Pular para o conteúdo

Qual é a melhor idade para engravidar?

Se antigamente as mulheres ficavam grávidas bem novas e não investiam muito em sua carreira, esse cenário mudou nas últimas décadas: hoje, muitas mulheres buscam uma vida financeira estabilizada e reconhecimento na carreira, e só depois pensam em ter um bebê. Muitas vezes, a dúvida que surge é qual a melhor idade para engravidar.

Você é uma dessas mulheres que postergaram a gravidez e agora sente o relógio biológico falar mais alto? Está ansiosa para o seu teste de gravidez dar positivo? Se esse é o seu caso, não se preocupe: você não está sozinha, e estamos aqui pra te ajudar!

Neste post, explicaremos quais são as fases de fertilidade durante a vida da mulher, qual é a melhor idade para ficar grávida e como se preparar para a gestação. Acompanhe e saiba mais!

Quais as fases da fertilidade feminina?

Para o seu sonho virar realidade e você engravidar do seu primeiro filho, precisa conhecer as fases da fertilidade feminina, e assim compreender como ocorre e como o envelhecimento pode afetar esse processo.

Mulheres com mais de 19 e menos de 26 anos
Nessa faixa etária, as mulheres estão no pico da fecundidade. A chance de engravidarem durante uma relação sexual sem proteção e na época da ovulação é 30% maior.

Mulheres entre os 27 e 34 anos
A chance de engravidar tendo uma relação na época da ovulação e sem proteção começa a cair progressivamente, não ultrapassando o percentual de 20%.

Mulheres com 40 anos
A chance de engravidar na mesma situação das anteriores chega apenas a 5%.

Mulheres entre 41 e 47 anos
Com a menopausa se aproximando, os hormônios reprodutivos e a fecundidade são raros, o que pode representar o fim da vida reprodutiva de uma mulher.

Qual a melhor idade para engravidar?
O ideal é engravidar entre 20 e 34 anos, quando o organismo feminino ainda não sofreu as principais modificações da idade e a fertilidade é uma chance de sucesso.

Mas existem alguns cuidados que podem ajudar quem deseja ficar grávida a partir dos 35 anos, como tomar ácido fólico, fazer exames regularmente, iniciar o pré-natal cerca de seis meses antes e congelar os óvulos e espermatozoides.

Como se preparar para a gravidez?

Engana-se quem pensa que apenas a idade é um fator determinante. Saiba que é preciso ficar atenta também ao estado da sua saúde. Por isso, vale a pena conferir cada detalhe com um médico de confiança para que os nove meses de gestação sejam tranquilos e saudáveis.

O primeiro passo é avaliar a situação da sua carteira de vacinação. Antes mesmo de engravidar, você precisa se proteger contra catapora, hepatite A e B, rubéola, sarampo e caxumba.

Os testes de sorologia para HIV e hepatite B e C também são indispensáveis durante os preparativos, assim como os exames para detectar problemas como hipotireoidismo, diabetes e pressão alta, pois são comuns entre mulheres acima dos 35 anos e podem interferir na gravidez.

Lembre-se de que é essencial o aconselhamento de um obstetra e ginecologista para o tratamento dessas doenças.

Quais as vantagens de ter um bebê mais velha?

Sabe aquele estresse psicológico pelo qual toda mulher jovem que engravida passa? O bom é que ele não fará parte de sua vida!

Quando a maternidade acontece em uma idade mais avançada, a mulher já tem um experiência emocional mais fortalecido. Por conta disso, o estresse e a depressão diminuem significativamente.

Livres da imaturidade, as mulheres compreendem com mais facilidade a necessidade de uma atividade física, uma alimentação balanceada, seguem as recomendações médicas e sabem a importância de controlar a hipertensão, colesterol alto, problemas cardíacos e tudo que pode ser prejudicial a sua saúde e a do bebê.

Agora você já sabe sobre a fertilidade feminina e qual a melhor idade para engravidar. Lembre-se de se preparar antes e consultar um médico especialista quando decidir que a hora de ter um filho chegou.

Gostou do conteúdo? Quer continuar acompanhando mais notícias sobre maternidade e outros assuntos relacionados? Então assine nossa newsletter!