Pular para o conteúdo

Porque Peppa Pig faz tanto sucesso?

Muita gente tenta entender o motivo do grande sucesso de Peppa Pig, e essa dúvida é totalmente compreensível. Imagine um desenho simples, com um traço quase infantil e sem heróis ou vilões. Um desenho em que o roteiro se baseia em convivência familiar, pequenos diálogos e brincadeiras lúdicas — ou seja, em rotina, sem fantasias. Consegue visualizar esse desenho conquistando crianças de 0 a 11 anos, além de seus pais? A Peppa conseguiu!

O desenho foi exibido pela primeira vez em 2004, na Inglaterra, e se tornou um fenômeno de audiência do Canal Discovery Kids, ficando atrás apenas do cãozinho Doki. O programa gira em torno da vida familiar de Peppa Pig, uma porquinha muito esperta, porém implicante e teimosa, como muitas das crianças. Ela divide situações cotidianas e afetuosas com seu irmão George, seus pais, Mamãe e Papai Pig e seus avós. Com um roteiro bem simples e sem grandes efeitos, a animação conquistou mais de 180 países. Quer descobrir os motivos desse grande sucesso? Continue acompanhando este texto!

1. Simplicidade

Um dos fatores que talvez explique o grande sucesso de Peppa com a criançada é a ausência de grandes efeitos e o traço simples, quase um rabisco infantil — muito diferente de desenhos de super-heróis feito por grandes estúdios. Essa simplicidade aproxima a produção do cotidiano dessas crianças gerando muita identificação.

O desenho apresenta brincadeiras simples, como pular na poça de lama durante uma chuva ou andar de bicicleta no parque, atividades que estão cada vez mais raras nos dias atuais, em que as crianças passam a maior parte do tempo cercada por muros.

2. Presença familiar

A família da porquinha é bem estruturada e simples, com pais presentes e atuantes na educação dos filhos. Mamãe e Papai Pig fazem questão de brincar e participar do crescimento das crianças, sempre com diálogo e afeto. Quando os pais se ausentam, Peppa e George ficam com os avós, que também os educam com carinho e atenção.

Esse provavelmente é um dos fatores que causam encanto nas crianças que assistem ao desenho, pois a presença dos pais é um desejo que nem sempre é correspondido, devido à falta de tempo e correria nos dias atuais.

3. Bons exemplos

Alguns dos atributos mais elogiados pelos pais no desenho da Peppa são os bons exemplos que a animação transmite. O programa traz, de maneira lúdica e bem explicada, a importância de atividades diárias, como escovar os dentes antes de dormir, comer verduras e legumes e tomar os remédios. Há relatos de pais que usam episódios do desenho como exemplo para convencer os filhos a fazerem essas atividades no dia a dia.

Seja pela simplicidade, pelos bons exemplos ou pela rotina familiar, a Peppa vêm marcando a infância dos pequenos em todos os cantos do mundo, e com esse sucesso, certamente ficará por muitos anos no ar. Todo esse destaque levou a Porquinha querida e seus familiares para fora das telinhas — brinquedos e produtos licenciados dos personagens estão presentes nas principais lojas e encantando crianças mundo afora.

Se você também curte o grande sucesso da Peppa Pig e quer conhecer os produtos relacionados a ela, continue em nosso site e confira roupas e acessórios temáticos da nossa porquinha favorita!