Pular para o conteúdo

Desenvolvimento infantil: atividades sensoriais para bebês

A faixa etária de 0 a 2 anos é uma das épocas mais importantes para o desenvolvimento psicomotor do bebê, já que é nessa idade que a criança começa a perceber o universo ao seu redor, com o avanço da percepção de sentidos como olfato, audição, paladar e visão.

Quanto mais experiências sensoriais o bebê tem, mais sinapses são realizadas por seu cérebro, permitindo que ele desenvolva melhor a sua capacidade de raciocínio lógico e abstrato. Para ajudar sua criança a receber vários estímulos diferentes nessa fase da vida, a prática de algumas atividades sensoriais é muito importante para o desenvolvimento dessa capacidade única de raciocínio.

Que tal conhecer algumas sugestões de brincadeiras simples que você pode reproduzir na sua casa com os pequenos? Veja a seguir:

Brincar ao ar livre

Não existe melhor lugar para produzir estímulos do que um ambiente externo. Quando o bebê tem contato com a luz solar, os diversos barulhos do lado de fora da casa, novos odores, novas estruturas físicas e experiências, a visita ao ambiente externo se torna uma experiência sensorial riquíssima para seu cérebro.

Sabemos que é difícil deixar nossos pequenos brincarem na rua nos dias de hoje, como brincamos com nossos irmãos e amigos na infância, porém, sempre que a oportunidade surgir, leve seu bebê para parques, jardins e ambientes que forneçam a ele estímulos diferentes dos encontrados em sua casa.

Dançar e cantar com os pais

A música é um poderoso estimulante sensorial para o humano. Nos emocionamos, dançamos e nos divertimos com esse conjunto de sons harmoniosos que tanto agradam os nossos ouvidos. A música atua da mesma maneira com os nossos bebês, que se interessam pelo som produzido e como ele pode estimular experiências e sensações diferentes para o seu cérebro.

Por esse motivo, uma excelente atividade sensorial para você estimular o seu bebê é criar o hábito de cantar, dançar e se divertir em família, incentivando-os a cantarem algo ou usar certos itens da casa como “instrumentos”. Existe brincadeira mais gostosa do que essa?

Saborear a comida

Você quer encontrar uma atividade sensorial mais poderosa do que o hábito de experimentar novos sabores e texturas alimentares? Essa é uma tarefa impossível! A hora de refeição é um dos momentos em que o bebê, de 0 a 2 anos, mais vivencia sensações diferentes, como odores, sabores, texturas e visuais completamente diferentes entre cada alimento.

Muitos especialistas orientam os papais e mamães a reservar um pequeno momento de bagunça durante a hora das refeições, para que as crianças explorem ao máximo todos os estímulos possíveis através do contato com o alimento. Deixe que seu bebê pegue os alimentos com as mãos, se lambuze, cheire e escolha aquilo que quer provar ou não. Um pouquinho de sujeira não vai fazer mal a ninguém nessas horas.

Brincar com as sombras

Uma outra brincadeira simples e sensorial para você realizar com seus bebês é a atividade com sombras. Quando o bebê começa a perceber que ele tem controle da sua própria sombra e que, através dela, várias imagens diferentes podem ser produzidas, o seu raciocínio recebe uma chuva de desenvolvimento e percepção.

Essa é uma das atividades favoritas das crianças, especialmente quando estão acompanhadas de outras pessoas.

Fazer bolhas de espuma no banho

Atividades sensoriais também podem ser estimuladas durante o banho, você sabia disso? Experimente colocar um pouco de shampoo ou sabão na água e produza algumas bolhas para seu bebê brincar.

A atividade de agitar a água e formar novas bolhas é bastante estimulante para os pimpolhos, que ainda podem aprender muito ao terem contato com essas formas de sabão que estouram e voam com facilidade.

Estimular o desenvolvimento infantil, especialmente quando voltado para o lado psicomotor, não é tão difícil quanto parece. Várias atividades do nosso dia a dia podem se transformar em deliciosas experiências sensoriais para seus pequenos — especialmente se você topa participar dessas brincadeiras com eles.

Você já testou alguma dessas atividades com seus bebês? Compartilhe suas experiências conosco!

Marcações: