Pular para o conteúdo

Primeiros dias de vida de um bebê

Poucas coisas na vida são tão gostosas quanto ter um bebê novinho em casa. As roupinhas fofas, o cheirinho e aquela pessoinha tão especial e amada que chegou trazendo tanta alegria. Porém, com as alegrias, vêm também algumas preocupações, não é mesmo?

Ao nascer, o bebê abandona o útero da mãe para entrar em um mundo totalmente novo. Mas nesse ambiente em que tudo é novidade, os pais de primeira viagem também precisam se adaptar!

Se você acaba de se tornar mãe pela primeira vez, vamos mostrar neste artigo alguns cuidados fundamentais que você e o papai devem ter com o recém-nascido.

Após a leitura, você verá que a rotina com o bebê não é tão complicada, principalmente quando repleta de momentos de amor e carinho. Confira!

Transmita segurança

Os primeiros dias são os mais difíceis. Há toda uma adaptação acontecendo em ambas as partes: a mamãe costuma ter inseguranças quanto aos cuidados com o bebê, medo de machucá-lo ou de não entender os sinais de fome, sono ou incômodos. Já o pequenino está se habituando ao novo ambiente, e todas as sensações são novidades.

Diante disso, é essencial que você, como mãe, transmita segurança e tranquilidade ao seu filhote para que ele não se assuste com os cuidados na hora da troca de fralda e banho. Para isso, pode ser interessante criar o hábito de conversar com o baby durante essas atividades: narre tudo o que está fazendo, pois mesmo sem entender nossa linguagem, a voz da mãe passa mais segurança ao pequeno.

Oriente as visitas

Quando um bebê nasce, é natural que amigos e familiares fiquem ansiosos para ir conhecê-lo. O problema é que, muitas vezes, a mamãe e o pequerrucho não estão muito disponíveis para tantas visitas. Por isso, alguns cuidados são fundamentais para quem pretende visitar um recém-nascido. Se possível, oriente seus convidados a:

  • Não usar perfume forte, para não incomodar os narizes sensíveis;
  • lavar as mãos antes de tocar no recém-nascido;
  • adiar a visita, caso esteja com gripe ou resfriado;
  • e, o mais importante, ser breve — algumas pessoas não entendem que visita precisa ser rápida, afinal, a mamãe costuma estar cansada e o bebê também precisa dormir.

Visitas sempre são bem-vindas, e é ótimo saber que nosso filho ou filha é querido por todos, mas esse momento entre mamãe e bebê exige o máximo de tranquilidade e privacidade.

Cuide bem da sua alimentação

Há muitas controvérsias quando o assunto é a alimentação da mãe que amamenta. Alguns médicos defendem a ideia de que tudo o que a mãe come passa para o leite integralmente e influencia a nutrição bebê. Outros dizem que apenas os melhores nutrientes passam para o leite, então não há consequências negativas para o bebê.

De qualquer forma, o melhor a fazer é não exagerar em nada e ir voltando à sua dieta alimentar gradualmente e sempre observando se o bebê não passa a ter mais cólicas quando você ingere determinado alimento.

Amamente

Amamentar é maravilhoso, estreita os laços entre mamãe e bebê e ainda fortalece o sistema imunológico do pequenino. De quebra, isso te ajudará a perder a barriga, pois ao amamentar o útero contrai e volta ao tamanho normal mais rapidamente.

Lembre-se de que o recém-nascido tem o estômago muito pequenino, nos primeiros dias, ele suporta só cerca de 7 ml de leite — se for fazer um comparativo, seria algo do tamanho de uma cereja pequena, já pensou?!

Com o passar dos dias, essa capacidade vai aumentando, chegando a 70 ml na segunda semana. A partir daí vai aumentando em torno de 20 ml por quilo ganho. Por isso é importante não deixar o bebê sem mamar durante muitas horas quando estiver acordado: como o estômago é muito pequeno, nos primeiros meses ele irá mamar com mais frequência.

O ideal é amamentar em livre demanda e oferecer o peito sempre que solicitado.

Dê muito colo e amor

Antigamente, as pessoas costumavam dizer que se você desse muito colo ao bebê recém-nascido ele ficaria mal-acostumado. Mas, atualmente, vários estudos e pesquisas comprovaram que o melhor lugar para um recém-nascido é perto da mãe, com seu cheiro e calor.

Então não tenha receio de pegar seu bebê: saiba que o seu colo é o melhor lugar do mundo para ele, que saiu há tão pouco tempo do útero onde podia ouvir 24 horas por dia seus batimentos cardíacos e sentir seu calor em tempo integral.

Não espere que ele fique muito tempo sozinho em um berço ou carrinho, esses são para o pequeno são lugares apáticos e frios. Acredite, ele sente muito a sua falta, e um bebê bem-acolhido será uma criança muito mais segura futuramente.

Ter um filho é a maior aventura que você irá viver! São tantas emoções envolvidas, tantas descobertas a cada dia. É algo realmente maravilhoso e muito compensador ver seu filho crescendo e descobrindo o mundo.

Outros cuidados necessários para os primeiros dias de um recém nascido

1. Banho

Cuidar da higiene do bebê não é apenas uma maneira de deixá-lo cheiroso e limpinho, mas também de garantir sua saúde. Portanto, o banho diário é fundamental!

Para isso, é preciso uma banheira com água em temperatura entre 36 e 37º C, em uma área segura e arejada. Usando as mãos e um sabonete neutro, massageie todas as dobrinhas, coto umbilical e membros do bebê, enxaguando bem para tirar toda a espuma.

Após o banho, não se esqueça de enrolar seu bebê em uma toalha bem quentinha, evitando mudanças bruscas de temperatura que podem provocar resfriados e outras doenças.

2. Coto umbilical

Após o parto, o cordão umbilical que unia a mãe e o bebê é cortado, mas um pequeno fragmento permanece na barriga do recém-nascido, vindo a cair entre 7 e 15 dias. Apesar de ser algo comum, muitos pais não sabem o que fazer para manter esse coto limpo e seco.

Ao contrário do que muitos pensam, o uso de faixas sobre a área não é necessário. Deve-se apenas lavá-lo com água morna e sabão durante o banho, secá-lo bem e depois aplicar um pouco de álcool 70% com o auxílio de uma gaze ou hastes flexíveis de algodão. Isso evita infecções e favorece a cicatrização.

3. Trocas de fraldas

Até que o bebê tenha autonomia para usar o banheiro, ele precisará de fraldas para conter suas necessidades fisiológicas. Assim, as trocas fazem parte dos cuidados com o recém-nascido.

É preciso mudar a fralda frequentemente ou sempre que o bebê evacuar, pois o contato prolongado com urina e fezes pode levar a dermatites. Além disso, é fundamental hidratar a região com pomadas específicas após o banho e sempre que necessário.

4. Cólicas

Ainda não se sabe exatamente o motivo das cólicas dos recém-nascidos, mas suspeita-se que elas estejam ligadas à alimentação da mãe, ingestão de ar durante as mamadas e imaturidade do sistema digestivo. O problema é que elas causam desconforto tanto para o recém-nascido quanto para os pais.

Se o bebê está alimentado e descansado, mas mesmo assim chora por grandes períodos, possivelmente ele está sofrendo de cólicas. Para mudar o cenário, tente acalmá-lo junto ao colo, faça massagens em suas costas, não o alimente em excesso e certifique-se de fazê-lo arrotar após as mamadas.

5. Vacinas e exames

Muitos pais ficam com o coração na mão ao verem o recém-nascido chorar com as vacinas e exames. No entanto, esses procedimentos são indispensáveis para detectar problemas e evitar o surgimento de doenças graves.

Muitos desses exames e vacinas ainda são feitos na maternidade — como o teste do pezinho e a triagem auditiva —, enquanto outros são realizados no decorrer dos primeiros meses e anos de vida.

É importante conversar com seu médico pediatra para que tudo fique em dia e o bebê receba os cuidados necessários. Portanto, atente-se aos prazos corretos dos exames e vacinas. 

6. Repouso

O descanso é essencial para manter seu bebê saudável. Os recém-nascidos dormem de 16 a 18 horas por dia, mas muitas vezes há pequenos intervalos. Nos primeiros 20 minutos, o sono é leve e agitado, mas depois ele fica profundo.

É preciso respeitar esse início do sono e estar ciente de que eles acordam a cada 3 horas para se alimentar. O bebê deve ser colocado para dormir em um quarto seguro, calmo e silencioso. Além disso, ele deve dormir de barriga para cima, sem cobertas ou bichos de pelúcia em cima do rosto.

Ter um bebê é uma das coisas mais mágicas que existem. Por isso, é sempre bom estar tranquila para conseguir aproveitar cada segundo desse primeiro contato!

Gostou de saber os principais cuidados com o recém-nascido? Lembrou de mais alguma dica que não citamos aqui? Deixe seu comentário e conte as suas experiências pra gente!