Pular para o conteúdo

Como fazer a higiene bucal do seu bebê

Bebê escovando dente

A higiene bucal do seu bebê é extremamente importante e deve ser feita com muito cuidado para que a boca e gengiva não sejam machucadas.

Além disso, ao surgimento dos primeiros dentinhos, o ideal é que uma consulta seja marcada com um odontopediatra para sanar algumas dúvidas sobre o cuidado bucal e para auxiliar nesse processo.

Neste artigo separamos informações sobre como fazer a higiene bucal do seu bebê de modo eficiente. Confira!

Higienize as gengivas 

Mesmo antes do nascimento dos dentes é importante que as gengivas sejam bem cuidadas e tratadas, para não ocorrer o surgimento de inflamações. 

A orientação é massagear as gengivas com uma gaze ou pano molhado com água em movimentos circulares sempre que a criança se alimentar. É importante também pois aumenta a circulação sanguínea, aliviando as dores iniciais do nascimento dos primeiros dentes. 

Além disso, com a criação desse hábito, as chances de rejeição no momento de escovação  é muito menor.

Utilize os materiais corretos 

Para que a higienização seja feita de maneira eficiente e completa, é recomendado utilizar utensílios e materiais certos para não ferir as gengivas e toda estrutura bucal dos bebês e crianças. 

Após o surgimento dos primeiros dentes, é ideal que a fralda ou gaze seja substituída por uma dedeira de silicone, que pode ser encontrada com grande facilidade em farmácias. 

Muitos pais imaginam que a partir dos primeiros dentes, mesmo que de forma sútil, a escova deve ser utilizada.

Mas mesmo escolhendo a escova mais macia, só deve ser utilizada a partir do surgimento total dos dentes molares.

Junto com a dedeira, a orientação é que o creme dental seja introduzido. Afinal, esse elemento consegue ampliar a higienização e traz resultados positivos a limpeza completa da boca das crianças.

Outra dica nesse momento é utilizar o creme dental com flúor, mas essa ação deve ser feita com cautela, podendo ser utilizado no mínimo duas vezes ao mês.

Isso porque o flúor consegue diminuir os riscos do processo conhecido como fluorose dentária, que pode afetar os dentes de maneira permanente, produzindo manchas. 

Cabe ressaltar que apesar dos cuidados dos pais na primeira infância, diversos hábitos podem contribuir com o amarelamento e/ou o surgimento de manchas.

Por esse motivo, realizar o acompanhamento adequado é essencial, sendo possível recorrer a um clareamento dental, quando estiver na fase adulta, já que esse procedimento intensifica o aspecto de limpeza e ajuda na autoestima.

Contudo, é necessário ter cautela para recorrer a esses procedimentos, verificando com o dentista a necessidade e a situação em que é mais indicado, bem como conferir a partir de qual idade já é autorizada a realização.

Desse modo, com o acompanhamento desde o surgimento dos dentes de leite, é possível que os dentes permanentes se tornarão mais resistentes e bonitos. 

Para evitar o uso de aparelho ortodontico transparente que é utilizado para correção de mordida ou alinhamento dental, o ideal é não oferecer chupeta e mamadeira para as crianças. 

Apesar disso, muitos pais utilizam pela facilidade no dia a dia. Mas é importante estar atento a higienização desses utensílios

Higienize mamadeiras e chupetas 

É importante prestar atenção e ter cuidado com a higienização das mamadeiras e chupetas, que normalmente são utilizadas diariamente por bebês e crianças. 

Esses itens apresentam grandes riscos de contaminação pois possuem contato direto com a boca e por isso devem ser sempre higienizados de maneira correta.

Para se ter uma ideia, a mamadeira pode contribuir para o surgimento da cárie devido aos açúcares e fermentação das substâncias ao decorrer do tempo. 

Vale ressaltar que a alimentação noturna aumenta esse risco, principalmente quando a boca da criança não é higienizada após o uso da mamadeira, criando o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias.

Por isso, sempre que utilizá-la, é importante higienizar com o creme dental ou em água fervente, de modo a preservar a saúde bucal e contribuir com a imunidade dos bebês e crianças

Tenha ajuda odontopediátrica 

Seja para realizar as consultas de rotina ou um procedimento como extração de dente, todos precisamos manter o acompanhamento regular com um profissional da área odontológica, e o mesmo deve ser feito com os pequenos.

Para isso, é importante a orientação de um odontopediatra nos primeiros anos de vida, ao surgir os primeiros dentinhos e ao longo da adolescência.

Somente dessa forma os pais e responsáveis saberão se a forma com que os dentes têm sido cuidados tem trazido resultados positivos para toda a estrutura bucal e vão entender melhor os processos a serem feitos e os melhores itens a utilizar nos cuidados bucais ao longo do tempo.

Assim, com as visitas frequentes, será possível:

  • Avaliar a qualidade da escovação;
  • Prevenir cáries e placas bacterianas;
  • Realizar a profilaxia adequada, quando necessário;
  • Sanar dúvidas em relação às escovas e demais itens usados.

Ensine a criança a cuidar dos próprios dentes 

Após completar dois anos comece a ensinar a criança a escovar os dentes sozinha de maneira correta, acompanhando-a no processo. Para quando estiver maior, poder realizar a escovação sem a ajuda de um adulto.

Basicamente, é necessário explicar que a escovação deve ser feita em movimentos circulares por toda a estrutura bucal, por aproximadamente 30 segundos em cada dente. 

Não se esqueça de adicionar o uso do fio dental na rotina diária dos cuidados bucais, afinal, é essencial para remover os resíduos entre os dentes.

Além disso, dispensar o uso do fio dental pode aumentar severamente as chances de desenvolver tártaro e atingir a gengiva e a raiz dos dentes.

Nesse sentido, é válido ressaltar que diversos procedimentos podem contribuir com a prevenção e tratamento desses problemas. Em alguns casos os dentes e gengivas podem ter sido severamente comprometidos sendo necessário recorrer a um tratamento de canal para recuperar e manter toda a estrutura bucal.

Geralmente o procedimento é realizado na juventude ou fase adulta e demanda o acompanhamento de um profissional especializado.

Crie uma rotina de escovação

Para que o seu filho entenda a importância de escovar os dentes diariamente e várias vezes ao dia, crie uma rotina de escovação e explique o motivo para que se torne um hábito e fique claro o porquê.

Por exemplo, no caso do fio dental é importante reforçar para a criança que ele é o maior aliado contra cáries, tártaros e bactérias que podem gerar dor e desconforto, além de mau hálito. 

Dessa forma, é mais fácil entender a necessidade de realizar o processo completo da higienização, criando responsabilidade com a saúde bucal e de todo o corpo, sendo um cuidado essencial para a vida toda.

Uma dica muito valiosa é, se você visita com frequência um dentista, leve os seus filhos nas consultas sempre que puder, para criar familiaridade com o ambiente e os procedimentos, auxiliando a não desenvolver nenhum medo ou trauma. 

Seguindo essas dicas é possível ver os resultados conquistados ao longo do tempo. Os seus filhos aprenderão a ter mais cuidado com a saúde bucal e como recompensa, dentes mais fortes.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica Ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas