Pular para o conteúdo

Quantas fraldas um bebê usa em cada fase da vida?

Melhor Fralda para Bebês

A chegada de um bebê implica quase sempre em um extenso planejamento relacionado à quantidade de fraldas descartáveis para comprar. Pensando em te ajudar, reunimos neste post, várias informações úteis para te ajudar a ter um bom planejamento fraldário para o seu bebê.

Tipo de fraldas por peso:

Você já pensou em quantas fraldas um recém-nascido usa diariamente? E a partir de quando é preciso incentivar o desfralde? Essas são perguntas importantes na vida de toda mãe e cujas respostas ainda facilitam na hora de organizar um chá de fraldas. Continue acompanhando!

Quantidade de fraldas ideal

O volume de fraldas utilizadas pelos bebês varia dependendo do tempo de vida. Crianças com até 40 dias usam entre sete e oito fraldas diariamente. À medida que crescem o ritmo de trocas diminui, geralmente chegando a quatro ou cinco unidades por dia quando tiverem mais de um ano e meio.

Tabela de Fraldas

Não deixe o bebê muito tempo com a mesma fralda

É importante prestar atenção ao intervalo de tempo entre uma troca e outra. Geralmente os bebês não devem passar do que quatro horas com a mesma fralda, já que isso provoca alergias e irritações por causa do contato da pele sensível com o xixi ou cocô.

Os recém-nascidos normalmente fazem xixi logo depois de mamarem ou comerem algo, por isso fique atenta a esses momentos e faça trocas de fraldas regulares. Aproveite e use também pomadas contra assaduras.

Se a pele do neném começar a ficar muito avermelhada na região genital é um alerta para aumentar a quantidade de trocas, principalmente nas meninas que estão ainda mais sujeitas a infecções.

Fraldas em cada fase da vida do neném

As fraldas mudam de tamanho de acordo com o peso do neném. Elas variam do recém-nascido até o extra grande.

Recém-nascidos – de 2 kg a 6 kg

As fraldas para recém-nascidos geralmente perdem-se com facilidade ou nem são utilizadas. O que ocorre é que a maioria atende nenéns de até 3,5 kg (alguns fabricantes têm uma modelagem para até 6 kg) e muitas crianças já nascem com essa medida ou acima dela.

Nesse momento as trocas diárias são de sete a oito unidades.

Fralda Tamanho P – entre 3,5 kg até 7,5 kg

É a modelagem para bebês dos dois aos quatro meses de idade. Aqui geralmente ocorrem entre seis e oito trocas por dia.

Fralda Tamanho M – de 6 kg a 9 kg

Um dos tamanhos mais usados pelas crianças, por isso deve ser priorizado em chás de fraldas. Atende bebês entre cinco e dez meses de nascimento.

As trocas diárias variam de cinco a seis fraldas.

Fralda Tamanho G – de 9 kg a 12 kg

Juntamente com o tamanho M, a quantidade de fraldas G dura bastante, pois a criança consegue utilizá-la dos 11 aos 20 meses de idade. Nesse período a quantidade de trocas necessárias já diminui e fica em cinco unidades por dia.

Fralda Tamanho GG e XG – acima dos 12 kg

Esse já é o momento de começar o processo de desfralde — sempre levando em conta as individualidades de cada criança. Aqui aparecem os últimos tamanhos disponíveis, geralmente usados por neném de um ano e meio em diante.

Fraldas: indicativo de saúde

Observar a quantidade de fraldas utilizadas e o aspecto delas também é um indicativo da saúde do bebê. Se você notar que a criança está passando mais do que quatro horas com a fralda seca pode ser um sinal de desidratação e é preciso aumentar o número de mamadas ou conversar com o médico.

Resquícios de urina clara na fralda é um bom sinal. Urina escura e concentrada pode significar falta de líquido. No caso das fezes, elas devem ser em textura mais pastosa.

Idade do desfralde

Não existe um momento padrão para iniciar o desfralde, ele vai depender de cada criança.

O maior tamanho das fraldas geralmente é o extra grande, que atende os pequenos acima de 12 quilos, o que geralmente representa um ano e meio de idade. Contudo existem crianças que vão deixar de usar fralda depois disso.

De forma geral, os médicos dizem que a partir de um ano e meio os bebês conseguem controlar o esfíncter anal, que é o responsável pelo movimento de liberação das fezes. Só que vários outros fatores precisam ser lavados em consideração.

É importante conversar com a criança e perceber se ela já consegue obedecer a comandos simples ou imitar a ação dos pais e só a partir de então é que se começa o processo do desfralde. Em todo caso, esse precisa ser um momento lúdico e sem cobranças.

Infográfico: quantidade média de fraldas que um bebê usa.

Conclusão

A quantidade de fraldas descartáveis utilizadas envolve uma série de fatores e os pais precisam estar atentos a cada um deles para manter a saúde o bebê e não evitar desperdícios.

Mas se você é uma mão econômica e inteligente, o certo mesmo é contar com um Clube de Assinatura de fraldas inteligente!

Acesse meufraldrario.com.br e saiba como como receber a quantidade IDEAL de fraldas, a cada fase da vida do seu bebê.

Marcações: