Pular para o conteúdo

Conheça os tipos de depilação para grávidas

A gravidez é uma época emocionante. Seu corpo está passando por muitas mudanças, tanto física quanto emocionalmente. Mas, nos próximos meses, a mudança nos níveis de hormônio pode causar algumas coisas incomuns.

Alguns deles, como deixar o cabelo crescer em lugares indesejados, podem ser embaraçosos. Mas remove-los não precisa ser um problema e você pode encontrar maneiras seguras para fazer sua depilação íntima durante a gravidez.

Grávidas podem se depilar?

Sim, se depilar durante a gravidez é considerado seguro. Mas existem algumas precauções que você deve estar ciente, se você estiver depilando em casa ou indo a um spa ou salão de beleza.

A dica universal é consultar um esteticista de confiança ou usar produtos de qualidade. Verifique se o ambiente está limpo e se utiliza equipamentos esterilizados entre os clientes. Caso contrário, isso pode colocá-la em risco de infecções.

Depilação é recomendado para gestantes?

Embora seja um procedimento exclusivamente estético, muita gente acredita que a depilação tem algo a ver com a higiene corporal e, por isso, se sente desconfortável quando não a faz. No entanto, a eliminação dos pelos, às vezes, traz consequências como a foliculite, inflamação causada pela depilação. Escolher, entre os tipos de depilação, o método que mais se adapta à sua pele é um modo de evitar que isso aconteça.

Da depilação com lâmina, que pode ser feita por você no conforto da sua casa, até a depilação com laser, que faz com que os pelos desapareçam por muito tempo, existem diversas formas de realizar o procedimento sem agredir tanto a sua pele e, ao mesmo tempo, manter a estética que você tanto deseja.

A seguir, você conhecerá os principais tipos de depilação, saberá como são feitos e quais os seus benefícios. Assim, você poderá escolher, com muito mais facilidade e segurança, aquele que melhor se adapta às suas necessidades. Então, continue a leitura e confira!

Quando a depilação não é recomendada para grávidas?

Quando a pele apresentar alguma das seguintes condições ou manchas não deve ser depilada:

  • cortes
  • varizes
  • erupções cutâneas
  • tecido cicatricial
  • toupeiras
  • espinhas
  • verrugas
  • áreas onde medicamentos contra acne são aplicados

Se atentar a estas características da pele onde se pretende depilar é MUITO IMPORTANTE. Principalmente porque a depilação pode inflamar a pele já irritada, podendo causar acne, foliculite e pelos encravados. A pele sensível ou machucada tem uma pequena chance de desenvolver infecções cutâneas locais, que geralmente podem ser tratadas com antibióticos tópicos.

Tipos de depilação

Depilação com cera (quente e fria)

A depilação com cera é um dos métodos depilatórios mais utilizados. Costuma ser realizada em salões de beleza ou em clínicas estéticas. Conhecido pela dor que causa no momento da retirada dos pelos, pode ser feito com cera fria ou quente.

As principais diferenças entre as duas é que a quente dói um pouco menos, mas pode causar queimaduras e manchas na pele; enquanto a fria, embora seja mais dolorida, é mais simples de ser feita e pode ser realizada até mesmo em casa.

Além disso, a depilação com cera quente pode ser feita com os pelos mais curtos, enquanto a fria exige que eles estejam maiores.

Precauções para gestantes se depilarem com cera em casa

A depilação doméstica também tendem a ser seguros para gravidez. Mas dermatologistas recomendam que:

  • a cera não esteja muito quente.
  • que você possa ver e alcançar qualquer área que estiver depilando.
  • realize a limpeza apropriada do local para evitar infecções.

Depilação com lâmina

A depilação com lâmina é uma das mais confortáveis, pois não dói e pode ser feita até mesmo durante o banho. É uma forma rápida e simples de acabar com os pelos. Em contrapartida, eles crescem de novo mais rapidamente e há um risco maior de que eles encravem em comparação com os outros métodos.

Creme depilatório

Os cremes para depilação atuam destruindo toda a sua estrutura por meio do enfraquecimento da queratina, o que faz com que caiam sozinhos. Embora seja bem prático, é o método onde mais ocorrem alergias e irritações na pele. Além disso, por conterem enxofre, os cremes não têm o odor muito agradável.

Depilação a laser

A depilação a laser está entre os métodos mais efetivos. Após algumas sessões, é possível que os pelos desapareçam por anos. São necessárias de 7 a 12 sessões para que se alcance um resultado mais definitivo. E elas são quase indolores, somente com a sensação de pequenos choques na pele.

Dentre todos os tipos de depilação que acabamos de ver, certamente haverá um mais adequado para você. Para manter a pele saudável e bonita, a escolha deve ser feita levando em consideração as reações do seu corpo. Por isso, é importante testar cada um deles para verificar qual causará menos desconforto e segurança para o seu bebê.