Pular para o conteúdo

Dicas de como aliviar a dor no parto

Durante os 9 meses de gestação, uma ansiedade acompanha a futura mamãe: como será o momento do parto? Será que vou aguentar a dor? Essas são apenas algumas das dúvidas que todas as grávidas costumam ter.

Sempre ouvimos dizer que a dor do parto é a pior dor que existe, porém, o que muitas futuras mamães não sabem é que algumas técnicas simples ajudam muito na hora das contrações. Quer conhecer algumas delas? É só continuar lendo!

Muita água nessa hora

Uma das melhores formas de aliviar a dor no parto é com água quentinha. Se for dar a luz em uma banheira, como já é possível em alguns locais, melhor ainda, mas caso não seja possível, até um paninho umedecido com água morna pode ajudar. Deixe a água quentinha cair nas costas nos intervalos das contrações, a sensação é muito boa e te ajudará a ter forças para a próxima contração.

Massagem relaxante

Durante as contrações, uma das partes que mais doem é a lombar. Uma doula poderá te auxiliar fazendo massagens nesse local utilizando algum óleo próprio. Se não tiver uma doula à disposição, o esposo ou acompanhante pode se encarregar de fazer massagens sempre que você sentir necessidade.

Fale tudo o que tiver vontade

Se existe um momento em que a mulher pode tudo, é esse! Expor o que sente ou apenas bater um papo sobre qualquer assunto ajudará a tirar o foco da dor. Se sentir vontade de gritar, grite! Vocalize da forma que achar melhor: não se acanhe, parir é visceral!

Não se esqueça de respirar

Respire fundo e se concentre na sua respiração — isso ajudará a diminuir o desconforto. A respiração ajuda a inibir a liberação de algumas substâncias que pioram a dor, além de trazer maior controle emocional. O tipo de respiração varia de acordo com o momento:

  • Entre as contrações respire fundo e lentamente para oxigenar bem o corpo da mãe e do bebê;
  • já na fase expulsiva, a respiração arfante e rápida — conhecida como respiração cachorrinho — irá ajudar.

Trilha sonora

A música acalma e traz boas recordações. Se possível, mantenha o ambiente com uma trilha sonora escolhida por você para esse momento. Se tiver vontade, dance e cante! A dança irá ajudar a acelerar o trabalho de parto e o canto e a música contribuem para o relaxamento.

Mentalize seu bebê

Pensar que cada contração é um passo em direção a finalmente conhecer seu bebê ajuda a suportar as dores do parto. Mentalize o pequenino em seus braços e pense que, em pouco tempo, isso será real!

Foque o nascimento do seu filho e acredite que você é capaz de suportar tudo para que ele chegue ao mundo! A dor é grande e pode assustar, mas é passageira e significa que seu baby está pronto para estar em seus braços em breve!

Movimente-se

Ficar parada em um só ambiente fará você ter a sensação de que o tempo está passando mais lentamente. Se tudo estiver bem, procure caminhar. Quando já não for mais possível, movimente-se até encontrar a posição na qual se sente mais confortável. Sentar-se em uma bola de pilates também poderá ajudar a relaxar a pelve.

O trabalho de parto, apesar de doloroso, não precisa de maneira alguma ser um momento ruim — ao contrário, trata-se de algo muito especial. A dor envolvida é suportável, principalmente se a gestante tiver apoio físico e emocional.

E você, já passou por esse momento antes? Como conseguiu aliviar a dor? Conte para a gente nos comentários e continue de olho no nosso blog depois de conhecer o seu filho!

Marcações: