Pular para o conteúdo

Como fazer um bebê parar de chorar

Os primeiros meses com um bebê pequeno em casa costumam ser um período de adaptação e constante aprendizado, especialmente quanto aos motivos do seu choro. Afinal, ele pode ser causado por diversos fatores, como fome, cansaço, cólicas, incômodo com os estímulos ao redor, necessidade de colo ou medo. Desse modo, muitos pais se perguntam constantemente como resolver o problema do filho, e como fazer bebê o parar de chorar.

Pensando nessa questão, reunimos algumas dicas que vão ajudá-la na tarefa de tranquilizar a criança de forma mais rápida e prática e, assim, garantir um dia mais sereno e com menos estresse para você. Acompanhe!

Tentar descobrir o motivo do choro

Finalmente o tão sonhado dia chegou, o bebê está em seus braços e vocês estão em casa, longe do cheiro de hospital e de pessoas estranhas. É tudo perfeito! Até que, de repente, aquela coisinha mais fofa do mundo começa a chorar desesperadamente. Você confere a fralda, o alimenta, confere se a roupa não está incomodando. Faz de tudo, mas o baby não para de chorar a plenos pulmões.

Chorar não faz mal e é totalmente comum. Veja quais são os principais motivos para o choro em bebês:

  • Fome
  • Fralda molhada ou suja
  • Cansaço
  • Sentir frio ou calor
  • Tédio
  • Excesso de estímulo
  • Cólicas / Dores

Você vai precisar trabalhar com todas estas hipóteses para conseguir acalmar o bebê. Então comece a avaliar as possibilidades: quando foi a última vez que o bebê mamou? Sua roupa está confortável e adequada para a temperatura ambiente? Ele fez cocô ou xixi na fralda? Recebeu muitas visitas durante o dia? Perdeu a hora do seu habitual sono?

Se mesmo assim você não conseguir resolver o choro do bebê, continue lendo para descobrir como fazer o bebê parar de chorar.

Mantenha a calma

Em primeiro lugar, tenha em mente que a culpa do choro do bebê não é sua. Bebês novinhos costumam chorar mesmo. Chorar é a única forma dele se comunicar e mostrar que algo está errado. Portanto, não se desespere, mantenha a calma. O bebê percebe seu nervosismo e tende a se agitar ainda mais.

A famosa cólica

O pequeno chora desesperado, se contorce e endurece as perninhas: provavelmente ele está com cólicas, que são muito comuns até o terceiro mês de vida. Elas acontecem por que o sistema digestivo ainda é imaturo e está se habituando a realizar a digestão. Existem posições que ajudam a aliviar as cólicas, e segurar o bebê de bruços pode ajudar. Outra dica é fazer movimento de bicicleta nas perninhas do bebê, coloque-o deitado de barriga para cima e faça movimento como se ele estivesse pedalando. Isso irá ajudá-lo a eliminar os gases e as fezes, fazendo com que as cólicas sejam menos frequentes.

Um costume antigo e eficaz é utilizar compressas mornas na barriguinha do bebê. Você pode aquecer uma fralda e colocá-la em cima da barriga do neném, mas certifique-se de que a temperatura não está muito alta. Existem lojas especializadas em artigos para bebê que vendem uma pequena almofada recheada de sementes, própria para este fim. Para as mães que amamentam, é válido ficar atenta ao que come, pois muito do que a mãe ingere vai para o leite materno. Alimentos picantes e que causam gases devem ser evitados

Converse com o bebê

A voz da mãe é muito tranquilizante para o bebê, pois é o primeiro som que ele ouve dentro do útero. Ouvir a voz da mãe transmite segurança e conforto. Crie o hábito de conversar com o bebê quando for trocá-lo ou dar banho. Muitos bebês choram ao realizar estas atividades pois se assustam, mas, apesar de ainda não entenderem o que está sendo dito, a voz da mãe ajuda a acalmá-lo.

Técnicas para acalmar o bebê

Enrolar o bebê em uma manta

Outra coisa que pode causar incômodo ao bebê novinho é o excesso de espaço. O baby esteve, durante muito tempo, num espaço apertadinho, e seus movimentos eram restritos.

Nos primeiros meses, ele não tem controle dos movimentos dos membros, além de ter espasmos durante o sono, o que pode acabar por assustá-lo. Uma forma de diminuir o desconforto é deixá-lo enroladinho em uma manta ou cueiro. Enrole-o de forma que ele fique firme e com o pescocinho bem apoiado. Alguns bebês se acalmam quase que instantaneamente com essa técnica, pois se sentem como no útero materno.

O bebê ainda está num estágio inicial de formação dos ossos e membros, e eles não se sentem bem quando são embalados livremente. Ao contrário, se sentem mais seguro quando mantidos protegidos e acolhidos.

A primeira dica é enrolar todo o corpo do bebê em uma manta, formando uma espécie de tubo em volta do seu corpo. Isso porque a pressão dessa peça enquanto o envolve ajudar a recriar a sensação de quando ele estava no útero, ou seja, de ambiente mais aquecido e apertado (embora confortável ao mesmo tempo).

Por conta disso, ele se sente automaticamente mais seguro e começa a relaxar. Contudo, caso seu filho seja mais ativo, é possível incrementar essa técnica adotando uma manta mais comprida ou um carregador de bebê, que nada mais é do que um tecido alongado.

Independente da opção escolhida, basta utilizar a peça para dar voltas entre o seu peito e as costas, e, assim, carregar o neném no vácuo que é formado. Desse modo, o bebê terá além lembrança da proteção uterina, um maior contato com o seu corpo, ou seja, ouvirá as batidas do seu coração e sentirá o seu cheiro — algo que também ajuda a reconfortá-lo.

Escolha uma manta fina e antialérgica, deixe os braços paralelos ao corpinho e o rosto livre. Não pressione demais a manta para não machucar e nem deixe muito solta, pois a técnica poderá não ter efeito. Esta técnica também remete a uma posição fetal e irá acalmar o seu bebê.

Faça uma massagem

Além do método anterior, você pode fazer massagem na criança quando ela chorar. Isso porque fora o contato físico, que é essencial para aumentar os laços e instigar as respostas motoras dele, em especial dos membros superiores, a massagem impacta diretamente o bem-estar do bebê.

Grande parte disso se deve a eliminação das tensões musculares, quando ele está nervoso e agitado, e do alívio que os movimentos feitos com sua mão proporcionam nas regiões que estão doloridas ou sensíveis, como o peito, a barriga ou a cabeça.

Todavia, antes de iniciar a massagem, lembre-se de colocá-lo sobre uma superfície confortável, como o trocador. Ademais, deve-se retirar o excesso de peças de roupas, deixando-o apenas de fralda e utilizar um óleo corporal hipoalergênico.

Desse modo, evita-se atritos, inflamações ou irritações na pele da criança, que ainda é bastante sensível nos primeiros meses de vida. Por fim, mantenha sempre o mesmo ritmo de movimentos circulares de dentro para fora sem pressionar ou apertar nenhuma área, a fim de não machucar seu filho!

Embale o bebê

Outra dica útil sobre como fazer o bebê parar de chorar é embalá-lo, visto que isso o conforta, aumenta a sensação de segurança dele e o aproxima de você — estreitando ainda mais os laços entre vocês. E sabe o que é melhor? É possível fazer isso de diversas formas, por exemplo:

  • sentada em uma cadeira de balanço com o bebê no colo;
  • deitada em uma rede com o neném abraçado a você;
  • andando de um lado para o outro com ele nos seus braços.

Por ser um método bastante eficiente para acalmar recém-nascidos, não é de se surpreender que eles acabem adormecendo durante o processo. Porém, apesar de óbvio, é importante ressaltar que embalar o seu filho não é o mesmo que sacudi-lo ou chacoalhá-lo.

Afinal, ambos os atos podem causar sérios problemas, como danos físicos e motores, motivados por lesões na coluna e no cérebro do pequeno. Por isso, lembre-se: o ideal são apenas leves, gentis e sincronizados movimentos de vai e vem.

Pele com pele

O bebê tem necessidade de toque, de sentir a mãe, seu calor e seu cheiro. Se você já fez de tudo e o choro não para, tire a roupa do bebê e deixe-o sentir sua pele. Deixe-o em contato com seus seios, pele com pele. Seu calor e cheiro funcionam como um calmante natural, pois o bebê se sente reconfortado e protegido e se acalma.

Bebês não vêm com manual de instruções, e cada um é único. Vocês estão se conhecendo, e tudo é novidade. Com o tempo, você ficará craque em identificar o choro do seu baby. No mais, curta muito este momento, pois os bebês crescem muito rápido. Dê colo e muito carinho, e tenha a certeza que ele tem a melhor mãe do mundo!

Dê a ele uma chupeta

Uma alternativa que também é bastante eficiente em cessar o choro do neném é dar uma chupeta para ele. O motivo? O ato de sugar o bico ajuda a acalmá-lo, pois promove:

  • o relaxamento da musculatura;
  • a melhora da circulação sanguínea;
  • a diminuição do ritmo cardíaco; e
  • o aumento da liberação de endorfina no organismo.

Dessa forma, ele apresenta uma sensação de bem-estar físico e mental instantânea. Outro ponto positivo é que se o bebê já tem por volta de seis meses e os primeiros dentes começaram a nascer, a chupeta vai aliviar os incômodos dessa etapa, como é o caso da dor e coceira.

Faça carinhos e afagos

Gostar de carinhos e afagos é uma característica inata em todos os seres vivos. Os seres humanos têm ainda mais necessidade de se sentirem protegidos e por isso os bebês tendem a parar de chorar quando recebem algum carinho na cabeça, rosto ou barriga.

Coloque o bebê de lado

Deitar o bebê de lado na palma da mão ou na cama imita a posição fetal e isso poderá acalmá-lo. O simples fato dele se sentir numa posição parecida a que ficava no útero da mãe poderá ser suficiente para parar com o choro. Contudo, é importante prestar atenção aos movimentos para que não corra o risco de alguma lesão e não deixar o bebê dormir nessa posição.

Emita um ruído branco perto do neném

Durante os 9 meses que o bebê esteve no útero, ele se habituou ao barulho do organismo materno. As batidas do coração, o barulho do sistema digestivo etc. Muitas vezes, no início, o bebê sente falta desta trilha sonora que lhe acompanhou por tanto tempo. Fazer um barulhinho de chiado próximo ao ouvido do bebê pode ajudar a acalmá-lo. Deitá-lo próximo ao peito para que ele escute as batidas do coração também é uma boa técnica.

Por isso nossa dica sobre como fazer bebê para de chorar é emitir um ruído branco próximo a ele. “Mas que tipo de som é esse?”, você deve estar se perguntando. Bem, ele é o barulho da chuva, das ondas que se chocam na areia, do ventilador, da TV fora de área, do ar e alguns outros, que podem ser reproduzidos por vídeo ou aplicativos.

Confira a baixo uma playlist do Spotify com Ruído Branco para ajudar o bebê a dormir.

Todos esses exemplos têm a mesma característica: o ruído produzido é mantido sempre com a mesma intensidade, o que ajuda a acalmar o sistema nervoso central do recém-nascido e, ademais, ainda o induz o sono — como mostra o artigo no BMJ Journals, que é promovido pela Royal College of Paediatrics and Child Health for Continued Professional Development.

O motivo disso é que o neném, enquanto ainda estava sendo gerado na sua barriga, era exposto constantemente a esse tipo de frequência dentro do útero, graças ao líquido amniótico. Logo, escutar um ruído similar provoca nele a sensação de conforto e segurança. Curioso, não é mesmo?

Explore o “shhh”

O ruído “shhh” é semelhante ao que o bebê ouvia quando estava no útero da mãe e deve ser produzido mais alto que o próprio choro e próximo ao ouvido. Se não conseguir emitir o som de forma correta, uma gravação do ruído ou um ventilador ligado podem ajudar. Também é interessante a utilização de sons da natureza (som de ondas do mar, canto dos pássaros, etc.). Porém, utilize essas práticas sonoras com extrema moderação e cuidado, pois as mesmas podem prejudicar os ouvidos do pequeno.

Como você viu, existem diversas maneiras de fazer bebê parar de chorar. Portanto, experimente todas elas e encontre aquela que mais se adequa a você e o seu filho. Porém, fique atento caso o choro perdure ou seja muito agudo, pois pode indicar algum problema de saúde mais sério com ele. Em casos assim, é indispensável procurar atendimento médico, principalmente de um pediatra, imediatamente.

Marcações: