Pular para o conteúdo

Melhor posição para ninar bebê

Que mãe não se pegou indo até o berço do bebê várias vezes durante o sono para verificar se ele está respirando, se está tudo bem? Pois saiba que, se forem tomados alguns cuidados, você poderá aproveitar esse tempo para descansar e estar bem disposta quando o bebê acordar exigindo toda sua atenção.

Neste post, explicaremos quais são esses cuidados. Vamos mostrar qual é a melhor posição para o bebê dormir e como é o berço adequado, e daremos dicas sobre o conforto do bebê e sobre como a tecnologia pode ser sua aliada nos cuidados com o seu filho. Continue lendo!

A melhor posição para o bebê dormir é de barriga para cima

Você já deve ter ouvido falar da Síndrome da Morte Súbita, na qual bebês morrem de repente enquanto dormem. Essa síndrome não tem causas conhecidas, mas pode ser prevenida se você colocar o bebê para dormir sempre de barriga para cima.

Quando dorme de lado ou de barriga para baixo, seu bebê inspira o mesmo ar que expira, que contém maior quantidade de gás carbônico, o que causa asfixia e morte. Por isso o bebê respira melhor quando dorme de barriga para cima.

Existem situações em que o bebê deve ser colocado na posição lateral. É o caso, por exemplo, de bebês que sofrem de refluxo gastroesofágico. Nesses casos, a recomendação é que o berço seja inclinado entre 20 e 30 graus na parte do tronco e na posição lateral.

Como tornar seguro o sono do bebê

Além de colocar o bebê para dormir na posição correta, você pode tomar outras providências para garantir a segurança do bebê durante o sono. Descubra como tornar mais tranquilo o sono do seu bebê:

Escolha o berço adequado

O berço deve ter uma boa profundidade e permitir que a parte do colchão possa ser ajustada de acordo com a idade da criança. As barras verticais das laterais devem ter uma distância máxima de 6,5 cm entre elas, para que a cabeça do bebê não fique presa.

Não deixe protetores ou enfeites completando espaços vazios no berço para evitar que os bracinhos ou perninhas do bebê também possam se prender. Verifique também se não há nada no berço que possa ser engolido pela criança, como botões e cordões.

Deixe o bebê confortável

Excesso de roupas e fraldas limitam os movimentos do bebê, além de aumentar a temperatura do seu corpinho. Mantenha a temperatura do quarto agradável, entre 21 e 24°C. Deixe seus bracinhos livres, fora das cobertas. Não coloque o bebê para dormir na cama dos pais.

Faça da tecnologia uma aliada

Algumas soluções tecnológicas são uma verdadeira mão na roda para quem tem um bebê sob seus cuidados. Um exemplo é são gadgets que vêm acompanhados de aplicativos. O gadget, acoplado à roupinha do bebê, transmite todas as informações para o aplicativo que, por sua vez, pode ser acessado de qualquer lugar pela Internet. Dessa maneira, é possível monitorar seus movimentos e sua respiração, e saber se continua ou não dormindo.

Agora você já sabe qual é a melhor posição para o bebê dormir. Sabe também como garantir um sono seguro e tranquilo para ele e para você. Ficou alguma dúvida? Escreva nos comentários!