Pular para o conteúdo

Como ensinar seu filho a usar o penico

Cedo ou tarde, muitos pais apresentam um dilema em comum: como desfraldar seu pequeno e fazer com que ele habitue-se a usar o famoso troninho? Por mais incrível que pareça, a tarefa não está entre as mais fáceis do mundo e costuma exigir muito esforço.

A boa notícia é que existem algumas dicas que podem ajudar muito nesse processo de transição, tornando tudo mais fácil. Ficou curioso? Descubra algumas que elencamos agora mesmo.

Faça com que ele use o troninho logo ao acordar

Não tem muito como fugir: as crianças costumam acordar com vontade de fazer xixi. Portanto, antes que ele faça na fralda, é fundamental que converse e explique que vai colocá-lo no troninho.

Para tornar o momento ainda mais especial, deixe claro que você entende que ele está ficando grande e que essa conquista faz parte desse momento. Essa é uma forma de fazer com que ele se sinta mais engajado e queira alcançar esse novo patamar mais independente de sua vida!

Crie uma rotina

Durante o dia, é fundamental também colocar a criança sentada para fazer xixi ou cocô, pois assim ela entenderá que esse momento faz parte da sua rotina.

Embora ela não costume fazer nada durante as primeiras vezes, com o tempo vai entendendo que deve “segurar” o xixi e o cocô para esse momento.

É um processo fundamental: é necessário entender que esse mundo é novo para seu filho e ter paciência. Conforme você insiste, percebe que aos poucos seu pequeno acaba entendendo.

Elogiar e vibrar com os avanços

Sempre que seu filho usar o troninho, pedir para ser levado até lá ou até mesmo usar por conta própria é fundamental vibrar. Esse reconhecimento faz com que ele entenda que está no caminho certo e até mesmo que se comprometa melhor com essa medida.

Portanto, se quiser saber como desfraldar, é fundamental saber também estimular seu filho nesse sentido. Celebre suas conquistas, elogie os passos progressivos e faça com que ele queira avançar ainda mais.

Observe os sinais

Muitas vezes as crianças sinalizam que querem fazer xixi ou cocô. Se você estiver atento, é bem provável que perceba e tenha a oportunidade de perguntar o que ele quer fazer. Essa é uma ótima chance de direcioná-lo para o troninho e tornar esse ponto ainda mais fácil.

Deixar o pequeno sem fraldas

Esse é outro ponto muito importante e que é fundamental para quem quer saber como desfraldar. Além de fazer com que a criança se acostume a ficar sem elas, faz também com que perceba os impactos de não procurar o troninho — pois vai acabar urinando no short e ficando sujo.

Essa é uma forma de dar um ar ainda mais sério para o momento, pois mostra que você confia nele e faz com que ele comece a “andar com as próprias pernas”. O senso de responsabilidade e os reflexos que isso traz, por menores que sejam, formam uma identidade importante para seu filho.

Agora que você tem em mãos algumas dicas e sabe como desfraldar seu pequeno, não deixe de colocar cada uma delas em prática. Essa é a melhor maneira de direcionar seu pequeno em direção a essa que é uma das primeiras emancipações.