Pular para o conteúdo

Primeiras visitas a bebês recém nascidos

Muita gente se empolga quando chega a notícia do nascimento de um bebê. Amigos e familiares ficam muito ansiosos para conhecê-lo, para pegá-lo no colo, enchê-lo de beijos e fazer uma grande festa. Porém, muitas pessoas não imaginam todos os cuidados que devem ter com o recém-nascido.

Os bebês muito novinhos são pequenos, lindos, fofos, mas têm a imunidade baixa — o que aumenta a chance de contraírem doenças por meio de bactérias e vírus. Além disso, é fundamental prezar pelo conforto da nova mamãe nesse momento de muito cansaço e de mudanças bruscas na rotina. Pensando nisso, neste post, selecionamos 8 cuidados necessários para as primeiras visitas ao bebê e à mamãe. Confira!

Defina o local da visita

Os visitantes normalmente têm duas opções: ir ao hospital, em que os horários de visita e o contato são mais restritos, ou à casa da nova mamãe. Como já mencionamos, os recém-nascidos são delicados devido à baixa imunidade e, por isso, os cuidados devem ser os mesmos em qualquer lugar.

Na hora de decidir, é essencial conversar abertamente. Pela praticidade, você pode preferir receber visitas no hospital ou, por outro lado, deixar as visitas para mais tarde, na sua própria casa.

Marque horários para receber visitas

Receber pessoas queridas para celebrar a chegada do bebê é muito bom, mas é preciso organizar o horário das visitas para evitar aglomerações e, consequentemente, melhorar o seu planejamento para a boa recepção de amigos e familiares.

Marcar a visita com antecedência evita que as pessoas cheguem no momento da soneca do bebê, por exemplo. Momentos de refeições dos pais ou da amamentação do bebê também não são ideais para visitação. De maneira geral, as visitas devem ser breves, respeitando os limites e o espaço da família.

Tenha muito cuidado com a higiene

Perto do bebê, é fundamental que todos mantenham as mãos sempre limpas. Para isso, tenha álcool gel em casa, que é prático e muito eficaz. Avise suas visitas quanto a isso e, caso não tenha álcool gel por perto, oriente-as para que lavem as mãos com água e sabão antes de tocarem no recém-nascido.

Tome cuidado com crianças durante a visita

As primeiras visitas ao bebê não são ocasiões adequadas para crianças. Nos primeiros dias de vida, o recém-nascido precisa evitar barulhos e aglomerações. As crianças podem ficar impacientes durante a visita, causando confusões. Além disso, por mais que você queira receber seus amigos e familiares, também precisa descansar e evitar agitações.

Aconselhe pessoas doentes a esperar um pouco mais

Para um adulto com todas as vacinas em dia, um resfriado desaparece em questão de dias. Já para um recém-nascido, ainda com pouca imunidade, qualquer doença pode causar grandes problemas!

Por isso, quem estiver doente ou com qualquer sintoma diferente deve remarcar a visita, aparecendo na sua casa apenas quando estiver melhor. A saúde do pequeno agradece!

Evite cheiros fortes

Recém-nascidos ainda não foram diagnosticados com alergias ou restrições, portanto, não devem ser expostos a cheiros fortes. Perfumes e cigarros, por exemplo, devem ficar de fora da visita, pois podem causar irritações no bebê.

Jamais acorde o bebê

O soninho do recém-nascido é de quase 18 horas por dia, e todo esse tempo de descanso é fundamental para seu crescimento e desenvolvimento. Portanto, se o bebê estiver dormindo na hora da visita, nada de acordá-lo!

Estabeleça regras para pegar no colo, beijar ou tirar fotos

Bebês são frágeis e vulneráveis a contaminações, portanto, não é nada recomendado que uma visita que acabou de chegar da rua pegue-o no colo! Beijos e fotos também exigem o aval dos pais, pois é ela quem decide o contato que outras pessoas terão com o recém-nascido.

Esses cuidados fazem toda a diferença no momento de celebrar a chegada do bebê. Nessa primeira fase da vida da criança, os cuidados são mais específicos, mas a partir dos 6 meses de vida, a quantidade de regras diminui e o seu bebê corre menos riscos de adoecer.

Agora que você já sabe como organizar suas visitas e apresentar seu recém-nascido para amigos e familiares, que tal compartilhar as dicas deste post nas suas redes sociais?