Pular para o conteúdo

Dicas para organizar um chá de bebê

Planejar a chegada do seu filho tem que ser algo divertido e prazeroso, embora também envolva muita responsabilidade. O chá de bebê é um desses momentos gostosos de antecipação, e deve ter um preparo cuidadoso para que a festa seja boa tanto para você quanto para os convidados e, claro, traga o melhor para o neném.

Que tal conferir, no post de hoje, algumas dicas para que tudo saia como você imaginou nesse momento tão especial?

Escolha um tema

Ter uma festa temática simplifica a decoração e garante que tudo estará alinhado. Não precisa necessariamente ser um personagem ou um assunto: o tema pode ser uma cor ou uma estampa (que tal apostar no poá ou no xadrez?), por exemplo. A partir dessa decisão, será muito mais fácil pensar nos enfeites, acessórios de cozinha e lembrancinhas!

Concilie o horário com o cardápio

Você não precisa preparar um grande banquete, apenas ter alguns quitutes para receber os convidados. Para não errar a mão, você pode associar o horário com o que será servido: se for pela manhã, por exemplo, faça um brunch com alguns tipos de pães, geleias, frutas e bolos.

Outra opção, para quem prefere o final da tarde para o encontro, é fazer um chá das cinco, com variadas opções de chás, tortas, biscoitos, bolos e frutas secas. Todas essas comidinhas podem ser facilmente encomendadas, fazendo com que você não tenha que ficar horas na cozinha e possa curtir a festa bem descansada.

Envie o convite com antecedência

Um mês é o ideal para que os convidados possam se programar e reservar a data para o evento. Para que não se esqueçam quando o chá for se aproximando, você pode enviar um lembrete carinhoso por e-mail ou, caso seja mais informal, até pelas redes sociais, com fotos da preparação ou da família reunida!

Pense em brincadeiras

Pode parecer clichê, mas ter brincadeiras programadas pode animar muito a festa! A de adivinhar o presente é a mais comum, mas você pode usar a criatividade e inventar outras diversões.

Que tal propor uma customização de fraldas de pano, em que cada convidado pode pintar a sua como quiser? Ou então propor um jogo de stop (“adedanha”) só com temáticas de bebê, como nomes de utensílios, mamães famosas e músicas infantis?

Planeje a sua lista de presentes

Em primeiro lugar, pense no que você realmente precisa. Se foi ao exterior fazer compras, por exemplo, aproveite a oportunidade para pedir uma grande quantidade de fraldas. Caso esse seja o seu segundo filho, veja o que já tem guardado e filtre as opções.

Lembre-se de dar aos convidados a possibilidade de dar presentes em diversas faixas de valor. Também não se esqueça de que a mãe também merece ganhar presentes! Almofadas para as costas ou roupas para o seu novo corpo podem ser opções bacanas.

Tenha uma madrinha de chá

Escolha uma amiga ou familiar para organizar a festa com você! Sabemos que você quer preparar tudo nos mínimos detalhes, mas é sempre bom ter uma ajuda — principalmente no 7º e 8º mês, quando os chás de bebê costumam acontecer.

Pronta para tornar o seu chá de bebê um evento memorável, para você e para os seus convidados? Teve alguma ideia diferente e criativa para a sua festa? Compartilhe com a gente nos comentários e, depois do chá, conte o que foi mais legal!

Marcações: