro risco preocupante é o aumento de vazamentos. Isso porque uma marca de fralda descartáveis de má qualidade raramente conta com uma boa quantidade de material absorvente, além de barreiras mais altas nas laterais do modelo usado pelo seu filho.
Como resultado, a capacidade de absorver todo e qualquer líquido é limitada além de não haver vedação adequada que impeça que a urina ou, ainda pior, as fezes possam escapar e escorrer pelo corpo e pela roupinha que a criança está usando.
Essa situação ainda pode se tornar pior caso aconteça à noite, enquanto o seu filho dorme, já que ele ainda não possui controle sobre o sistema urinário, por exemplo.
O pequeno fica mais suscetível às alergias
Por fim, além das irritações e assaduras, uma fralda inadequada pode provocar outro problema grave para o neném e que demandará mudanças na rotina de cuidados dele: as alergias.
Afinal, quando você utiliza um modelo sem possibilidade de ajuste que estimula a umidade e que, de quebra, ainda não possui uma boa capacidade de absorção — o que o expõe por longos períodos à urina ou mesmo às fezes —, a pele da criança torna-se mais suscetível a apresentar reações alérgicas.
Em sua maioria, os sintomas, como coceira e descamação, são oriundos de dermatites de contato e vão requerer da sua parte um controle ainda maior quanto à higiene do seu filho.
Melhor fralda em relação ao material
As fraldas descartáveis são o personagem principal na rotina das crianças durante seus primeiros anos de vida. Elas oferecem praticidade, já que você não precisa lavar, a troca é rápida e o tempo de absorção é maior.
Como pontos negativos, o material desses produtos tem componentes químicos que podem prejudicar a pele sensível do bebê e aumentar a probabilidade de assaduras. Em geral, as fraldas são feitas de polietileno, pasta de papel, água e poliacrilato (composto químico absorvente).
Em contrapartida, as fraldas de pano são suaves ao toque e deixam a pele do neném respirar, diminuindo e muito o surgimento de assaduras. O lado ruim é que elas necessitam de trocas mais frequentes, o que nem sempre é possível, como em uma viagem, por exemplo.
Melhor fralda em relação ao custo financeiro
O primeiro ponto a ser observado é a relação fralda descartável X fralda de pano. Continuando de certa forma a discussão do tópico anterior, é preciso entender que o produto descartável tem um custo maior em longo prazo, porém o pano exige um maior custo inicial.
O que ocorre é que as fraldas de pano são reutilizadas e duráveis, sendo assim, depois que você comprar uma quantidade X de fraldas, a necessidade de adquirir novas unidades será quase nula.
O ponto é que o valor de cada fralda é mais caro e será preciso adquirir no mínimo 16 unidades iniciais — levando em conta que bebês de até quatro meses gastam oito fraldas por dia, esse seria um número adequado para ter um estoque sempre limpo.
No caso das fraldas descartáveis, o custo por unidade é bem reduzido, ficando muitas vezes abaixo de R$ 1, contudo uma criança pode gastar até 2.880 unidades por ano. Dessa forma o valor em escala é maior.
O segundo ponto está relacionado aos preços de cada marca de fralda descartável. É importante buscar o custo-benefício, valorizando características importantes, como qualidade das tiras adesivas para ajuste na cintura, suavidade do material e textura absorvente.
Melhor fralda por idade do neném
Bebês têm a pele até quatro vezes mais fina e sensível do que a de um adulto. Por isso é preciso analisar bem o material das fraldas, principalmente descartáveis.
No momento de escolher a fralda ideal para o seu filho preste atenção à idade e ao peso do neném. Essas são as características nas quais se baseiam todos os modelos do mercado.
- Até 40 dias de nascido — peso entre 2 kg e 6 kg: tamanho RN (recém-nascido). Esses modelos geralmente são mais macios e delicados que as versões subsequentes;
- De dois a quatros meses — peso entre 3,5 kg e 7,5 kg: tamanho P;
- De cinco a dez meses — peso entre 6 kg e 9 kg: tamanho M;
- De 11 a 20 meses — peso entre 9 kg e 12 kg: tamanho G;
- Acima de um ano e meio — peso acima dos 12 kg: tamanho GG ou XG
Melhor fralda levando em conta a ocasião de uso
A necessidade que se tem em casa, durante o dia, é diferente da necessidade no período noturno ou em passeios ou viagens. Sendo assim, a escolha da fralda deve levar em conta esses aspectos.
Por exemplo. Se você utiliza fraldas de pano precisa observar a necessidade de trocas frequentes durante um passeio ou viagem. Talvez a melhor fralda nesse momento seja uma descartável.
Quem utiliza apenas fraldas descartáveis tem a disposição os modelos noturnos. Geralmente mais largos e absorventes esses produtos são indicados para bebês um pouco maiores, que já possuem um sono contínuo durante a noite. Ela evita a necessidade de trocas constantes.
Principais marcas de fraldas descartáveis
Hoje no mercado existem diversas opções de fraldas descartáveis. Aqui nós selecionamos algumas das mais famosas.
Fraldas Pampers
A marca mais conhecida e considerada de maior qualidade é também a criadora das fraldas descartáveis. Ela existe desde a década de1950 e possui modelos para bebês prematuros, recém-nascidos e demais tamanhos.
A Pampers conta com diferentes coberturas, como a Confort Sec, Supersec e Premium Care, além de modelos com fita lateral e estilo calcinha/cueca.
Fraldas Huggies
A Huggies é conhecida como a fralda da Turma da Mônica. Ela possui um modelo RN para até três meses, além das versões tradicionais em P, M, G, XG e XXG.
Assim como a Pampers, a Huggies possui modelos tipo roupinha e também com fita lateral.
Fraldas PomPom
As fraldas descartáveis da PomPom têm um material um pouco menos macio do que suas concorrentes. A marca possui modelo para recém-nascido e versões tradicionais, mas não conta com fraldas do tipo roupinha, apenas com fita lateral.
Fraldas Cremer
Tradicional no Brasil desde 1935, a Cremer tem como diferencial oferecer uma linha toda especial para fraldas de pano, produzidas em material 100% algodão.
No quesito descartáveis, a marca tem modelos tradicionais e extragrandes para crianças de até 24 kg. Diferentemente das concorrentes, ela não tem uma versão RN e também só possui fechamento com fita lateral.
Fraldas Sapeka
A Sapeka é uma fralda de baixo custo. Ela conta com modelos nos tamanhos P, M, G, EG e para crianças de até 22 kg.
Atenção na hora da troca
As fraldas descartáveis facilitam a vida e ajudam a deixar o bebê sequinho por mais tempo, mesmo assim é importante realizar trocas regulares. O ideal durante o dia é a cada quatro horas, já que o contato dos dejetos — cocô e xixi — com a pele fina do bebê causa alergias e assaduras com muita frequência.
Além disso, permanecer com a fralda úmida por um período prolongado aumenta a proliferação de fungos e risco de infecções, principalmente em meninas, que possuem o canal da uretra mais superficial.
Conclusão
Ao longo do post detalhamos vários aspectos relacionados à escolha da melhor fralda para o seu bebê. É preciso levar em conta o material, preço e as necessidades específicas da criança.
Trabalhando todas essas questões de forma integrada e conhecendo as marcas disponíveis no mercado é possível encontrar de forma consciente a melhor fralda para o neném aproveitar ao máximo os primeiros momentos da vida.
Acesse meufraldrario.com.br e saiba como como economizar comprando fraldas de forma inteligente.