Pular para o conteúdo

Colo de Mãe: saiba como fazer para o filho sair do colo da mãe

Muitos bebês se tornam extremamente dependentes do colo da mãe. Parece que ali é o único lugar em que eles ficam calmos e felizes. Basta que a mãe se afaste por alguns instantes, para ir ao banheiro ou fazer alguma coisa rapidinho, para a criança cair no choro.

Quando o bebê chega, a mãe fica tão deslumbrada com aquele pequeno ser, todo cheirosinho e dependente dela para viver, que não sai de perto dele por nada. Porém, isso deixa a criança mal-acostumada, sem nunca querer sair do colo. O resultado, muitas vezes, é uma mãe exausta e crianças muito dependentes e mimadas.

Ficou interessada no assunto? Então confira aqui algumas dicas e cuidados com o bebê para ele não ficar só no colo!

Não entre em desespero

Lembre-se de que, praticamente, a única forma de o bebê se comunicar com o mundo é pelo choro, que pode significar fome, dor, frio ou apenas um leve incômodo, por exemplo. Só porque o seu bebê chorou um pouquinho não significa que você não esteja cuidando dele direito.

Às vezes, você acaba de colocá-lo no berço e ele chora um pouco, querendo voltar para o colo da mãe. Porém, se você esperar um pouquinho, ele acaba se acalmando sozinho e aos poucos se acostuma ao novo ambiente.

Uma coisa muito importante é que os pais fiquem tranquilos, pois é comum que transmitam insegurança para a criança, o que atrapalha esse importante processo de desapego.

Crie um ritual

Todos os dias, na hora de colocar o bebê para dormir, faça as mesmas atividades com ele, na mesma ordem. Por exemplo: dê um banho morno, ponha uma roupa quentinha, carregue-o um pouquinho no colo, conte uma historinha. Então o coloque no berço. Assim, ele vai se acalmando, pois já vai saber que está chegando a hora de dormir.

É importante lembrar que o bebê nunca deve dormir com os pais, por causa do risco de os adultos rolarem à noite e sufocarem o pequeno. Além disso, com alguns meses de vida, é importante que ele durma em um berço, num quarto separado do dos pais, também para evitar que ele se torne muito dependente. Converse sobre isso com seu pediatra.

Acalme seu bebê dentro do berço ou no carrinho

Quando o bebê estiver em algum ambiente que não seja o colo da mãe e começar a chorar, não o tire de lá. Cante uma música, faça carinho, brinque com ele, deixe-o bem calmo ali mesmo. Assim, ele vai ver que esse outro ambiente também é seguro e divertido, e que você está ali.

Não deixe o bebê sem o colo da mãe

Tenha sempre alguns momentos de carinho com seu filho no seu colo também. O bebê verá que esses momentos continuarão acontecendo. O colo da mãe dá muito aconchego para a criança: ao ouvir os batimentos cardíacos maternos, os recém-nascidos se lembram de quando estavam no útero. Que paz!

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe este post nas suas redes sociais para que mais pessoas saibam como fazer para o filho sair do colo da mãe!