Pular para o conteúdo

Melhores modelos de babador para seu bebê

Hoje em dia, há uma gama de diferentes modelos de babadores disponíveis no mercado de itens infantis. O acessório é fundamental para o dia a dia dos bebês, e é ótimo poder escolher o mais adequado.

Os estilos variam desde o design do item até o material em que ele é produzido, cada um deles se tornando mais funcional e importante para diferentes faixas etárias das crianças. Você conhece as principais opções disponíveis atualmente?

Este post conta com uma seleção dos babadores mais interessantes que podem ser adquiridos no momento. Conheça 6 modelos para decidir qual é o melhor para o seu bebê:

1. Tradicional: materiais clássicos e desenhos fofos

O babador tradicional tem um aspecto único e inconfundível. Eles são os mais fofinhos, com diversos tipos de bordados lindos e bem infantis, ideais para os bebezinhos mais novos.

Quanto mais estampado, melhor! Os desenhos no acessório são ótimos para tornar a experiência mais agradável para o bebê, facilitando a aceitação deles quanto ao babador.

Esses modelos costumam vir em 2 formatos básicos: arredondado ou quadrado. Em alguns casos fazem conjuntinhos com roupas da mesma cor e estampa do acessório.

A maioria deles é de pano, confeccionado com algodão — material mais apropriado, pois evita qualquer tipo de reação alérgica ou irritação à pele do bebê. Apesar disso, ele está mais propenso a manchas, e a sua higienização é mais complicada.

Em contrapartida, o babador de algodão absorve os resíduos com mais facilidade, evitando que sujem o chão ou a própria cadeirinha de alimentação.

Algumas opções também surgem em poliéster. O material é bem mais funcional, pois é impermeável e fácil de limpar. Ele é facilmente encontrado nas características do babador tradicional, mas a sua resistência maior é o grande diferencial.

2. Bandana: muito estilo para o seu bebê

Quem não gosta de deixar seu bebê lindo, arrumadinho e, por que não, estiloso? Cada vez mais surgem opções divertidas de roupas e acessórios, e o babador no estilo bandana é um desses.

O modelo é muito bonito e aparece em diversos tipos de estampas, algumas mais infantis e outras mais estilosinhas. Uma graça! Eles são ótimas alternativas para quando o bebê precisa comer na rua, pois podem combinar muito bem com a roupinha.

Além da funcionalidade tradicional do acessório, o babador bandana mantém o bebê arrumadinho e pronto para comer quando estiver fora de casa sem perder o estilo!

Ele também é uma opção bem legal para os bebês que estão na fase dos dentinhos nascendo e costumam babar muito. Por não ter a aparência de um babador tradicional, são ótimos para deixar por mais tempo, além das refeições.

3. Plástico: praticidade para qualquer idade

Para quem gosta de praticidade, os babadores de plástico são uma ótima pedida. Estampados e divertidos, eles são impermeáveis e muito fáceis de higienizar: basta uma esponja ou um paninho molhado.

O plástico não absorve nenhum tipo de resíduo. Então, é bom observar se esse é o babador mais adequado para o seu bebê! Caso ele derrube muita comida, o babador de plástico deixará escorregar, o que pode sujar as perninhas da criança ou até mesmo o local onde ela está sentada.

Para os bebês que não deixam cair tanta comida, ótimo! Eles são as melhores alternativas. Atente-se para possibilidades de reações alérgicas, pois o tecido sintético pode agredir a pele de alguns bebês. Questione o pediatra antes de adquirir um!

4. Rígidos: um dos modelos de babadores mais funcionais

Inovador, o babador de plástico rígido é fundamental para o momento em que as crianças começam a comer sozinhas. Nessa fase, a sujeira na hora da refeição é grande, então é necessário um acessório funcional.

Os babadores rígidos vêm com uma espécie de compartimento na região da barriga do bebê, justamente para armazenar os resíduos de comida que caem durante a refeição (algo muito comum quando as crianças comem sozinhas).

O ponto negativo é justamente a dureza do acessório, fator que pode ser incômodo para algumas crianças. O tamanho também não ajuda muito, dificultando a mobilidade com o babador. Com isso, ele acaba sendo usado mais em casa.

A higienização desse tipo de babador é muito prática: esponja e sabão, sem muito esforço, e ele já está pronto para outra refeição!

5. Silicone: maior usabilidade para crianças que comem sozinhas

Na questão de funcionalidade, os babadores de silicone têm as mesmas vantagens dos modelos de plástico rígido: o compartimento para reter os resíduos de alimento das crianças que começam a comerem sozinhas e a facilidade para limpar.

O grande diferencial é o material. O silicone dá bastante maleabilidade ao acessório, reduzindo a sensação de incômodo às crianças, além de serem muito mais fáceis de serem transportados, pois são dobráveis.

Entre os de silicone também há maior variedade de cor, formato e estampa. As temáticas variam bastante, mas são sempre divertidas — o que é um grande atrativo para fazer com que os pequenos os usem.

6. Descartáveis: pouco usados, porém, muito úteis

Os babadores descartáveis não são tão comumente usados, apesar de terem bastante utilidade. Eles são compostos de uma espécie de papel toalha com bom nível de absorção.

Alguns também têm a opção do compartimento para armazenar os resíduos de comida que caem durante a refeição. A grande desvantagem do babador descartável é o custo.

Tendo em vista o número de refeições que o bebê pode fazer por dia, muitos babadores serão gastos, o que acarreta a compra de muitos pacotes. A vantagem é não precisar limpar, o que é bom para pais com pouco tempo.

Para todas as idades e situações há um babador ideal! A variedade de modelos no mercado é um grande auxílio para ter um acessório bem adequado para o bebê, levando em conta idade e uma série de fatores comuns ao dia a dia.