Pular para o conteúdo

Pulseira anti-enjoo: como funciona

O início da gestação pode gerar alguns desconfortos para as mamães e o enjoo é um deles. Atualmente é possível encontrar métodos e alimentos que ajudam a amenizar essa situação. Mas você já ouviu falar sobre a pulseira antienjoo, um método bastante difundido entre as gestantes?

Ainda não? Então confira logo abaixo como ela pode ser favorável no combate ao enjoo durante a gestação!

A chegada da pulseira antienjoo

O princípio de funcionamento da pulseira antienjoo vem de técnicas chinesas que reestabelecem o equilíbrio orgânico por meio da pressão em alguns pontos do corpo. Por muitos anos, marinheiros e mergulhadores utilizavam braceletes  antienjoos para aguentarem o dia de trabalho. 

O método tornou-se conhecido entre as gestantes dos Estados Unidos e da Europa, já que funcionava contra enjoos matinais. Os anos passaram e a eficácia foi comprovada durante um estudo feito pelo professor John Dundee da Queen’s University de Belfast (Irlanda do Norte). Ele comprovou que o processo de acupressão prevenia os enjoos da gravidez.

A técnica ficou tão difundida que a pulseira passou a ser usada em pacientes pós-operatórios, porque reduziam em 10% a incidência de náusea provocada pela anestesia.

A eficácia da pulseira antienjoo

Um botão colocado na parte interna da pulseira pressiona um ponto conhecido pela medicina chinesa como Ponto Nei-Kuan, localizado no centro de cada pulso. Quando esse local sofre uma leve pressão, as fibras nervosas são estimuladas, reduzindo os sintomas de náuseas e vômitos.

Os enjoos são uma reação do corpo em resposta ao aumento do HCG, o principal hormônio da gravidez. Esse hormônio faz com que a gestante produza uma salivação mais alcalina e por consequência gera o mal-estar.

Para que a eficácia seja garantida, deve-se pressionar os dois pulsos, ou seja, é necessário usar uma pulseira em cada braço. O tempo para ação é de 2 a 5 minutos. Se utilizada antes dos primeiros indícios de enjoo, a ação pode ser intensificada.

Por ser um tratamento sem drogas ou qualquer tipo de ingestão, as pulseiras não têm contraindicações. O importante é manter o botão no local certo, pressionando o ponto 6 do Do-In.

Manutenção das pulseiras

Práticas e simples, as pulseiras são uma faixa elástica produzidas com linha acrílica, náilon e elastano; têm também um botão de pressão hipoalergênico. Podem ser lavadas até cinco vezes com água morna e detergente neutro para que seja garantido o maior tempo de elasticidade.

Lembre-se que a pulseira não pode ser muito apertada, mas também não pode ficar frouxa no pulso. A pressão deve ser leve e você não sentirá nenhuma dor ou desconforto.

As pulseiras  antienjoo agem de forma natural e segura. Mas é sempre importante verificar a qualidade e idoneidade da marca do produto.

Caso tenha dúvidas na hora de adquirir a pulseira antienjoo, converse também com seu médico e tire todas as dúvidas. É sempre importante ter o acompanhamento de um especialista, especialmente se surgirem outros incômodos durante a gestação.

E você? Já usou a pulseira antienjoo? Conte sua experiência nos comentários e compartilhe com a gente suas impressões!