Pular para o conteúdo

Como fazer um Chá de Fraldas sem gastar muito

Nada como reunir a família e os amigos para celebrar um momento especial, não é mesmo? Por isso, o chá, com direito a um bolo de fraldas e tudo mais, já se tornou um hábito entre a maioria dos pais que estão à espera do filho.

E, em uma fase de tantos gastos, a ideia de fazer um chá de fraldas barato é bem atrativa. Com criatividade e disposição, dá para fazer um evento que contribua para o enxoval e ainda receba muito bem os seus convidados.

Confira, a seguir, 6 dicas para preparar uma comemoração econômica e charmosa!

1. Coloque a mão na massa

Existem várias empresas especializadas em eventos como esse, e os pais não precisam se preocupar muito. Mas é claro que o preço será bem mais salgado. Então, para reduzir custos, a melhor opção é fazer o máximo de coisas possíveis em casa.

Isso requer força de vontade e paciência, mas valerá a pena se esforçar para garantir um momento tão especial. Portanto, faça um planejamento com antecedência, organize listas, peça ideias aos amigos e escolha aquilo que caiba no seu orçamento.

Lembre-se de que não é uma boa fase para contrair dívidas, mas também não entre em pânico — organize-se, e mãos à obra!

2. Peça ajuda

De fato, dependendo do tamanho da comemoração e do tempo disponível, fazer tudo sozinha pode sobrecarregar a futura mamãe. Ainda mais se a gestação já estiver avançada, é recomendável manter os cuidados sem se desgastar.

Então, não hesite em pedir ajuda para pessoas próximas e queridas que podem contribuir com alguma coisa. Assim, não fica pesado para ninguém e cada um colabora como puder.

Uma boa dica é dividir as tarefas de acordo com as habilidades pessoais: a sogra que entende de decoração, a irmã que cozinha bem, o primo que tira fotos, a cunhada que faz trabalhos manuais e assim por diante.

3. Pesquise muito

A fase do planejamento é importante para definir questões como tema, cardápio, lembrancinhas, decoração. A internet é uma ótima fonte para encontrar referências que atendem a todos os gostos e bolsos. Você pode salvar uma boa ideia para se inspirar e reproduzi-la de acordo com as suas possibilidades.

Depois, passe para a parte de pesquisa dos materiais que serão necessários, como papelaria, descartáveis e comidas. Aproveitar preços mais baixos pode fazer a diferença no custo final.

4. Tente reaproveitar tudo

Não é preciso comprar tudo novinho em folha, principalmente as coisas que não terão outra utilidade depois. Você pode montar a mesa do chá de fraldas, por exemplo, com objetos do quartinho, roupas ou acessórios do enxoval.

Nesse sentido, escolher o mesmo tema do quarto para a festa facilita a criação do cenário com elementos do universo do bebê, como ursos de pelúcia, babadores, quadros…

Além disso, sempre tem uma amiga ou outra que guarda alguns materiais em casa, seja do próprio chá de fraldas do filho, seja de aniversários, ou até mesmo pode ajudar com louças e enfeites de casa que podem ser úteis. Peça emprestado, tome o devido cuidado e devolva depois!

5. Elabore uma lista de convidados enxuta e peça confirmação

Ainda que seja um evento pequeno, é importante saber a quantidade de pessoas para evitar desperdícios de comida, bebida, lembranças, entre outros. Mesmo que surjam imprevistos, algumas pessoas já podem ter outros compromissos ou viagens marcadas.

Logo, o ideal é convidar com antecedência e pedir confirmação, para que você possa se programar melhor. Hoje em dia, nem é preciso gastar com convites impressos — a não ser que você faça questão. Elaborar convites virtuais e criar eventos nas redes sociais e listas online são boas ideias para economizar.

6. Faça escolhas simples

Se a ideia é não fugir do orçamento previsto, não adianta inventar coisas demais. Dá para optar, por exemplo, por um cardápio simples, porém bem feito e gostoso. O mesmo pode ocorrer com as lembranças: elas não precisam ser extraordinárias, mas, com bom gosto e carinho, você pode surpreender e agradar bastante os seus convidados.

Enfim, é possível aliar economia e imaginação para conseguir fazer um chá de fraldas barato. Não é preciso gastar muito e nem deixar o momento passar em branco.

Se você tem alguma outra dica ou experiência para contar, deixe seu comentário!

Marcações: