Pular para o conteúdo

Fralda de pano ou descartável: escolha a melhor opção para o seu bebê

A descoberta de uma gravidez traz, além de inúmeras emoções, algumas dúvidas para os pais de primeira viagem. Dentre essas questões, a montagem do enxoval e a escolha dos melhores itens, como o uso de fralda de pano ou descartável, são algumas delas.

As fraldas são acessórios essenciais para o dia a dia da criança e para a rotina dos pais. Isso porque uma boa escolha irá manter a higiene e o bem-estar do bebê sempre em dia.

Mas, afinal, qual a melhor opção de fralda para o seu filho?

Principais diferenças entre fralda de pano e descartável

Talvez o ponto mais expressivo nas diferenças entre os dois modelos é a praticidade. É claro e evidente que as fraldas descartáveis são mais práticas e higiênicas que as de pano. Porém, os antigos modelos ganham quando o assunto é consumo sustentável e economia.

Por isso, é fundamental colocar em uma balança todos os prós e contras existentes entre as duas opções. Pense ainda no conforto, na saúde e no bem-estar do seu filho, dependendo da escolha que você optar.

Fraldas de pano: prós e contras

A fralda de pano voltou com força total e vem ganhando cada dia a adesão de mais mamães. Um dos motivos que desencadeou essa volta é a questão ambiental. Por serem reutilizáveis, elas não poluem tanto como as fraldas descartáveis, que não podem ser nem mesmo recicladas.

Os novos modelos de fraldas de pano em nada se parecem com aqueles usados por nossas mães e avós: um grande quadrado de algodão que precisava ser preso com alfinetes ou fitas e ainda envolto em uma calça plástica. Hoje os modelos disponíveis são mais práticos e se assemelham às fraldas descartáveis quanto ao seu formato e fixação, que podem ser tanto feitas com botões como com velcro.

Mas nem tudo são flores quando o assunto é fralda de pano, por isso, é necessário destacar alguns pontos positivos e negativos quanto a essa escolha.

Prós

  • São ecologicamente corretas.
  • São menos propensas a irritações na pele.
  • São econômicas por serem reutilizáveis.
  • São eficazes e conseguem proteger bem o bebê.

Contras

  • Não são práticas, é necessário gastar um tempo para lavar, secar e passar.
  • Durante uma viagem longa, o fato de não poder descartá-la pode ser um inconveniente.

Fraldas descartáveis: prós e contras

Praticidade é o que faz das fraldas descartáveis líderes em venda em todo o mundo. O fato de não precisar lavar e, consequentemente, não precisar manter um contato maior com as necessidades do bebê conta muitos pontos.

Porém, o modelo — como já dissemos — não é nada ecológico, custa relativamente caro e muitas marcas acabam causando alergias e irritações na pele da criança.

Prós

  • É prática e de fácil descarte.
  • Possui maior absorção, ou seja, segura melhor e por mais tempo o xixi.
  • Por ter maior absorção, pode garantir um melhor sono noturno para o bebê.
  • É fácil e prática durante viagens — tanto em relação ao descarte durante o trajeto, como nos dias em que a família permanecerá fora de casa.

Contras

  • O custo é elevado, o que pode comprometer o orçamento da família durante essa fase.
  • Elas são ecologicamente incorretas e seu elevado número de descarte é uma preocupação.
  • Pode causar irritações e assaduras na pele da criança.

Atenção aos sinais e às reações do bebê

É essencial que, ao trocar seu bebê, você observe como ele está reagindo ao uso da fralda escolhida.

No caso das fraldas descartáveis, muitas vezes, trocar a marca ajuda e faz com que a irritação melhore ou mesmo suma. Caso não haja uma melhora significativa mesmo após levar ao pediatra e seguir suas recomendações, a opção será migrar para as fraldas de pano.

Já as fraldas de pano, para que não ocorra o mesmo problema de assaduras e irritações, uma dica é nunca usar sabão, amaciantes e demais produtos com perfume. Prefira produtos neutros como o sabão de coco, por exemplo.