Pular para o conteúdo

Como diminuir a sensação de cansaço durante a gravidez?

A sensação de cansaço na gravidez é um sintoma que muitas gestantes tentam evitar. No entanto, é certo que, em algum momento, ele vai aparecer. Para a maioria, isso costuma ocorrer no primeiro e terceiro trimestre da gravidez, mas algumas mamães também relatam a falta de energia no segundo.

Se você se identificou esse sinal e não sabe como lidar diante da situação, não se preocupe: no post de hoje, daremos 5 dicas para que você vença essa fadiga e espere seu bebê com muito mais disposição!

Cuide de seu sono

Uma das dicas mais importantes para evitar a sensação de cansaço na gravidez é prestar atenção na maneira como você vem dormindo. Se está demorando para adormecer e revirando na cama durante a noite, o seu sono não está sendo restaurador o suficiente.

Algumas atitudes podem ser úteis:

  • procure por travesseiros específicos para gestantes;
  • tenha um colchão confortável;
  • deixe o quarto escuro e o mais silencioso possível;
  • coloque alguns exercícios respiratórios em prática.

Tudo isso pode te ajudar a pegar no sono mais rapidamente — e, consequentemente, evitar cansaço extremo.

Evite ingerir altas quantidades de açúcar

Um docinho pode ser satisfatório depois do almoço. O problema, no entanto, é que as guloseimas açucaradas dão um impulso de energia instantâneo, mas quando os níveis de açúcar no sangue caem, você se sente ainda mais cansada do que antes.

Isso acontece porque os carboidratos simples — presentes em uma fatia de bolo ou torta, por exemplo — são metabolizados mais rapidamente. Assim, opte sempre pelos carboidratos complexos, como um iogurte ou um pedaço de fruta. Se possível, combine-os com proteínas. Dessa forma, você ficará ainda mais animada e bem disposta!

Exercite-se com mais frequência

Por mais surpreendente que pareça, incluir 30 minutos de exercícios por dia pode realmente te ajudar a diminuir o cansaço na gravidez. Ao praticar atividades físicas, o seu corpo libera endorfinas — fazendo com que você se sinta muito mais disposta e pronta para encarar o dia a dia.

Além disso, os exercícios também ajudam seu organismo a relaxar na parte da noite, proporcionando um sono muito mais revigorante. Se você está vivendo de maneira sedentária, não deixe de procurar a orientação do seu médico para resolver isso — só não exagere!

Simplifique a sua rotina

Dê uma olhada na sua rotina e avalie: você está se preocupando com tudo? Enfrentando prazos apertados no trabalho? Cuidando sozinha das tarefas do lar? Se a resposta for “sim”, é importante tentar simplificar as coisas.

Procure reduzir seu ritmo. Para isso, conte com ajuda de seus familiares e amigos para manter tudo em ordem. Adote práticas relaxantes — como yoga e meditação — e saia para respirar ar puro e distrair.

Por mais que você não esteja se desgastando fisicamente, o cansaço mental já é suficiente para sugar boa parte da sua energia!

Beba mais água

Você pode aumentar a sua energia e combater toda a fadiga da gravidez bebendo mais água. Durante a gestação, seu corpo precisa de hidratação extra e, muitas vezes, é fácil esquecer-se de tarefas simples como beber alguns goles de água.

A quantidade ideal varia de organismo para organismo, mas a média é de oito a dez copos de 250ml por dia, até que sua urina saia numa coloração bem clara. Vale lembrar que, em dias muito quentes — ou durante a prática de exercícios —, essa quantidade pode aumentar.

Esperar um bebê é um momento mágico, mas com todas as mudanças que o corpo sofre, fica difícil não ter a sensação de cansaço na gravidez. Por isso, não deixe de seguir as nossas dicas!

Esperamos que esse post te ajude a desenvolver uma gestação saudável. Agora que você está por dentro dessas dicas, que tal saber também como driblar a insônia na gravidez? Nos vemos no próximo post!