Pular para o conteúdo

Entenda os riscos da falta de sono para o seu filho

A partir do momento da chegada de um bebê na família, surgem as novas preocupações — e uma delas diz respeito à sua rotina de sono. Todo ser humano precisa de boas horas de descanso, principalmente na primeira infância, em que o sono adequado é fundamental para que os hormônios atuem e a criança se desenvolva bem.

Assim, a falta de sono pode trazer prejuízos para o crescimento da criança, e é importante que se tome cuidado com eventuais distúrbios que interferem na qualidade do sono do seu filho. Dormir nem sempre é sinônimo de descanso, por isso, é importante se certificar que seu filho está realmente tendo uma noite tranquila.

Além de prejudicar o desenvolvimento, a falta de sono causa diversos incômodos ao longo do dia, podendo tornar a rotina bastante difícil para toda a família. Entenda, no post de hoje, as consequências da falta de sono para o seu filho. Vamos lá!

Padrões ideais de sono

Cada criança é única e possui personalidade e organismo diferentes das outras, mas os pais devem estar sempre atentos à sua rotina de sono, que é tão importante quanto alimentar-se bem. No entanto, alguns padrões podem servir de base para a análise do sono do seu filho:

Bebês

Até os 3 meses, os bebês costumam dormir de 15 a 20 horas por dia, despertando em pequenos intervalos. Mesmo quando alguns conseguem dormir uma noite inteira, eles ainda costumam tirar sonecas durante o dia, muitas vezes pela manhã e também à tarde.

Crianças e adolescentes

A duração das sonecas diurnas vão diminuindo conformo e desenvolvimento da criança — até cessarem. Assim como o sono da noite, as sonecas diurnas são importantes para que a criança não acumule adrenalina e cortisol em excesso, deixando-a agitada e estressada, prejudicando seu relaxamento pela noite.

No entanto, é importante manter um sono de qualidade, variando entre 8 e 10 horas de duração no período da noite, até a adolescência — para que o corpo tenha condições de se desenvolver adequadamente.

Portanto, qualquer comportamento muito distante disso pode ser preocupante. Sinais de cansaço e irritação, que não tenham outra razão aparente — como a falta de alimentação ou de higiene —, podem indicar que a qualidade do sono ou o tempo de descanso do seu filho não é o suficiente.

Danos causados pela falta de sono

Prejudica o crescimento

Muitas vezes a criança não alcança o estágio do sono profundo por conta do ambiente inadequado, de pesadelos, problemas respiratórios, insônia, etc. E a falta do sono profundo durante a noite pode prejudicar o seu crescimento — apesar do hormônio do crescimento (GH) também ser liberado ao longo do dia, é durante o sono profundo que a sua produção se eleva.

Modifica o humor

Os distúrbios de humor também podem estar diretamente relacionados à carência de repouso. Durante o sono, são produzidas substâncias como a endorfina, que é responsável pelo bem-estar e pode interferir no seu equilíbrio psicológico e emocional, causando problemas como ansiedade exacerbada e depressão.

Desregula o metabolismo

Além disso, as noites maldormidas podem desregular o metabolismo, causar diabetes, cólicas e baixa imunidade. Tudo isso devido ao comprometimento da produção de anticorpos, hormônios e outras substâncias que atuam para o bom funcionamento e desenvolvimento do organismo.

Atrapalha a cognição

Dificuldades de aprendizado, concentração e foco também podem ser comuns, já que é durante o sono que a pessoa armazena e memoriza seus aprendizados e atividades desempenhadas durante o dia. Sem falar que, se o corpo não está descansado, ele não terá forças suficientes para funcionar bem.

Opinião de especialista

Procurar um médico especialista pode ser necessário caso você perceba que o seu filho não consegue manter uma rotina de sono adequada e apresenta muitas variações de humor. Se não for remediada, a falta de sono pode gerar efeitos que vão se estender por toda a vida, afetando a memória, o autocontrole, o desenvolvimento motor, o desempenho escolar, e muitos outros aspectos.

O quanto antes forem solucionados os problemas, menor será a interferência no desenvolvimento da criança. Busque orientação e esteja sempre atento à saúde do seu filho!