Pular para o conteúdo

Quanto custa ter um filho

A chegada de um bebê na família é sempre motivo para muitas comemorações. No entanto, o momento também costuma trazer muitas dúvidas relacionadas aos cuidados, ao que precisa ser comprado e até mesmo aos gastos que os pais terão a partir da gestação — ainda mais quando se trata da primeira gravidez.

Quanto custa ter um filho é uma questão que envolve diversos fatores. É preciso considerar, inclusive, a renda da família, pois há gastos essenciais e outros que podem ser adaptados, por exemplo.

E para te ajudar a entender quais são esses gastos e como se organizar, neste post explicamos tudo o que você precisa fazer desde o planejamento da gestação até os primeiros anos de vida do seu filho.

Planejando a gravidez

Quando os pais decidem pela gravidez, a primeira providência é encontrar um espaço para o bebê na casa, ou seja, tudo começa pelo o seu quarto. Às vezes, é preciso fazer adaptações como reformas. Então, já inclua isso na planilha de custos.

Mesmo antes da gravidez, já será possível pesquisar e calcular compras essenciais como os móveis para o quarto, custos de planos de saúde é pré-natal — que são considerados fundamentais para o acompanhamento seguro ao longo da gestação.

Além disso, há pais que desde o nascimento dos filhos se preocupam em guardar uma poupança mensal para gastos com estudos como universidade, intercâmbio e cursos extracurriculares.  

Preparando a casa e o enxoval

Durante a gravidez, os gastos serão com a montagem do quarto do bebê e também com o enxoval. Essa é uma etapa muito importante e, principalmente, pais de primeira viagem costumam cometer exageros no que diz respeito às primeiras compras.

É uma boa fase para organizar um chá de fraldas, evento em que amigos e parentes podem presentear o bebê com muitas fraldas e outros produtos que serão muito úteis nos primeiros meses.

Então, antes de comprar fraldas, espere por esses presentes e não saia às compras sem uma lista do que o bebê vai precisar, pois isso evitará que muitos artigos desnecessários sejam comprados.

Quanto custa ter um filho nos primeiros anos

De maneira geral, antes do parto os gastos serão com os móveis, organização do quarto, enxoval, carrinho, banheira e utensílios como babá eletrônica, mamadeiras e itens de higiene.

Após o nascimento, nos primeiros meses você precisará se preocupar basicamente com as fraldas e roupas, que mudarão conforme o crescimento do bebê. Nos primeiros meses, certamente não será preciso se preocupar com alimentação, pois só existe a necessidade do leite materno.

Em casos específicos, de acordo com orientação médica, será preciso acrescentar à alimentação fórmulas especiais também. As papinhas se iniciam por volta do sexto mês, então, já serão outros gastos também.

Com o passar do tempo, serão mantidos gastos fixos como plano de saúde e educação, que começa com o berçário e chegará aos custos de uma universidade. Compra de brinquedos, viagens e momentos de lazer também devem ser inclusos, afinal, tudo isso envolve também o quesito qualidade de vida.

Gostou das nossas dicas sobre quanto custa ter um filho? Aproveite e curta nossa página no Facebook para continuar por dentro de todas as novidades!