Pular para o conteúdo

Como ser uma mãe mais presente na vida do filho?

Antigamente, era comum que as mulheres não trabalhassem fora, passando o dia em casa cuidando dos afazeres domésticos e dos filhos. É claro que as mudanças foram para melhor: hoje a mulher tem muito mais independência e pode construir sua carreira sem resistência da família e da sociedade, embora ainda não tenhamos chegado na igualdade total.

Em compensação, um dos preços que muitas mães pagam por essa liberdade é a dificuldade em estar presente na vida dos filhos e acompanhar de perto seu crescimento e desenvolvimento.

Mas mesmo as mamães — e, por que não, também os papais — mais ocupados do mundo podem encontrar um jeitinho de participar mais da vida dos pimpolhos. Quer ver como?

Compartilhe momentos depois do trabalho

Sabemos o quanto a rotina pode ser cansativa: acordar cedo, pegar trânsito, trabalhar duro, frequentemente resolvendo pepinos e lidando com colegas e um chefe estressado! Ao chegar em casa à noite, o que mais queremos é tomar um banho e relaxar. Mas eis que surge o pequeno, exigindo sua atenção e querendo sua companhia — afinal, vocês ficaram distantes o dia inteiro.

Nesse momento, é imprescindível que você pare e passe algum tempo com o baixinho. Se ainda for um baby, brinque e aproveite para ter contato físico; se ele for grandinho, converse e pergunte como foi o dia. Não importa se você não puder brincar: sente-se no sofá ao lado do seu filho e faça o que tiver que fazer enquanto ele se diverte sozinho: a sua mera presença já pode fazer toda a diferença.

Façam as refeições juntos

O momento da refeição é ótimo para interagir com os filhos, e as crianças tendem a se alimentar melhor na presença dos pais.

Desligue a televisão e deixe o celular de lado para se dedicar inteiramente ao pimpolho. Se não é possível tomar café da manhã ou almoçar com o pequeno, jantem juntos e aproveitem para conversar sobre como foi o dia ou mesmo preparar a refeição em equipe. Tenha certeza que estes momentos ficarão na memória dele, além de fazer com que você seja uma mamãe mais presente!

Conte histórias antes de dormir

Uma ótima maneira de se fazer presente é contando histórias antes de dormir. Papais e mamães criativos podem inventar seus próprios contos de fada, mas quando o cansaço falar mais alto que a imaginação, não há problema em recorrer a um livro.

Além de criar o ótimo hábito da leitura e estimular a mente do baixinho, esse é um momento que pode ser só de vocês, deixando a hora de ir para a cama muito mais agradável.

Curta os finais de semana

Se durante a semana os dias são muito corridos, procure desacelerar nos finais de semana. Aproveite momentos gostosos ainda na cama para brincar e trocar contato físico com o pequeno, curtindo cada pedacinho da manhã.

Depois, tire o dia para brincar e fazer um pouco as vontades do pimpolho, com direito a passeios e refeições especiais que podem até ser preparadas juntos.

A mamãe moderna não precisa abandonar seus sonhos profissionais pelos sonhos familiares, e isso é um grande alívio! Mas, para não se esquecer do seu filho ao concentrar-se na carreira, é preciso saber dividir o seu tempo e estabelecer prioridades.

Como você equilibra a dedicação ao trabalho e à sua família? Comente, divida a sua experiência com a gente e dê uma olhada também no nosso post sobre como ser mãe e trabalhar ao mesmo tempo!

Marcações: