Pular para o conteúdo

Ronco infantil: devo me preocupar ou não?

O sono do bebê é muito importante para o seu crescimento e desenvolvimento cognitivo. As horas em que as crianças passam dormindo são responsáveis pela formação das memórias de longo prazo e pela liberação de uma maior quantidade do hormônio do crescimento, por exemplo. Por isso, dormir bem é fundamental para a saúde do seu filho.

Em geral, quando estão dormindo, os bebês têm uma respiração silenciosa e regular. Mas, em alguns casos, os pequenos podem roncar ou respirar com dificuldade. Veja abaixo quando o ronco infantil pode ser preocupante e o que fazer.

Quando o ronco infantil é normal?

É comum que os recém-nascidos funguem com alguma frequência. Isso porque suas fossas nasais ainda são muito estreitas e curtas, o que facilita o acúmulo de secreções e pode dar a impressão de que ele está roncando. Alguns pediatras recomendam que o nariz do bebê seja lavado com soro fisiológico para ajudar a eliminar essas secreções. O uso do cotonete não é indicado, pois pode empurrar a secreção para o fundo da cavidade nasal.

Outra situação comum em que a criança pode roncar é quando ela está resfriada ou gripada e o nariz fica entupido, dificultando a respiração e fazendo com que ela respire pela boca.

Quais são as causas do ronco infantil?

Após os dois anos, as causas mais comuns do ronco infantil são o aumento das amígdalas ou da adenoide, que causam obstrução nasal e dificultam a passagem de ar, afetando a qualidade do sono da criança. Nos casos em que comprometem muito a respiração e o tratamento medicamentoso não tem efeito, é preciso fazer uma cirurgia para retirá-las.

Outras causas possíveis são rinites alérgicas, refluxos gástricos e laringomalácia, que é uma má-formação congênita da laringe.

Quando se preocupar com o ronco infantil?

Na ausência de gripes e resfriados, observe se seu filho tem o sono intercortado pela respiração ou tem dificuldades para respirar enquanto dorme. Veja se ele faz pausas longas entre uma respiração e outra (apneias), se ele sua muito, tem um sono agitado ou faz xixi na cama com frequência. Todos esses sintomas são indicativos de que algo está errado e você deve relatá-los ao pediatra para diagnóstico e tratamento corretos.

Por que é importante tratar o ronco infantil?

Crianças que têm problemas respiratórios e roncam acabam respirando pela boca, para facilitar a passagem de ar. Esse hábito pode trazer desconfortos, dores e infecções de garganta mais frequentes. Outro problema é que esses sintomas podem influenciar na formação das estruturas ósseas da boca, comprometendo o correto alinhamento dos dentes de leite e permanentes.

O ronco e a dificuldade respiratória também exigem um gasto maior de energia, o que pode resultar na perda de peso e consequente retardo no crescimento do bebê. Além disso, como a criança dorme mal, ela pode ficar mais cansada, agressiva e irritada durante o dia, o que compromete seu relacionamento social e seu desempenho escolar.

Agora que você já sabe as causas do ronco infantil e quando se preocupar com o sono agitado do seu filho, compartilhe este post nas suas redes sociais e divida essas informações com seus amigos!