Pular para o conteúdo

Seu filho é tímido? Confira como ajudar a superar a timidez infantil

Por mais que a maioria das crianças goste de brincar, se divertir e se relacionar com as pessoas, existem aquelas que preferem se manter distantes e isoladas de qualquer atividade, seja em casa, na escola ou em outro espaço de convivência. Comportamentos como esse são característicos da timidez infantil, que atinge pequenos de todas as idades.

Embora não seja obrigatoriamente associada à tristeza ou à depressão, a timidez pode causar consequências negativas para a vida da criança, especialmente na fase adulta. Se você considera o seu filho tímido, veja a seguir algumas dicas para ajudá-lo a superar esse problema!

Tenha um diálogo aberto com a criança

O combate à timidez deve começar dentro de casa. Os pais podem estimular a criança a se expressar com mais naturalidade, fazendo perguntas simples sobre gostos, sonhos e desejos do pequeno.

Além de promover esse diálogo, os pais precisam ficar atentos às respostas da criança. É necessário ter paciência para prolongar a conversa e ouvir as falas do pequeno com a devida atenção.  

Estimule a prática de atividades esportivas ou artísticas

Mesmo tomadas pela timidez, diversas crianças gostam de praticar alguma atividade esportiva ou artística, como futebol, natação, dança, dentre outras. Sendo assim, procure saber se o seu filho tem interesse em participar de alguma dessas iniciativas.

Com elas, seu filho terá a oportunidade de interagir com outras crianças, se expor e ganhar mais confiança com as conquistas que surgirem — como medalhas, prêmios ou até mesmo elogios.

Deixe a criança confortável

Acusar a timidez da criança ou corrigi-la com agressividade por conta desse comportamento pode acentuar sua introversão e desgastar a confiança que o pequeno tem nos pais. Por isso, tente deixar seu filho confortável em todas as situações, especialmente nas que envolvam outras pessoas.

Descubra como, quando e com quem ele se sente menos inibido. Seja com um primo em casa ou um colega durante as aulas, favoreça esse vínculo e faça com que seu filho, aos poucos, se abra para novas amizades.

Seja uma mãe (ou um pai) presente

Não adianta forçar a presença do seu filho em uma festa de aniversário, uma excursão escolar ou até mesmo no primeiro dia de aula. Tente se fazer presente em algumas dessas situações (desde que seja possível, é claro).

Nas festinhas, por exemplo, vá junto e permaneça alguns minutos na companhia do pequeno. Ajude-o a entregar o presente ao aniversariante. Nesses e outros casos, o importante é facilitar, sem pressão, o relacionamento dele com as demais pessoas.

Faça elogios

Toda vez que seu filho demonstrar iniciativa ou atitude que saia de sua zona de conforto, elogie! Estímulos positivos são essenciais para quem está superando um problema. Lembre-se de que a principal referência da criança está nos pais e ela espera destes aprovação, reconhecimento e principalmente afeto.

Busque a causa da timidez infantil

Em casos extremos, em que a timidez da criança prejudica o seu desenvolvimento, procure investigar a causa desse comportamento. Para tanto, converse com os professores e outras pessoas que colaboram na educação do pequeno. Se necessário, conte com a ajuda de um profissional que possa buscar a origem e a solução desse problema.

Esperamos que essas dicas ajudem você e seu filho a superar a timidez infantil. Aproveite e compartilhe este post nas redes sociais para que outros pais possam conferir esses conselhos!