Pular para o conteúdo

As 4 dicas para colocar o bebê na rotina

Com a chegada do bebê, a rotina da família vira de cabeça para baixo, mas isso não pode e nem deve durar por muito tempo. O ideal é já ir adaptando o baby à rotina da família desde os primeiros dias!

Claro que é muito importante priorizar as necessidades do bebê, porém, lembre-se de que a família já existia antes dele e também é preciso levar isso em consideração. Colocar o pequenino na rotina da família pode ser um processo complicado, principalmente se os pais nutrirem muitas expectativas, porém, é algo totalmente possível!

Veja 4 dicas para colocar o bebê na rotina:

Respeite os horários do bebê

Muitos pais reclamam que não conseguem sair com o pequeno porque, nessas ocasiões, ele chora e parece sempre incomodado. Para evitar que o recém-nascido se estresse, é muito importante procurar sair em horários em que ele já tenha tirado uma boa soneca, assim, a probabilidade de que ele fique bem e curta o passeio será bem maior!

Se for almoçar ou jantar fora, alimente o bebê antes de sair. Se o pequenino apenas tomar leite materno, também é válido amamentar antes de sair, assim, é bem possível que você consiga curtir seu almoço ou jantar com mais tranquilidade. Se o baby for maior e já tiver interesse por brinquedos, sempre leve o preferido para que ele possa se distrair!

Malhando com a mamãe

Um dos maiores dramas das mamães é encontrar tempo para atividade física. Mas o que muitas não sabem é que há possibilidade de realizar atividades físicas com o bebê junto!

Se quiser começar com uma caminhada, dê preferência para o período da manhã — antes das 10h, para que o pimpolho possa aproveitar o sol —, e o leve para dar uma volta de carrinho enquanto você caminha.

Existem praças públicas que possuem equipamentos para exercícios físicos, se você gosta de musculação e já foi liberada para esse tipo de atividade, porém não tem como levar o bebê em uma academia barulhenta, usar esses equipamentos pode ser uma ótima saída para retornar à forma, e você já aproveita para o pequeno dar uma voltinha na praça!

Rotinas no sono

Essa é uma das maiores dificuldades da família: estabelecer uma rotina de sono para o bebê. Quando nasce, o pequenino não diferencia dia e noite cabe aos adultos ajudar a regular seu relógio biológico.

Um dos maiores erros que as mamães comentem é acordar o bebê para amamentar. Se ele tem ganho de peso dentro do normal, não é necessário acordá-lo se está dormindo tranquilamente. Ao fazer isso, o neném acaba criando o hábito de acordar várias vezes durante a noite, e esse costume irá permanecer por muito tempo.

É muito importante também preparar o ambiente para o sono do pequerrucho. Ao anoitecer diminua os ruídos da casa, feche as janelas e crie rituais que ajudem o bebê a identificar que está chegando a hora de dormir, por exemplo: dar banho, fazer uma massagem relaxante, amamentar.

Viajar é preciso

Se o casal tinha o hábito de viajar antes do nascimento do neném, esse hábito não deve ser abandonado. Viajar é bom, faz bem para o corpo e para a mente. Conhecer novos lugares e pessoas amplia nossos horizontes.

  • Porém, alguns cuidados são indispensáveis quando se tem uma criança pequena para levar junto:
  • Procure saber se o lugar onde irá se hospedar tem estrutura para receber um bebê da idade do seu;
  • se é possível aquecer papinhas e mamadeiras na cozinha;
  • confira como estará o clima do local;
  • e leve algumas coisas que ajudem o pequeno a se sentir em casa como brinquedos, travesseiros e cobertores.

Ao definir o roteiro, inclua lugares que também sejam interessantes para o bebê, isso fará com que ele também aproveite bem a viagem. Tenha em mente que, se viajar de carro, poderá demorar no trajeto mais do que o costume, e você terá que fazer paradas para amamentar ou para que o pequenino possa descansar o corpo da cadeirinha e, claro, ver a paisagem e explorar um pouquinho.

Viajar com um bebê é totalmente possível e muito gostoso, apenas exige um pouco de paciência e planejamento.

O bebê agora é parte da família e essa adaptação é importante, porém, precisa ser feita de forma gradual. Não crie muitas expectativas nem force situações em que o bebê se sinta assustado ou estressado, tudo precisa ser feito com calma e respeitando seu ritmo.

Gostou das nossas dicas? Coloque-as em prática e depois volte para nos contar como foi a sua experiência!

Marcações: