Pular para o conteúdo

Berço tradicional e americano: qual a melhor escolha?

Polvinho para Recem Nascidos

Escolher cada detalhe do quartinho do bebê é uma delícia, não é mesmo? Embora essa seja uma experiência única, é comum a mamãe ficar ansiosa e insegura com relação à escolha de alguns itens.

Isso ocorre em especial com o berço, o móvel mais importante do quarto. Como lá é onde o bebê passará a maior parte do tempo nos primeiros meses de vida, é necessário que ele ofereça todo o conforto e segurança para o seu filhote.

Está em dúvida sobre o melhor modelo para o soninho do seu bebê? Não se preocupe! Para ajudar na sua escolha, vamos falar sobre as diferenças entre berço tradicional e americano, que são os mais utilizados. Acompanhe!

Berço tradicional

O espaço interno tem 60 cm de largura e 1,30 m de comprimento. É muito importante prestar atenção a essas medidas: são elas que servirão de base para que você compre o colchão de tamanho ideal e também o kit berço.

Por ser um modelo menor, é muito mais fácil de ser ajustado ao espaço no quarto. Lembre-se de que você precisará de praticidade nesse cômodo. Outra vantagem por ele ter esse tamanho é que, geralmente, custa menos que o americano.

Além disso, são muitas as opções de cores e estampas para esse tipo de berço. Essa vantagem, aliada ao seu baixo custo, permite que os pais variem a decoração do quarto e o berço a cada fase do crescimento do filho. Porém, caso você não esteja planejando trocar de berço, existe a opção de variar apenas o tema do kit de berço.

Berço americano

Seu espaço interno é maior que o tradicional, pois tem 70 cm de largura e 1,30 m de comprimento. Por ser maior, tem sido o preferido pelos papais. Assim, o bebê tem mais espaço e o berço poderá ser utilizado até quando já estiver mais crescidinho.

Algumas mamães temem que todo esse espaço não seja tão seguro para os recém-nascidos. Porém, o espaço interno não interfere na segurança. Se ainda assim houver dúvida, pode-se usar um ninho redutor de berço. Isso trará mais tranquilidade para vocês e maior conforto para seu filho.

Como já mostramos ali em cima, entre o berço tradicional e americano, esse é o mais escolhido. Por isso, há mais opções de kits de berço disponível no mercado para esse modelo como, por exemplo, floral, marinheiro, coroa e outros tantos temas que ficarão lindos no quartinho e trarão perfeito conforto para o sono do bebê.

Mas atenção na hora de comprar o colchão para o berço americano! Por possuir 10 centímetros a mais de espaço interno, caso você compre um colchão para berço tradicional, ficará um vão entre a grade e o colchão. Isso oferece um grande risco para a criança.

Aliás, como a prioridade é a segurança do bebê, é muito importante que você observe se o berço corresponde às exigências do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Na portaria sobre berços, você encontrará todas as normas que o fabricante deve seguir em relação às travas, rodinhas, grades laterais e medidas de todas as peças. Então, não deixe de se informar!

Pronto, agora você já sabe as diferenças entre o berço tradicional e americano e está preparada para escolher o modelo que vai garantir um sono agradável e seguro para o seu filhote! Restou alguma dúvida? Conte pra gente aqui nos comentários!

Marcações: