Pular para o conteúdo

Alimentos fundamentais para a saúde das crianças

A qualidade da alimentação das crianças é essencial para que elas se desenvolvam bem e cresçam com bastante saúde. Porém, muitos papais e mamães têm inseguranças em relação a quais alimentos são essenciais na rotina de seus pimpolhos e quais devem ser evitados.

Por esse motivo, elaboramos uma lista de alimentos que devem fazer parte do cardápio de todo baixinho! Vamos lá?

Frutas

As frutas são alimentos extremamente saborosos e suculentos para o paladar das crianças! Além disso, são fontes ricas de:

  • Carboidratos;
  • vitaminas;
  • minerais;
  • água;
  • e fibras alimentares.

Se você tem fihos pequenos, a partir dos dois anos, pode ser interessante começar a oferecer esses alimentos no formato de purê ou picadas em pequenos pedaços, sem casca. Para a meninada a partir dos 3 ou 4 anos, as cascas bem higienizadas de algumas frutas podem ser fontes ainda mais ricas de nutrientes.

Varie sempre o tipo de fruta que será oferecido ao seu pequeno para que ele possa vivenciar vários sabores e aprender a gostar de todos! As frutas devem ser consumidas entre duas ou três vezes por dia.

Leite

O leite já foi protagonista de várias polêmicas relacionadas à alimentação, mas a Sociedade Brasileira de Pediatria e vários profissionais da nutrição ainda acreditam que esse é um produto que não deve faltar na alimentação de crianças saudáveis!

O leite deve ser consumido diariamente pelo seu filho, exceto em casos de intolerâncias ou alergias à lactose. Essa bebida é rica em cálcio, proteína e gorduras extremamente importantes para sua saúde. Três porções de leite ao dia é a medida ideal para consumo desse alimento pelo seu pimpolho.

Uma boa dica é misturar as frutas e ao leite, criando vitaminas coloridas para conquistar a criançada!

Carboidratos

Carboidratos são as maiores fontes de energia da nossa alimentação, e, por esse motivo, devem estar presentes no menu das crianças, que demandam muita dessa energia para se desenvolver!

Eles devem participar do café da manhã, do almoço, do jantar e dos lanchinhos entre as grandes refeições, sempre oferecidos na sua versão integral, que contém mais fibras e micronutrientes.

Alguns bons exemplos de carboidratos são o arroz, o macarrão, a batata, a mandioca, pães integrais e aveia. Os carboidratos devem ser consumidos pelo menos cinco vezes ao dia!

Feijão e leguminosas

O feijão e outras leguminosas (grão de bico, ervilha, lentilhas) são as maiores fontes de proteína e ferro de origem vegetal da nossa alimentação.

Quando combinado com cereais ou raízes, as leguminosas formam uma das misturas mais ricas em aminoácidos essenciais da nossa alimentação e, por esse motivo, o prato de arroz com feijão é muito importante para os pequenos em desenvolvimento!

As leguminosas devem fazer parte do prato do seu pimpolho entre uma e duas vezes por dia.

Carnes

As carnes não devem faltar no cardápio infantil. Além de ser a maior fonte de proteínas de alto valor biológico da nossa alimentação, elas também são ricas em ferro de alta absorção e ajudam a meninada a estimular a mastigação e digestão!

O consumo de carnes é essencial para que os baixinhos cresçam sem grandes dificuldades e não apresentem quadros de anemia por causa dessa fase de desenvolvimento acelerado.

Quando for servir carnes ao seu filhote, opte sempre pelas versões mais leves e magras, como frango, peixe e cortes magros de boi, que devem ser oferecidos entre uma a duas vezes por dia.

Vegetais verde escuros

É lógico que a criançada precisa comer vegetais diariamente, mas você sabia que pelo menos uma das opções de vegetais disponíveis deve ser de coloração escura?

As folhas verde escuras como a couve e o espinafre e alguns vegetais como o brócolis (que tal deixar o arroz do seu pequeno mais colorido com esse vegetal?), são extremamente importantes para a manutenção da saúde do seu filho! Elas são ricas em:

  • Ferro;
  • vitamina A;
  • cálcio;
  • vitamina C;
  • potássio;
  • e ácido fólico.

Esses alimentos devem ser consumidos preferencialmente crus, diariamente, mas se o pequeno não aceitar eles pode ser refogada suavemente.

Vegetais amarelos ou laranjas

Assim como os vegetais verde escuros, os de coloração amarelada ou laranja também são extremamente importantes para o desenvolvimento infantil.

Cenouras, abóboras e pimentão são alimentos ricos em vitamina A, que são essenciais para a saúde da pele e dos olhos, além de ajudarem a melhorar a resposta imune do organismo. Pelo menos uma opção desses vegetais deve ser consumida diariamente pelo seu filhote.

E você, mamãe, quais desses alimentos o seu pimpolho já come diariamente? Que estratégias você usa para deixá-los mais divertidos e apetitosos? Compartilhe com a gente nos comentários!

Marcações: