Pular para o conteúdo

Como trocar a fralda de um bebê

Quando começamos a pensar em ter filhos, umas das frases mais clichês das pessoas é: “ah, se preparem para as trocas de fraldas, os cocôs… já pensaram nisso? ”.

Depois que os bebês nascem e algum tempo se passa, percebemos que trocar fraldas é, uma das tarefas mais fáceis que teremos como pais.

Esse início, por vezes desajeitado, confuso, não é páreo para a árdua tarefa e responsabilidade de educar e formar um indivíduo. Mas, é claro, ninguém nasce sabendo como esse ritual deve ser feito da maneira correta.

Para ajudá-la nisso, elaboramos um guia para você aprender a limpar os bebês. Veja abaixo!

Trocar fraldas é uma tarefa que o casal deve realizar juntos!

É cada vez mais comum os homens assumirem tarefas que, até pouco tempo, eram exclusivas das mulheres. Isso vale para diversas áreas da vida, inclusive quando o assunto é a criação dos filhos.

Muitas vezes as mamães orgulhosas não deixam que o pai ajude nessas tarefas. A mulher, especialmente quando se torna mãe, tende a entrar no papel de heroína, a que aguenta tudo, forte e poderosa.

As perfeccionistas relutam ainda mais porque não acreditam que alguém possa fazer nada melhor que elas.

Esse pensamento deve ser deixado de lado, é hora de abrir a mente para novas rotinas. Tudo, com relação ao bebê, deve ser dividido entre os pais de forma que não fique pesado para ninguém.

Afinal, quem tem criança sabe como o trabalho é puxado.

Passo a passo como trocar a fralda de um bebê

Com o tempo você vai desenvolver seus próprios métodos e vai conseguir realizar a operação meio dormindo, quase no escuro e em qualquer lugar.

1°: respondendo à pergunta de muitos pais de primeira viagem, tios e pessoas sem experiência. Como saber qual é o lado certo da fralda? É fácil: A parte que tem as fitas adesivas (ou de velcro) fica no bumbum. Essa parte das costas também costuma ser mais alta que a parte da frente.

2°: você pode trocar a fralda do bebê em qualquer superfície limpa e macia, trocadores impermeáveis facilitam a limpeza.

3°: depois de abrir a fralda, dobre a fita adesiva ou de velcro sobre si mesma para que ela não grude no bebê nem o arranhe durante a troca. Erga então um pouco as perninhas do bebê e deixe a fralda dobrada embaixo do bumbum.

4°: agora passe o algodão com água morna ou o lencinho umedecido para tirar o xixi e o cocô que estão na pele do bebê.

5°: caso o algodão ou o lencinho tenham deixado a pele do bebê muito molhada, passe um paninho ou toalhinha para deixar a pele bem seca. Isso evita que surjam assaduras.

6°: levante novamente o bumbum do bebê, segurando-o pelos tornozelos, e retire com cuidado a fralda suja, faça um “rolinho” e feche como um pacotinho, com as fitas adesivas ou de velcro. Agora o bebê está limpinho.

7°: espalhe uma camada fina de pomada contra assaduras, principalmente nas dobrinhas. E já coloque a fralda limpa embaixo do bebê, na hora de fechar as fitas na cintura, cuidado para não apertar demais, o ideal é que caiba só um dedo entre a fralda e a barriga do bebê.

8°: Depois de jogar a fralda suja fora, lave bem as suas mãos, já que o cocô pode ser fontes de infecção, tanto para você quanto para o bebê. Se não tiver água e sabão na hora, use álcool gel.

Acessórios necessários para trocar fraldas fora de casa

O ideal é que tenha um fraldário para que a troca seja mais confortável para o bebê e para quem estiver trocando a fralda. Mas muitos lugares não oferecem esse espaço, tão importante.

A dica é que você sempre tenha todos os materiais na bolsa (principalmente várias fraldas reservas). Trocadores impermeáveis vão te auxiliar muito nessas horas. Não deixe de levar algodão ou lenços umedecidos, pomada de assaduras, trocador, álcool em gel e o mais importante as fraldas.

Assim, você estará preparada para a troca de fraldas, quando e onde precisar. Gostou das dicas acima? Compartilhe com os papais e mamães que você conhece!

Marcações: