Pular para o conteúdo

Chupar dedo ou chupeta: qual o pior hábito para o seu filho?

chupeta

Sugar para se acalmar usando chupeta ou dedo. Essa é uma mania tão comum nos bebês, que alguns o fazem quando ainda estão no útero da mamãe, protegidos. Ou seja, se mesmo nesta situação que, em geral, é reconfortante para o bebê, por que ele não teria o impulso de sugar mesmo após nascer?

Vamos comparar os dois hábitos e solucionar a pergunta que aflige mães, pais, avós, tios e os padrinhos: chupeta ou dedo: qual o pior hábito? Veremos vantagens e desvantagens de cada mania e outras comuns às duas.

Chupar Dedo

Vantagens de Chupar Dedo

Segurança

Os dedos estão disponíveis, pois não caem no chão, estão sob o controle da criança e não são presos na roupa de maneira que pode ser perigosa para o bebê, como acontece com a chupeta

Hábito espontâneo

Este é um hábito espontâneo dos bebês e geralmente vai embora sozinho ao redor dos 4 ou 5 aninhos, quando as crianças encontram outras maneiras de se reconfortar. Por isso, os papais devem ficar atentos para evitar ansiedade nos bebês. Alguns brinquedos ou calorosos abraços deixam o bebê se sentindo seguro.

Desvantagens de Chupar Dedo

Falta de situações reconfortantes

No caso da ausência de situações reconfortantes, os bebês mais ansiosos acabam chupando o dedo. O medo de dormir sozinho também pode fazer a criança chupar o dedo à noite por muitos anos.

Mais difícil de abandonar

É mais difícil abandonar o hábito, pois enquanto o bebê não pega a chupeta sozinho, o dedo é levado à boca mesmo dormindo.

Chupar Chupeta

Vantagens de Chupar Chupeta

Acalma o bebê

Se o bebê chora muito e só para quando suga os mamilos ou a mamadeira, a chupeta pode ser um jeito eficiente de acalmá-lo. Mas tal hábito deve ser substituído com o tempo por outras maneiras dele parar de chorar.

Prevenção de morte súbita

Estudos apontam que a chupeta ajuda na prevenção da “morte súbita infantil”, condição que causa morte de bebês até 1 ano.

Entretanto, não force o bebê a chupar chupeta por causa dessa relação. Medidas como: pôr o bebê para dormir sempre de barriga para cima, usar colchão firme e menos cobertas, são eficientes.

Desvantagens de Chupar Chupeta

Otites

Usar frequentemente a chupeta pode causar otites. A chupeta aumenta as chances de infecções irem da boca em direção ao ouvido.

Dificuldade nas mamadas

Certos especialistas acreditam que a chupeta confunda bebês que mamam no peito dificultando o ato de “pegar” o mamilo. O tempo com a chupeta na boca reduzia o tempo que os bebês passam sugando o peito, comprometendo a produção de leite.

Porque chupar dedo ou chupeta faz mal?

Alterações anatômicas

Chupar dedo ou chupeta estimula o crescimento anormal e alteração no desenvolvimento do céu da boca. Mas se a mania passar até os 3 anos, as alterações regridem.

Necessidade de usar aparelho

Estender o hábito até trocar os dentes de leite fará com que, no futuro, a criança tenha mais chance de precisar de aparelho ortodôntico.

Alterações na fala

Especialistas acreditam que tanto a chupeta quanto o dedo podem interferir no desenvolvimento da fala em crianças de 3 a 5 anos, principalmente, naquelas que mantinham o hábito por, pelo menos, 3 anos.

O hábito mais prejudicial

Avaliando todas as situações acima, podemos chegar à conclusão de que chupar o dedo é ligeiramente pior, por haver mais desvantagens com relação a ele. No entanto, como cada bebê é único, o pediatra do seu filho poderá dizer qual hábito será mais prejudicial a ele especificamente.

Dicas para tirar do seu filho o hábito de chupar chupeta ou dedo

Saiba que o impulso de sugar é natural para bebês ajudando a acalmá-los. Logo, sugar chupetas e dedos é quase inevitável para eles.

Se o bebê não acalma sem a chupeta, limite seu uso, reservando apenas para momentos críticos, como na hora de dormir. Nunca molhe a chupeta em mel ou açúcar. Isso pode causar cáries e estimular o hábito por causa do gostoso sabor adocicado. Tente eliminar ambos os hábitos por volta do primeiro aninho do bebê.

Agora que você conhece tudo sobre benefícios e malefícios de sugar chupeta ou dedo, gostaríamos de saber sua opinião a respeito, deixe-a nos comentários.