Pular para o conteúdo

Como preparar seu filho para a chegada de um irmãozinho

O exame de gravidez deu positivo? De novo? Essa é a hora de preparar o filho para a chegada de um irmão. A partir desse momento, a atenção às duas crianças precisa ser balanceada, para que ninguém se sinta deixado de lado.

Pensando nisso, separamos 6 dicas para preparar seu filho para a chegada de um irmãozinho. Confira a seguir:

Converse sobre o assunto

Se sua gravidez foi planejada, com calendário e tudo, o tempo de preparar o primogênito para a chegada de um irmão ou irmãzinha, provavelmente, já começou faz tempo. É bom falar no assunto, fazendo planos tímidos, para não assustar o pequeno.

No entanto, se a gravidez aconteceu de surpresa, então é necessário acelerar esse processo, adiantando o assunto, o quanto antes, ao seu pimpolho. A vinda de outra criança ou o crescimento da família deve ser apresentado como motivo de alegria.

Saiba preparar seu filho para a chegada do irmão

As mamães conhecem bem os seus filhotes, mas não dá para adivinhar sua reação aos fatos da vida familiar. Suas emoções podem ser surpreendentes, para o bem e para o mal. O sentimento mais falado, quando o assunto é um segundo filho, é o ciúme que o mais velho poderá sentir.

Mas e se não sentir? Muitos outros sentimentos podem surgir e é importante estarmos atentos a eles. Para isso, um diálogo aberto é sempre a melhor atitude!

Inclua o mais velho

É fundamental que o primeiro filho se sinta incluído nos planos, nas compras, nas escolhas que forem feitas. É bem legal, por exemplo, quando o nome do irmãozinho é decidido em família, assim como as cores de roupas e objetos, a decoração do quartinho e alguns brinquedos.

Você pode, até mesmo, incentivar uma doação dos brinquedos do primogênito, que já não brinca mais com alguns deles. Os sentimentos de carinho e a boa expectativa podem crescer bastante, nesses episódios.

Equilibre os espaços

A chegada de um irmãozinho afetará a movimentação da casa e a vida do filho mais velho. Sendo assim, é preciso equilibrar espaços, horários e a atenção — que é o mais difícil. O quarto do primogênito será compartilhado com o bebê? Se for o caso, é importante que essa divisão seja feita com alegria e a participação de quem chegou primeiro.

A experiência não pode ter cara de invasão! Mesmo se não for necessário dividir os espaços assim, é interessante, do mesmo modo, construir um espaço que dê a ambos a noção de que são irmãos e não concorrentes.

Fale sobre a vida de primogênito

Ser o filho mais velho tem suas vantagens, mas seu pequeno ainda não sabe disso. Pode ser que ele só esteja pensando no que acha que perderá, como o delicioso colinho da mamãe.

Para preparar seu baby para a chegada de um irmão, converse sobre a influência que ele terá sobre o novo morador da casa e o quanto ele poderá ajudar. Além disso, algo muito importante acontecerá: eles poderão brincar juntos! E o colo e o coração das mamães têm sempre lugar para mais um!

E você, conhece outras dicas para preparar os babys para a chegada de um irmãozinho? Compartilhe conosco e não deixe de assinar a nossa newsletter!

Marcações: