Pular para o conteúdo

Chá de Apresentação: como organizar

A chegada do bebê é um momento de muita alegria para os pais e também para os familiares e amigos. Todos querem conhecer o novo membro da família e saber com quem ele se parece, qual a cor dos olhos e cabelos, detalhes do trabalho de parto, qual o tamanho e com quantos quilos o pequeno nasceu.

A mamãe adora contar todas essas coisas, mas a verdade é que por maior que seja a felicidade, receber visitas após o parto pode ser imensamente desgastante. A mulher está cansada, ansiosa e preocupada com os primeiros cuidados com o recém-nascido. Os pais e o bebê ainda estão se adaptando à nova rotina e as primeiras noites com o filho em casa são, geralmente, desafiadoras.

Mas o nascimento é para ser celebrado. E para modernizar e tornar as visitas ao recém-nascido e sua família mais agradáveis é que surgiu uma excelente ideia: o chá de apresentação do bebê. E é sobre ele que vamos falar no nosso post de hoje! Boa leitura!

O que é o chá de apresentação do bebê?

O chá de apresentação é uma pequena festa para apresentar o recém-nascido aos familiares e amigos. Diferente do chá de bebê, ele foi pensado para evitar o desgaste da mãe e do bebê com as muitas visitas nos primeiros dias, reunindo em um único dia todo o carinho de boas-vindas que as pessoas mais próximas desejam dar ao bebê.

Por que esse evento está cada vez mais comum?

Por mais orgulhosos que os pais estejam do seu novo rebento, os primeiros dias do recém-nascido em casa são bastante desgastantes. A mulher ainda está enfraquecida do parto, a casa está de pernas para o ar e dar a atenção que os visitantes merecem pode ser bem difícil.

Por isso, a ideia de ter um dia especial para apresentar o bebê tem sido cada vez mais aceita como uma solução que atende aos pais, familiares e amigos.

É uma forma de avisar com elegância quando o casal quer receber as visitas, além de trazer mais tranquilidade e privacidade para a família. Sendo ainda um registro lindo para mostrar à criança como ela é querida.

Quando o chá de bebê deve ser feito?

O chá de apresentação é feito quando os pais se sentirem à vontade para apresentar o seu filho ao mundo. Normalmente ele acontece na segunda quinzena do primeiro mês de vida da criança, quando a mãe já está mais recuperada do parto e os inchaços dela e do bebê já diminuíram.

Outro bom momento é na primeira quinzena do segundo mês de vida da criança, quando as primeiras vacinas já foram tomadas e o bebê está mais protegido, especialmente se ele for prematuro.

Quem organiza o chá de apresentação?

Geralmente o chá é organizado pelas tias, avós e madrinhas do bebê, lembrando que a ideia é não sobrecarregar a mamãe. Mas, também pode ser planejado pela gestante, antes do nascimento da criança.

De toda forma, é possível contar com a ajuda de profissionais especializados na organização desses eventos.

Quanto tempo o chá deve durar?

O ideal é que o chá não altere muito a rotina do recém-nascido. Um bom horário é no meio da manhã ou no meio da tarde. Essa reunião não deve durar mais que quatro horas para não cansar muito o pequeno e a mamãe.

Quem deve ser convidado?

O chá de apresentação é um evento mais intimista, para familiares e amigos mais próximos. Mas fica a critério do casal decidir quem convidar. O ideal é que não seja uma grande festa, com muito barulho, pois será muito estressante para o bebê.

Confira nosso post com algumas dicas incríveis de convites para chá de bebê que você pode usar também para o chá de apresentação.

Onde o chá de apresentação deve ser feito?

A casa da família é o melhor lugar para fazer o chá mais intimista. Você reúne os amigos na sala e o bebê pode ficar mais tranquilo em seu quarto.

Quando o casal tem uma família muito grande ou deseja convidar muitas pessoas, o melhor é alugar um espaço que acomode melhor os convidados.

Mesmo que o chá seja feito fora de casa é importante ter um cantinho mais reservado para o bebê descansar e a mamãe amamentar com mais tranquilidade.

Como fazer a decoração?

A decoração pode ser feita com o tema escolhido para o quarto do bebê ou outro que a mamãe desejar para dar às boas-vindas ao seu pequeno.

Quando o chá é feito em casa, uma mesa decorada é o suficiente para tornar o ambiente acolhedor e agradável. Fotos do nascimento e dos primeiros dias de vida da criança também podem compor o cenário.

Evite usar muitas flores, pois elas podem causar irritação e alergia respiratória no recém-nascido.

O que servir para os convidados?

Lanches rápidos como mini-sanduíches, biscoitinhos amanteigados, canapés e salgadinhos pequenos são uma boa pedida, já que a visita é rápida. Uma mesa com doces e um bolo decorado é o charme da festa.

Para beber, sucos, chás, café e refrigerantes atendem bem. Se os pais decidirem fazer um brinde, vale a pena ter uma garrafa de espumante para celebrar o momento.

É necessário indicar um presente para a criança?

Ao contrário do chá de bebê e o chá de fraldas que são feitos para completar o enxoval, no chá de apresentação os convidados ficam mais livres para decidirem como querem presentear a criança. Assim, não se deve colocar no convite nenhuma indicação de presente.

Como escolher a música para o chá de apresentação?

Esse é um momento de celebrar, mas também é preciso um pouco de silêncio para não irritar o bebê, que ainda está se acostumando com os ruídos do mundo exterior. A escolha das músicas deve levar em consideração a peculiaridade desse momento. Opte por músicas mais tranquilas, que alegrem o ambiente, mas sem causar grande agitação.

O que oferecer como lembrancinha?

Oferecer uma lembrancinha é simpático para agradecer a presença das pessoas e elas levarem uma recordação do evento com a data de nascimento da criança.

Bombons, caixinhas com balas e confetes, arranjo de flores e mini sabonetes são algumas opções. Também é possível fazer um bem-nascido, que é uma versão em tamanho menor do bem-casado, embrulhado com temas infantis.

Agora que você já sabe o que é o chá de apresentação e como organizá-lo, conte para outras mamães! Compartilhe nosso artigo em suas redes sociais!

Marcações: