Pular para o conteúdo

Como explicar de onde vem os bebês

As crianças começam a crescer e trazem com elas a curiosidade sobre muitos assuntos. Um deles é a explicação de onde vem os bebês e, se você é pai, é bem provável que já tenha ouvido esse questionamento.

Como a pergunta não está entre as mais simples de serem respondidas, criamos uma postagem para explicar aos pais como lidar com as crianças nesse tipo de assunto. Assim a tarefa fica mais fácil, concorda?

Leia a postagem até o final e saiba como responder. Vamos lá? 

Como a pergunta é feita?

Cedo ou tarde as crianças se aproximam dos pais ou adultos mais próximos para perguntar sobre como isso acontece. O questionamento pode explorar de onde eles vêm, como foram parar dentro da barriga e como se desenvolvem. Embora hajam alterações, o teor dos questionamentos costuma focar nesses três pontos. 

Ainda assim, o principal motivador disso tudo é entender o processo. Em vez de ficar nervoso e aflito, explique um pouco sobre a reprodução e faça com que tudo fique um pouco mais claro para ele.

Como explicar de onde vem os bebês?

Agora que você já sabe que isso é comum, deve estar se perguntando como responder, não é? Veja algumas dicas que levantamos para tornar a tarefa mais fácil:

Aja com naturalidade

Evite ficar alarmado ou sem graça com esse tipo de questionamento. Por menor que seja, seu filho percebe que causou um constrangimento e pode parar de perguntar coisas desse tipo.

Portanto, entenda essa pergunta como um ponto natural, pois é bem normal que as crianças tentem entender isso — e a dúvida faz todo sentido.

Tente não criar nenhuma resistência em assuntos desse tipo, mas faça com que o tema da sexualidade seja respondido com toda naturalidade possível. Você vai se agradecer quando seus filhos chegarem à adolescência, pois eles também terão liberdade para questionar outros dilemas.

Considere a idade da criança

Não tem como negar: tratamos as crianças de formas bem diferentes, segundo sua idade. Se ela tem 3 anos e está na primeira infância, por exemplo, você pode explicar tudo de forma mais superficial que é bem provável que seja o suficiente. Nesse caso, conte que os bebês ficam 9 meses dentro da barriga e depois saem de lá. 

Por outro lado, aqueles que já são maiores, como depois dos 7 anos, vão querer algo mais consistente. Então, aproveite e explique tudo segundo a biologia.

Faça isso de uma forma simples e segundo o grau de curiosidade do seu filho. Se ele quiser saber muito, explique mais, mas caso se contente com menos informações, então pode parar por aí.

Explique de forma clara

Quando começar a tratar desse assunto, tente ser o mais específico possível. Isso porque a confusão na hora de explicar pode fazer com que ela não entenda e também deixe de perguntar as coisas.

Explique que um bebê acontece com o consentimento de um homem e uma mulher, explique que a forma mais comum envolve o papai colocando uma “sementinha” ou “ovinhos” dentro da mamãe, que uma criança não pode fazer isso e outros detalhes que considerar importante.

Explore imagens

As imagens podem ser grandes aliadas nesse momento. Como falamos acima, considere a idade do seu filho, mas entenda que ele pode querer saber um pouco mais. Então explique mostrando os órgãos sexuais, o papel de cada um deles e qual é o processo.

As imagens podem fazer com que as crianças entendam com mais facilidade e o processo se torne mais lúdico. Convenhamos: assim fica bem mais fácil, não é mesmo?

Agora que você entende melhor como explicar de onde vêm os bebês, trate esse ponto com mais naturalidade e explique tudo para o seu filho. Além de entenderem tudo com mais facilidade, vocês acabam criando um elo de confiança e respeito.