Pular para o conteúdo

Quais são os primeiros sintomas de gravidez

Sem dúvidas, a gravidez é um dos momentos mais especiais vividos por uma mulher. Ao longo dos nove meses de gestação, o corpo passa por muitas mudanças para o desenvolvimento do bebê, para o parto e para a amamentação. Porém, as maiores alterações ocorrem a partir do terceiro trimestre.

No post de hoje, listamos as 6 principais mudanças no corpo durante a gravidez e explicamos porque elas ocorrem. Acompanhe e entenda!

Muito sono e cansaço

Logo no primeiro trimestre, é normal sentir sono e cansaço excessivos. É comum isso se amenizar no segundo trimestre, mas ambos tendem a voltar no terceiro.

Esse sono incontrolável é causado principalmente pela elevação da progesterona no corpo, um hormônio feminino que proporciona a formação da placenta e é fundamental para o desenvolvimento do neném.

No terceiro trimestre, a mamãe passa a ter dificuldades para dormir principalmente por causa dos seios doloridos e por não encontrar posição confortável para a barriga. Essa insônia ocasiona sonolência e fadiga no dia seguinte.

Mamas pesadas e doloridas

Esse é um dos primeiros sintomas percebidos nas semanas iniciais. Ele ocorre porque a progesterona e a prolactina provocam o aumento das glândulas mamárias. Você poderá notar que os vasos sanguíneos ficarão mais aparentes, o que acontece porque há maior concentração de sangue no local. Os mamilos também podem ficar mais escuros, mas a cor volta ao normal depois do parto.

Prisão de ventre

Como o corpo produzirá um hormônio para que a musculatura do útero relaxe, o mesmo ocorrerá com a musculatura do intestino, tornando-o mais lento. O ideal é beber bastante água, cuidar da alimentação e praticar exercícios físicos liberados pelo seu médico.

Vontade de urinar com frequência

A partir do segundo mês, a grávida sentirá vontade de urinar com maior frequência. Há dois motivos para isso: os rins precisarão filtrar um volume maior de sangue, e isso ocasiona maior produção de urina. Com o aumento do tamanho do útero, a bexiga também ficará comprimida, causando mais idas ao banheiro.

Enjoos

Comum em 80% das grávidas, os enjoos podem durar até o fim do terceiro mês. Assim como em outras mudanças no corpo durante a gravidez, esta também se relaciona ao aumento da progesterona no organismo. Infelizmente, não há algo infalível contra os enjoos, mas a grande maioria das grávidas afirma que consumir biscoito salgado antes de levantar da cama minimiza as náuseas.

Mudanças na pele

Muitas mulheres podem notar que os mamilos e a região genital ficam mais escuros durante a gravidez, e manchas na pele também costumam surgir. O responsável por isso é o hormônio melanotrófico, que acelera a síntese de melanina. A boa notícia é que essas manchas e escurecimentos somem em até um ano após o parto. Outra vantagem é que a oleosidade e a acne diminuem bastante nesse período.

Apesar de todas essas mudanças no corpo durante a gravidez, esperar um filho é um momento indescritível: escolher o enxoval, o nome do bebê e montar o quartinho são experiências únicas! Assim, cada alteração no corpo vale a pena, pois todas são necessárias para o melhor desenvolvimento do bebê.

Vale lembrar que cada gestação tem suas características particulares, portanto nem todas as futuras mamães sentirão as mudanças de maneira igual. O ideal é tentar relaxar nessa fase tão mágica, diminuir a ansiedade e procurar descansar bastante.