Pular para o conteúdo

Respirando fundo: como a controlar a ansiedade na gravidez

Desde o momento da descoberta da gravidez até os dias que antecedem o parto, a cabeça da mulher é tomada por um turbilhão de pensamentos. Esse é um período intenso de descobertas e de excesso de informações, o que faz com que os quadros de ansiedade na gravidez se tornem praticamente inevitáveis.

Assim como em qualquer outra situação, o ideal é respirar fundo, se tranquilizar e tentar manter a mente ocupada. Para te ajudar nessa missão, explicaremos a seguir as razões da ansiedade na gravidez e daremos algumas dicas para evitá-la. Confira!

Por que é comum sentir ansiedade na gravidez?

Os motivos são vários, mas todos eles têm a ver com o fato de que, para você, tudo é uma grande novidade! Por mais que haja planejamento e sonhos com a gravidez, lidar com ela quando realmente acontece é um misto de incertezas e medo do que está por vir.

Alguns dos principais motivos apontados são:

  • medo do pós-parto: cuidados, amamentação, etc;
  • insegurança em não atingir as expectativas como mãe;
  • preocupação com as mudanças do corpo durante a gravidez;
  • insegurança em relação à vida do casal (pai e mãe);
  • incerteza sobre ser o momento ideal para engravidar;
  • falta de tempo para estruturar o novo estilo de vida.

Seja qual for a razão, ela é totalmente compreensível. Afinal, engravidar envolve não apenas a sua vida, mas também a do seu parceiro e, é claro, do seu bebê.

Conheça os sintomas da ansiedade na gravidez

O excesso de preocupação e tensão durante a gravidez pode levar a sintomas de ansiedade, como:

  • descontrole emocional;
  • palpitação cardíaca;
  • pensamentos negativos;
  • sensação de falta de ar;
  • ganho de peso.

Esses sintomas devem ser observados de perto e tratados por um especialista. Por isso, procure seu obstetra e converse a respeito do assunto! Ele certamente te indicará exercícios, sessões de terapia, entre outros tratamentos que vão manter a sua saúde e a saúde do seu bebê preservadas.

Saiba como amenizar a ansiedade na gravidez

Pratique ioga e meditação

Durante a gravidez, aposte em práticas como ioga e meditação. Ambas ajudam no controle da mente, no autoconhecimento e contam com técnicas de respiração que podem te ajudar muito.

Além dos benefícios para o controle da ansiedade, a ioga, por exemplo, também trabalha a circulação, o que contribui para diminuir os inchaços causados pela gravidez.

Mantenha uma boa alimentação

A alimentação é a sua principal aliada para se livrar dos sintomas da ansiedade. Por meio de uma dieta balanceada, é possível evitar episódios de mal-estar que te deixariam ainda mais preocupada.

Uma alimentação equilibrada também é garantia de boa saúde para você e para seu bebê, que se desenvolve a partir dos nutrientes que você fornece a ele.

Cerque-se de pessoas positivas e experientes

Para lidar com toda a sensibilidade e com todos os medos existentes na gravidez, fique perto de pessoas que te apoiam e querem o seu bem. Procure também conversar com mulheres que já passaram por essa fase para trocar experiências.

Lembre-se que é durante a gestação que você formará os primeiros vínculos com o seu bebê. Curta esse momento, pois ele é único na vida de uma mulher!

Agora que você já sabe como controlar a ansiedade na gravidez, que tal continuar acompanhando outras dicas para passar pelo período de gestação sem estresse? Curta a nossa página no Facebook e receba nossos conteúdos no seu feed de notícias!