Pular para o conteúdo

O que fazer com o berço depois que o bebê cresceu?

Você já parou para pensar no que é possível fazer com o berço após o bebê ter crescido? Na maioria das vezes, as pessoas doam ou até mesmo vendem móvel.

Entretanto, existem muitas maneiras de reaproveitar essa peça em sua casa. Ela pode ganhar uma nova função e se tornar, até mesmo, um item decorativo. Com criatividade, é possível inovar e deixar o seu lar bonito e contemporâneo.

Outra opção inteligente e vantajosa para quem pensa em ter mais filhos é buscar uma solução para guardar esse e outros móveis do quarto do bebê.

Quer saber o que fazer com o berço depois que o bebê cresceu? Então aproveite as nossas dicas para o armazenamento e até mesmo para a transformação desse móvel em incríveis peças funcionais e decorativas!

Transforme o berço em uma prática escrivaninha infantil

Essa é uma ideia encantadora, que, sem dúvidas, vai agradar aos pequenos! A sugestão é transformar o berço do bebê em uma escrivaninha infantil. Para isso, você terá que retirar uma das laterais do móvel e adequar a base dele (a parte onde fica o colchão) ao tamanho da criança.

É importante colocar uma placa reta e firme nessa base com a finalidade dar o suporte necessário à mesa da escrivaninha. Uma dica interessante é usar uma placa, que também sirva de lousa, onde a criança possa escrever e desenhar.

Para realçar, pinte as madeiras do móvel e preencha o espaço com livros, cadernos, tintas, canetas e lápis de cor. Não se esqueça de colocar dois banquinhos para servirem de assentos.

Faça um suporte para vasos de plantas

Ideal para colocar várias plantas sem ocupar muito espaço, o suporte é, basicamente, um tipo de jardim vertical. Para fazê-lo, é importante utilizar uma das grades laterais do bercinho que, apoiada à parede, deve ter as réguas de madeira instaladas na horizontal.

Prenda esse suporte na parede até que ele fique bem firme e disponha os vasinhos de flores nele. Uma sugestão é colocar vasos que possuam alça ou utilizar uma cordinha para fixá-los. Vale incorporar, também, recipientes com ervas em geral, como cebolinha, orégano, tomilho, manjericão, salsinha e alecrim.

Monte um sofá aconchegante

Outra dica interessante é transformar o berço em um sofá, ideal para agregar conforto às áreas de lazer, como varanda e sala de estar. Para fazer isso, é preciso retirar uma das duas grades laterais, criando um espaço aberto para o assento. É necessário, também, adaptar a base do berço à altura desejada para o sofá.

Deixe o assento bem firme, coloque um colchão ou um colchonete sobre ele e cubra-o com um tecido de sua preferência. Depois, forre a outra base lateral, que vai servir de encosto, com um almofadão ou com várias almofadas maiores. O resultado final será um sofá muito confortável e útil, além de charmoso e personalizado.

Transforme o berço em uma linda cama infantil

Para executar essa tarefa, é aconselhável buscar a ajuda de um marceneiro, a fim de garantir segurança e beleza. Se você quer uma mudança maior no visual, pode pedir para ele serrar e remodelar as laterais e as cabeceiras do berço.

Uma das opções mais simples para essa transformação é a diminuição e a recolocação das grades. Vale lembrar a importância de incorporar essas estruturas de forma a garantir que a criança não caia durante o sono, mas que consiga descer da cama em segurança quando acordar.

Crie uma cabaninha divertida

Uma maneira de aliar encantamento e diversão ao quarto infantil é a construção de uma cabaninha estilizada. Para isso, o berço deve ser virado de ponta cabeça e o colchão, colocado no chão, se transformando em um piso macio e confortável para a tenda.

O fundo do berço deve ser envolvido em um forro com motivos alegres e criativos e pode ser usado como um aparador. A frente, as laterais e o interior da casinha podem ser decorados seguindo padronagens, como personagens infantis, animais, flores ou outras figuras.

Crie uma pequena estante para a sala

Essa é mais uma dica linda, criativa e muito útil: criar uma miniestante para a sala de estar, usando a estrutura do bercinho. Assim como as outras sugestões, ela também é bem prática e fácil de fazer.

Retire o colchão e uma das partes laterais do berço e pinte o restante da estrutura na cor que preferir. Feito isso, coloque uma placa de vidro na parte superior, que servirá como base de apoio principal do novo móvel. Nessa área, é possível colocar a TV e alguns ornamentos.

Depois, coloque também uma prateleira na parte do meio, dando preferência a um material similar ao usado no berço. As prateleiras mais baixas podem servir para organizar revistas, livros e objetos, como controles remotos.

Guarde o berço para o próximo bebê

Se você planeja ter outro filho em um futuro próximo, uma boa sugestão é guardar esse e outros móveis do quarto do bebê. Ainda mais se esses artigos forem de boa qualidade e estivem bem conservados. A sua residência atual, entretanto, não possui espaço suficiente para guardar esses itens e ainda acomodar a nova mobília do quarto infantil?

Uma excelente opção para resolver essa demanda é a contratação de um self storage, uma inovadora solução de autoarmazenamento. Agora, os brasileiros também podem contar com esse modelo, que já é sucesso, há algum tempo, nos Estados Unidos e na Europa.

O custo-benefício dessa escolha, com certeza, vale a pena. Afinal, você sabe o quanto é dispendioso montar um quarto para bebê. Sem contar no trabalho e no tempo gastos para escolher todos os artigos necessários.

Esse prático e acessível sistema oferece boxes em vários tamanhos, instalados em locais com ótima infraestrutura. Neles, é possível guardar produtos, como móveis, livros, objetos de arte, roupas, documentos e material esportivo.

Os compartimentos são individuais e o acesso é feito por meios eletrônicos e restrito aos responsáveis pelo box. Eles ficam em galpões climatizados, limpos e seguros, monitorados dia e noite. Além disso, são dedetizados com frequência, a fim de evitar a ação de bichos, como insetos e roedores.

O contrato de locação é acessível e rápido, e pode durar o tempo que você precisar, sem a necessidade de pagamento de multas rescisórias. Além disso, as taxas, como as contas de água, de luz e o IPTU, estão incluídas na mensalidade, agregando tranquilidade e praticidade.

Com todos esses benefícios, você poderá ficar tranquilo quando precisar de um lugar para deixar as coisas que quiser, por ocasião de reformas na casa, viagens longas, mudanças e outros eventos.

Agora, você já sabe como transformar e reutilizar o berço do bebê. E sabe, também, como armazená-lo em um lugar seguro, até a chegada do próximo bebê. Aproveite, então, as nossas ideias para dar o melhor destino a essa peça tão especial.

Dessa maneira, o seu lar ficará sempre lindo, convidativo e organizado. O bom é que não será preciso se ocupar em esconder aquele inconveniente quartinho da bagunça!

Gostou das nossas dicas sobre o que fazer com o berço do bebê e quer saber mais sobre a organização da casa e a proteção dos seus bens?