Pular para o conteúdo

Engordar na gravidez é normal?

Ah, a gravidez! Esse momento transformador (e por que não dizer um pouco assustador?) vem acompanhado de um mar de emoções e muitas adaptações. Atitudes que antes eram normais para você, agora podem representar um risco para a gestação e para a saúde do seu bebê. Sem contar que chovem palpites de como não ganhar peso na gravidez e do que pode ou não pode fazer para ter uma gestação saudável.

Além da mudança de hábitos ser difícil no começo, muitas vezes, a gravidez é usada como “desculpa” para relaxar na alimentação e nos exercícios. Para você ficar longe dessas armadilhas, selecionamos quatro caprichos que podem fazer você ganhar peso na gravidez e, inclusive, dificultar a recuperação pós-parto. Confira!

Vontade de comer por dois

A colega de trabalho, a vizinha, a amiga da amiga. Seja quem for, em algum momento da gestação você ouvirá (se já não ouviu!) essa frase. Esse clichê é um daqueles que se levado a sério contribui para o ganho de peso e tira o foco de uma alimentação consciente e saudável. O perigo é que o excesso de peso pode trazer problemas graves como a diabetes gestacional, eclâmpsia (convulsões associadas à hipertensão arterial), pressão alta, entre outros. Por isso, nada de cair nessa cilada!

Engordar na gravidez é normal?

Ganhar peso na gestação é inevitável, porém existe um limite aceitável. Isso depende do seu peso antes de engravidar. Se estiver:

  • Dentro do peso ideal: 11 a 15 kg
  • Acima do peso: máximo 11 kg

Durante a gravidez, procure não fazer dietas para emagrecer. O importante é que você tenha uma alimentação balanceada, rica em nutrientes, e não fique períodos longos sem comer. Assim, seu bebê terá um desenvolvimento saudável e você se sentirá bem!

Preguiça e sono

A sonolência e o cansaço acima da média são naturais especialmente nos primeiros meses da gravidez, já que o corpo está se modificando para a gerar o bebê. Você deve perceber que simples atividades te deixam exausta e isso pode tirar seu ânimo de se movimentar. Mas se render à preguiça não vai te ajudar a ter uma gestação saudável. Por isso, praticar exercícios regularmente é fundamental para aliviar a sensação de cansaço, melhorar seu condicionamento cardiorrespiratório e, claro, impedir o ganho excessivo de peso. E ainda te deixa mais bem humorada porque libera endorfina, o hormônio do bem-estar!

Veja algumas sugestões de atividades físicas:

  • Caminhadas;
  • Pilates;
  • Hidroginástica;
  • Ioga;
  • Musculação.

Mas, antes de começar qualquer tipo de exercício, converse com seu médico, combinado?

Desejo de comer tudo

Os famosos desejos que surgem durante a gestação também abrem aquela brecha para desandar na alimentação. É óbvio que, uma vez ou outra, comer uma deliciosa pizza ou um docinho, não faz mal. Mas saciar todos os desejos gastronômicos e não seguir uma dieta nutritiva favorece ainda mais o ganho de peso na gravidez. Até porque já sabemos que a história de que o bebê vai nascer com cara do que você deixou de comer é balela, né?

Mitos e boatos

Todo mundo adora comentar sobre a gravidez! É claro que muitos querem ajudar as mamães de primeira viagem. Mas existe muita fake news por ai, e ouvir todos os conselhos pode te deixar um tanto confusa. A melhor forma de saber se tal receita ou recomendação funciona para evitar o ganho de peso na gravidez é sempre procurar a orientação do seu médico ou contar com nutricionista de confiança. Você terá a visão de um profissional e, portanto, estará prezando pela sua saúde e a do seu neném.

Esses são alguns exemplos de caprichos que acabam fazendo você ganhar mais peso na gravidez. Sabendo quais são as armadilhas, fica mais fácil desviar delas, manter a saúde e também recuperar a forma com mais facilidade depois do nascimento do seu bebê! Compartilhe este artigo nas redes sociais e alerte outras mamães!

Marcações: