Pular para o conteúdo

20 perguntas e respostas sobre o sono do bebê

Ter um filho é, sem sombra de dúvidas, um dos melhores presentes que a vida pode nos dar. E como bons pais, é natural que a gente se preocupe com o bem-estar, o conforto e principalmente a saúde da nossa cria, não é verdade? E se tem um assunto que sempre gera dúvidas, curiosidades e longos debates é, certamente, o sono do bebê.

Afinal, ele é essencial para que o neném cresça e se desenvolva corretamente. Contudo, como cada criança é única e tem necessidades fisiológicas e emocionais diferentes, nem sempre é fácil saber o que fazer quando os pequenos não querem dormir, ficam com manha, choram bastante ou apresentam alguns comportamentos estranhos.

Por esse motivo, preparamos um miniguia com as 20 principais questões sobre o assunto para ajudar você na rotina de cuidados com o seu bebê. Acompanhe!

1. O sono do recém-nascido é diferente do sono do bebê maior?

Sim, e o motivo disso está justamente na adaptação dele ao ambiente externo que é mais intensa nos três primeiros meses de vida — em especial os 28 primeiros dias de vida. Afinal de contas, tudo é novo e bastante diferente de quando ele estava resguardado e seguro dentro da barriga da mãe.

Agora, além de precisar desenvolver os órgãos, os tecidos, o sistema imunológico e a estrutura óssea, ele precisa controlar o próprio sistema digestivo, regular a temperatura corporal, ajustar a respiração e se alimentar de forma diferente — já que antes era por meio da placenta.

Por isso, é comum que ele durma tanto e só acorde para mamar e fazer as necessidades fisiológicas, pois o sono tem papel crucial nessa etapa da vida dele.

2. O recém-nascido consegue diferenciar o dia e a noite?

Basta lembrar o que falamos no primeiro tópico: os primeiros meses são de uma constante adaptação fora do útero. Logo, o recém-nascido não entende essas concepções nem muito menos consegue distinguir em qual período está.

É por isso que o seu filho dorme em horários alternados e corriqueiramente troca o dia pela noite. Por essa razão, o ideal é que você o habitue a diferenciar os turnos do dia fazendo com o que o ambiente onde ele está permaneça claro enquanto ele estiver acordado e escuro (ou na penumbra) enquanto dorme.

3. Quando o choro noturno é motivo para preocupação?

Nos primeiros dias do pequeno em casa, é importante que você redobre a atenção quanto a um eventual choro noturno. Isso porque se ele chora de forma aguda e esperneia por mais de um minuto de forma interrupta é muito provável que não seja fome, mas sim algo que o está incomodado.

Gases, cólicas, dores abdominais, refluxo, dificuldade respiratória e constipação são só algumas das possíveis causas. Em casos assim, coloque-o no colo e veja se ele apresenta alguma melhora ao ficar na vertical. Por outro lado, se persistir, não hesite em levá-lo a um médico!

4. É normal um recém-nascido dormir de olhos abertos?

Alguns pais se assustam e principalmente se preocupam ao ver os filhos dormirem de olhos abertos. Porém, ao contrário do que parece, isso é absolutamente normal nos primeiros meses de vida! Um dos motivos por trás desse fenômeno, por exemplo, é que nem sempre os pequenos conseguem controlar perfeitamente os músculos das pálpebras já que eles ainda não estão totalmente desenvolvidos.

Portanto, se isso ocorrer com o seu neném, sem desespero! Caso queira e se sinta mais confortável, você mesmo pode fechar os olhos dele — sempre, é claro, com o máximo de cuidado para não acordá-lo.

5. Como fazer se o meu bebê só quer dormir no colo?

Por mais óbvio que seja, é preciso fazê-lo desapegar desse mania para não criar uma dependência mais severa que, futuramente, vai dificultar a capacidade dele de cair no sono sem estar ao seu lado.

Para tanto, comece acostumando ele a cochilar no carrinho ou no berço. Essa medida simples já é o suficiente para que o bebê não fique manhoso demais e estranhe uma mudança muito abrupta caso você simplesmente pare de pegá-lo no colo para fazê-lo adormecer.

Além disso, é necessário que você crie uma rotina onde toda noite o seu filho deite para repousar no berço. Nas primeiras semanas, é possível que ele rejeite a mudança, é um fato, mas não vai demorar para que ele se habitue.

6. O que fazer quando o meu bebê dorme de dia e acorda de noite?

Lembra o que falamos no segundo tópico sobre o sono do bebê ser desregulado nos primeiros meses? Pois bem, isso é algo frequente e muitos pais vão lidar com ciclos de sono nos momentos mais diferentes possíveis — e não, não há algo que possa ser feito.

O indicado é esperar os primeiros 90 dias passarem e ele começar a desenvolver o hábito de tirar as sonecas diurnas e vespertinas. A partir disso, será mais fácil estabelecer uma rotina e ele não trocar mais a noite pelo dia.

7. Quantas horas por dia o meu filho deve dormir?

Isso depende de em qual fase ele se encontra. Recém-nascidos, por exemplo, costumam dormir quase o dia todo — e isso não é exagero! São, em média, 16 a 20 horas por dia. Já no período lactente, que vai até os 11 meses de idade, a quantidade de horas cai gradativamente e fica em torno de 14 a 16.

Durante a fase infante, que vai do primeiro ao terceiro ano de vida, a média se estabelece em 12 a 14 horas.

8. Todo bebê aprende a dormir sozinho?

Não. Na verdade, a criança precisa ser induzida ao sono ou pode ter dificuldades para adormecer. É justamente por conta disso que os pais desenvolvem diferentes formas de fazer os filhos ficarem sonolentos e dormirem, como ninar, segurar no colo enquanto se balança em uma cadeira/poltrona reclinável, embalar em uma manta e por aí vai.

9. O que é apneia do sono em bebê?

A apneia do sono é um problema de saúde que atinge alguns bebês e preocupa mães e pais. O motivo disso é que a criança para de respirar por alguns instantes enquanto está dormindo e isso cria uma sequência de sintomas que alarmam os genitores, como baixa frequência cardíaca, diminuição da circulação sanguínea e movimentos quase nulos.

Ao notar que o neném apresenta esses aspectos ao dormir, não deixe de consultar o seu pediatra para que ele faça os exames e dê as devidas orientações para cuidar da saúde do seu filho.

10. Em qual posição o meu filho deve dormir?

O recomendando é que seu filho durma de barriga para cima, especialmente quando ele ainda é um recém-nascido. Dessa forma, evita-se que ele fique em uma posição de risco que favoreça o aparecimento de diversos problemas (como refluxo e azia) e, em casos mais graves, a síndrome da morte súbita.

11. Como colocar o neném acordado no berço?

Há algumas opções para conseguir esse feito, como colocá-lo diariamente no berço e interagir com ele sem o tirar de dentro. Vale brincar, cantar, fazer carinho, utilizar pelúcias e brinquedos para distraí-lo etc.

Comece com 20 minutos e, dia após dia, vá aumentando a quantidade de tempo enquanto você também começa a se distanciar do local e a deixá-lo sozinho até que ele se acostume e não sinta mais a necessidade de chorar, resmungar ou ficar inquieto.

12. Chá de camomila também ajuda a acalmar crianças?

Chá de camomila não induz ao sono. Contudo, tem um efeito nas crianças que é similar ao que ocorre em adultos, isto é, há uma diminuição da produção de cortisol no organismo — que é o hormônio responsável pelo estresse e a agitação — e elas ficam mais tranquilas e relaxadas. Com isso, é mais fácil ficarem sonolentas.

Mas atenção: você só deve oferecer esse tipo de bebida, assim como outros alimentos, após o desmame, certo? Antes disso, somente o leite materno deve ser ingerido por elas.

13. Quando o bebê deve sair do quarto dos pais?

Nos primeiros meses de vida, é recomendado que o bebê durma próximo aos pais já que é uma época de adaptação ao ambiente externo, ele ainda não diferencia dia e noite e tende a acordar em horários alternados para se alimentar.

Contudo, com o avanço da idade e o estabelecimento de uma rotina de sono, é possível que o neném possa dormir sozinho no próprio quarto sem dificuldades. Geralmente, isso ocorre entre o oitavo e o décimo primeiro mês de vida, mas pode variar (e muito) de acordo com cada criança.

14. O que acontece quando o bebê dorme?

O mesmo que sucede com os adultos: eles passam pelos ciclos do sono e, quando chegam na fase REM, sonham. É também nesse momento que o sistema imunológico é fortalecido, o relógio biológico começa a se ajustar, o metabolismo é desacelerado e ocorre a liberação de hormônios essenciais para o crescimento e a regulação de apetite, por exemplo.

15. O neném pode dormir de barriga cheia?

Muitas crianças tornam um hábito primeiro mamar e, só então, dormirem. De uma forma geral, isso não está errado e é até bastante comum durante o período do aleitamento. Entretanto, é preciso ficar atento se o pequeno está ingerindo uma grande quantidade de leite. Se isso ocorre, não é recomendado colocá-lo para dormir.

Isso porque, além do desconforto abdominal seguido por cólicas e gases, é bem provável que ele faça xixi e, inclusive, cocô — o que pode aumentar ainda mais o incômodo dele à noite e dificultar o sono. Sem mencionar que o contato prolongado com as fezes e a urina levam ao desenvolvimento de dermatites.

16. Como deixar o quarto do bebê mais confortável para ele?

Há algumas formas bem simples. Você pode ajustar a iluminação para deixar o cômodo na penumbra com o auxílio de abajures, fechar as janelas para evitar a entrada de correntes de ar frio durante a noite — especialmente no inverno —, colorar um mosquiteiro em volta do berço e se certificar de que a temperatura do quarto está entre 24 e 27 graus.

Fora isso, é importante evitar fontes de barulho no ambiente que possam despertar o pequeno ou até mesmo assustá-lo bruscamente, como telefones, despertadores e dispositivos de áudio (som, home theater, reprodutores de MP3 etc.).

17. Como vestir a criança para dormir confortavelmente?

Para dormir bem, o seu filho precisa estar bem agasalhado, mas sem excessos. Afinal, ele precisa conservar a temperatura corporal, mas não pode estar com muitas peças que dificultem a mobilidade das pernas e dos braços — caso queira se mexer — ou mesmo a respiração dele — caso as roupas estejam muito apertadas.

“Certo, eu entendi. Mas então como vesti-lo adequadamente?”, você deve estar se questionando. Bem, a resposta é bastante simples: basta optar por um body, um macacão ou mijão. Calçá-los com meias confortáveis e macias é um diferencial, principalmente em dias mais frios e no inverno.

18. Manter a criança acordada o dia todo ajuda ela a dormir melhor?

Embora essa crença seja bastante difundida entre gerações, ela não condiz com a realidade. Privar a criança de descansar durante o dia visando que ela durma a noite inteira sem interrupções pode ter justamente o efeito contrário.

Afinal, há uma elevação na liberação de cortisol no organismo e isso não resulta apenas em um bebê irritadiço, nervoso e que chora com mais facilidade. Ao contrário, isso pode prejudicar seriamente o desenvolvimento do seu filho, pois afeta a produção de outros hormônios importantes para o desenvolvimento, o crescimento e a saúde dele, como a melatonina, o GH e a insulina.

19. Quando está doente o bebê dorme mais do que o normal?

Outra concepção equivocada que muitos pais têm e que você não deve assumir como verdade. Quando bebês estão doentes, é normal que fiquem mais quietos e manhosos, porém, eles não dormem acima do normal e a razão disso é bem simples.

Acontece que gripes, resfriado, viroses e afins dificultam a respiração, tornam mais complicada a alimentação e provocam dores e desconfortos ora localizados na garganta e na face, ora difusos por todo o corpo.

É justamente por essa razão que você deve redobrar os cuidados para evitar que o seu filho adoeça e, quando isso ocorrer, para que ele se cure logo.

20. As sonecas durante o dia fazem bem ao neném?

Sim. A partir dos três meses, as sonecas se tornam frequentes tanto de manhã quanto de noite, podem durar de poucos minutos até uma hora e são fundamentais para que o bebê se desenvolva adequadamente.

De quebra, elas contribuem para que ele consiga dormir com mais facilidade durante a noite, sabia? A razão disso é que os cochilos reduzem o cansaço, a ansiedade e a irritação que podem dificultar o sono noturno e deixá-lo desperto madrugada adentro.

E então, respondidas todas as suas dúvidas sobre o sono do bebê? Pois aproveite tudo o que falamos ao longo deste miniguia para aplicar na rotina de cuidados do pequeno e garantir que ele tenha ótimas noites de descanso para crescer saudável e feliz!