Pular para o conteúdo

Bebê tossindo: como resolver

Nada preocupa mais uma mãe do que a saúde dos filhos. Quando se trata dos pequenos, então, sabemos como é angustiante para os pais ver seu bebê com tosse.

Por ser algo comum nas crianças, o que não falta no mercado são remédios que prometem acabar com esse problema. Mas como não é aconselhável dar medicamentos para os bebês sem orientação médica, apresentaremos aqui 5 medidas simples e eficazes para tratar a tosse do seu pequeno.

1. Saiba o que pode deixar o bebê com tosse

Na verdade, a tosse pode ser algo saudável: trata-se de uma forma do corpo eliminar algo que está atacando o organismo e provocando algum tipo de processo inflamatório.

Suas causas são variadas e podem estar relacionadas a problemas infecciosos, digestivos e respiratórios. Também pode ser indício de algo simples, como um corpo estranho na garganta do bebê — fiapo de cobertorzinho ou mesmo da roupa — ou um engasgo comum durante a adaptação à amamentação.

Caso o neném apresente algum sintoma como febre, palidez, desconforto respiratório, ou se a tosse persistir por mais de 15 dias, é preciso agendar uma consulta médica. Se o bebê estiver livre dessas manifestações, mas ainda assim a tosse persistir, há algumas medidas para tratar em casa. É sobre isso que falaremos a seguir.

2. Faça inalação com nebulizador

O nebulizador é facilmente encontrado em farmácias. A inalação com soro fisiológico é bastante eficaz, pois umidifica as mucosas e brônquios, o que torna as secreções mais fluidas e facilita a eliminação.

Quando não houver condições de fazer a inalação, pode-se usar a alternativa de dar um banho morno na criança com a porta do banheiro fechada. O vapor da água tem o mesmo efeito da nebulização e facilitará a respiração do bebê.

Outra opção é fazer uma infusão com eucalipto, mel, alecrim e tomilho, ou apenas com uma gota de óleo essencial de cerejeira. Deixe o recipiente com a infusão ainda quente pertinho da criança. Esse vapor facilitará a desobstrução das vias respiratórias.

3. Deixe o bebê com a cabeça mais elevada

Para aliviar a tosse noturna, utilize um travesseiro antirrefluxo para o bebê dormir. Dessa forma, a cabeça ficará em posição mais elevada, liberando as vias aéreas. Isso reduzirá a tosse durante a noite e garantirá um período tranquilo de sono tanto para a criança quanto para os pais.

4. Aumente o consumo de água

O bebê com tosse fica com as vias aéreas superiores irritadas. Esse fator leva ao ressecamento das mucosas e agrava ainda mais o problema. É por esse motivo que a água se mostra tão importante, principalmente se houver febre, condição que leva à perda de líquido pelo organismo.

Se o bebê ainda mama somente no peito, a mamãe deve aumentar bastante sua ingestão de água. Amamentar mais vezes o filho também é uma boa dica. Caso ele tome leite de fórmula ou já consuma alimentos, ofereça mais água e líquidos para manter as mucosas sempre úmidas.

5. Faça uso de receitinhas caseiras

Uma colher de mel fará muito bem ao bebê com tosse, o que ocorre devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Ele pode ser usado puro ou por meio de um xarope com mel e guaco ou hortelã.

O xarope de cenoura também é bastante eficaz no combate à tosse. Para isso, rale uma cenoura e adicione uma colher de açúcar. Esprema essa mistura e dê à criança o suco que resultar disso.

Como você viu, há diversas medidas simples e eficazes para tratar um bebê com tosse. Caso o seu filho apresente outros sintomas ou a tosse persista, porém, não deixe de consultar um pediatra o mais rápido possível.

E você, tem outras dicas para acrescenta ou restou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário aqui no post e compartilhe suas experiências com outras mamães!

Marcações: