Pular para o conteúdo

Aprenda a usar a Almofada de Amamentação

Almofada de Amamentação

As mamães de primeira viagem logo percebem que, enquanto alguns itens das listas de enxoval são desnecessários e supérfluos, outros são extremamente valiosos. Esse é o caso da almofada de amamentação, que pode ser utilizada de várias formas diferentes, às vezes antes mesmo do nascimento do bebê!

Quer aprender como usar almofada de amamentação e aproveitar tudo que esse item pode oferecer? Confira algumas utilidades desse produto tão versátil e confortável, indispensável para as gestantes e mães de recém-nascidos:

Almofada para grávidas

O crescimento da barriga pode causar desconforto e prejudicar a qualidade do sono das gestantes durante a gravidez. A almofada de amamentação pode ser usada na hora de dormir, ajudando a gestante a permanecer em uma posição confortável e aliviando as dores nas costas comuns do período. Ela pode ser colocada em volta da barriga ou entre as pernas, como um travesseiro para o corpo.

Além disso, a almofada pode oferecer suporte às costas, braços e ombros ao se sentar na cama ou no sofá, por exemplo, trazendo mais conforto nas atividades do dia a dia, como assistir televisão, ler um livro ou simplesmente descansar.

Almofada de amamentação: para que serve?

Apesar de ser a finalidade mais óbvia desse produto, muitas mamães não sabem exatamente como usar almofada de amamentação para acomodar o bebê e facilitar a hora das mamadas.

Existem inúmeras posições para a colocação da almofada em torno da cintura da mamãe, oferecendo descanso para os braços e permitindo que o bebê fique confortável por mais tempo.

A almofada traz mais segurança para o momento da amamentação e pode facilitar a hora das mamadas. Com o bebê na posição correta, a pega do peito é feita com facilidade, evitando fissuras ou irritações no seio.

Para as mulheres que passaram por uma cesárea, a almofada também oferece um benefício adicional: o alívio da pressão sobre o abdômen. Como a região costuma ficar sensível por algum tempo, a almofada de amamentação pode ser indispensável para ninar o bebê e aumentar o vínculo entre mãe e filho.

Como usar melhor sua almofada de amamentação?

Conforme o bebê vai crescendo, ou quando ele começa a se alimentar e a amamentação fica em segundo plano, a almofada de amamentação ainda pode ser usada de diversas maneiras, como:

  • Deitar o bebê (desde os primeiros meses de vida);
  • Apoiar a cabeça e as costas do bebê no berço ou no berço desmontável;
  • Ensinar e ajudar o bebê:
    • a ficar de bruços;
    • a segurar o pescoço;
    • a levantar o corpo e fortalecer os braços;
    • a se sentar sem rolar para trás;
    • a engatinhar, coordenando o movimento dos braços e das pernas;
  • Acomodar o bebê no colo da mãe ou do pai na hora de dormir, de contar histórias ou de descansar;
  • Apoiar o bebê para que o irmão mais velho o segure no colo com segurança;
  • Apoiar os braços ou as costas da mãe ao descansar;
  • Apoiar o pescoço da mãe quando estiver sentada ou deitada.

De formato ergonômico e com mil e uma utilidades, vale a pena aprender como usar almofada de amamentação, não é mesmo?

Na hora de comprar, é importante ficar atenta para o tecido utilizado (os mais indicados são 100% algodão, que oferecem menor risco de alergias e irritações na pele sensível do bebê) e optar por modelos com capa removível e impermeável, que facilita a limpeza.