Pular para o conteúdo

Acessórios que não podem faltar no quarto do bebê

A preparação para a chegada de um bebezinho em casa é algo que envolve não só muita expectativa como também muito trabalho. É preciso pensar em questões como o pré-natal, montagem do enxoval, parto, chá de bebê e, claro, o tão sonhado quartinho.

O quarto será o cantinho do pequeno e, além de bem decorado, ele deve ser confortável, prático e funcional. Pensando nisso, decidimos ajudar as futuras mamães e listamos alguns itens que não podem faltar nos quartos dos bebês.

Se você está grávida e não sabe como equipar o quarto do seu filho, confira no post de hoje o que realmente é essencial nessa hora!

Trocador

Além de guarda-roupa e berço, no quartinho do seu bebê não pode faltar um trocador com tamanho apropriado.

Alguns berços já possuem trocadores acoplados, mas, normalmente, eles são muito pequenos, o que dificulta a troca. Trocar o bebê na cama dos pais até seria uma alternativa, não fosse o fato da posição incômoda causar problemas de coluna para a mamãe.

Para evitar esse problema, invista em nichos planejados ou cômoda com  tampo de trocador. Quanto mais espaço, melhor! Assim você vai poder ter os lenços umedecidos, fraldas, hastes flexíveis e pomadas sempre à mão.

O trocador anatômico, a almofada de amamentação e o porta-objetos dão aquela ajudinha tão necessária durante as rotinas de trocas e na hora de amamentar.

Babá eletrônica

Para aumentar a segurança do bebê e a tranquilidade da mamãe, vale ter uma babá eletrônica no quartinho. Hoje em dia, existem aparelhos com monitoramento de som, de vídeo ou ambos.

As babás eletrônicas são sensíveis a qualquer barulho no quarto, e isso pode ser muito útil enquanto o bebê está dormindo e os pais estão em outras partes da casa.

Almofada para banho

Para auxiliar os pais e deixar o banho do bebê ainda mais seguro, prazeroso e confortável, há a almofada para banho. Com ela, parte do corpo do neném fica submerso e a cabecinha fica totalmente fora da água. É anatômica, se encaixa perfeitamente na banheira e pode ser utilizada inclusive por recém-nascidos.

Travesseiros

Para melhorar o sono e a segurança do pequeno, há travesseiros especiais, como o antissufocante e o antirrefluxo. Ambos garantem o conforto da criança nessa hora tão maravilhosa e diminuem o risco de acidentes. Para as gestantes, há um travesseiro específico para apoiar a barriga, chamado segura mamãe. Ele proporciona a comodidade necessária para que você tenha um sono tranquilo durante a gravidez. Contando com esses e outros truques, os cuidados com seu bebê serão bem mais fáceis!

Lixeira

Não abra mão de uma lixeira dentro do quarto, pois, durante a troca, o cestinho vai ser muito útil para descartar lenços umedecidos, fraldas, algodões, etc. E não se esqueça de não deixar o lixo acumular no ambiente para mantê-lo salubre e sempre com o cheirinho agradável!

Cesto para roupas sujas

As roupinhas do bebê não precisam ser lavadas todos os dias, ainda mais em tempos de crise hídrica. Sendo assim, tenha um cesto de roupas no quarto da criança, deixe as roupas juntarem e, quando houver um volume razoável de peças, lave-as juntas.

Umidificador

O uso de umidificadores em quartos infantis é altamente recomendado, desde que alguns cuidados sejam tomados.

Segundo os pediatras, o aparelho umidificador não deve ficar ligado a noite inteira. Além disso, quando se utiliza umidificadores, é necessário fazer a limpeza nasal de duas a três vezes por dia, com soro fisiológico, para hidratar as narinas.

Vale ressaltar que, quando bem utilizados, os umidificadores ajudam a promover a maturidade fisiológica e imunológica da criança, evitando o surgimento de doenças respiratórias.

Garrafa térmica

Não: definitivamente a garrafa térmica no quarto do bebê não é necessária para servir chá ou cafezinho para as visitas. Na verdade, esse objeto é extremamente útil nas trocas de fralda, especialmente nos dias mais frios.

A garrafa térmica deve integrar o kit higiene e pode ser usada para manter a água filtrada aquecida a uma temperatura agradável ao toque, justamente para limpar a criança entre uma troca de fralda e outra. Como a pele do bebê é muito sensível, limpá-lo com água, ao invés de lenços umedecidos é o ideal nos primeiros três meses de vida.

Cadeira de amamentação

Há quem pense que esse item é dispensável, mas não é! A cadeira de amamentação não é apenas um elemento decorativo. Ela é um móvel desenvolvido para que a mãe amamente de forma confortável e segura, sem comprometer sua postura nem causar dores e desconfortos no período pós-parto.

Como se não bastasse, a cadeira de amamentação propicia a interação entre a mãe e o bebê nessa fase tão especial, afinal, é enquanto amamenta que a mãe pode olhar mais profundamente para o seu filho, dando a ele o maior carinho e cuidado que poderia oferecer.

A almofada para amamentação também tem outras funções, como ajudar o neném a sentar sem rolar para trás e também a ficar de bruços, fazendo com que ele engatinhe.

Como está planejando o quarto do seu bebê? Na sua opinião, que outros móveis e acessórios não podem faltar no dormitório do pequeno? Conte para a gente nos comentários e continue acompanhando nosso blog para se tornar uma mamãe moderna, fashion e muito segura!

Marcações: