Pular para o conteúdo

Sono do bebê: dicas para garantir um sono perfeito

Sem dúvidas, o sono é um fator fundamental para assegurar a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida de qualquer pessoa, inclusive dos bebês. Para os pequenos, dormir é um hábito ainda mais importante, pois o bom desenvolvimento depende das horas de descanso. Mas, afinal, como garantir a qualidade do sono do bebê?

Pensando nisso, preparamos um artigo especial com algumas dicas valiosas. Continue a leitura e saiba como proporcionar um sono perfeito para o seu filho e também para você, pois se o bebê dorme melhor, a mamãe também pode descansar.

1. Crie uma rotina para a hora de dormir

O organismo do bebê precisa aprender que existe um horário para dormir e você é quem deve ensiná-lo. Crie uma rotina para o momento do sono, que deve começar sempre no mesmo horário.

Uma boa dica é começar a preparação para a noite de sono com um bom banho morno. Este hábito refresca, acalma e relaxa o bebê, além de deixá-lo limpinho para o descanso. Coloque uma roupinha confortável, de acordo com o clima do dia, e faça o bebê dormir como de costume.

Esta dica também vale para crianças maiores e até mesmo para os adultos que têm problemas para dormir.

2. Crie um ambiente propício para o sono do bebê

Para dormir bem o bebê precisa sentir-se seguro e confortável. Certifique-se de que o quarto está com a temperatura agradável, com pouca luz e silencioso. Para garantir a segurança, o ideal é que o bebê durma no berço, livre de brinquedos, pelúcias ou protetores que possam sufocá-lo.

Para alguns bebês, músicas de ninar e sons tranquilos, como o barulho da chuva, podem ajudar no processo de relaxamento. Nesse caso, coloque o som no volume baixo e desligue o aparelho assim que o pequeno pegar no sono.

Os papais também devem criar bons hábitos, desligando todos os celulares e aparelhos eletrônicos pelo menos meia hora antes de dormir.

3. Deixe o bebê dormir durante o dia

Muitas mamães pensam que, ao evitar o sono do bebê durante o dia, estimulam um sono mais longo e pesado para o período da noite, mas este é um grande engano.

Na realidade, os bebê precisam de muitas horas de sono. Nas primeiras semanas de vida, é comum que os pequenos durmam cerca de 17 horas por dia. Por volta do terceiro mês, a média cai para 15 horas diárias. Com o passar dos meses, o tempo de sono é reduzido.

Os bebês que são impedidos de dormir durante o dia podem ter mais dificuldade para dormir durante a noite, pois tendem a apresentar estresse e dificuldade para relaxar. Procure criar uma rotina para o sono diurno também.

Por outro lado, o cansaço físico pode favorecer o sono do bebê. É claro que você não deve criar atividades exaustivas para o pequeno, mas é importante brincar durante o dia. Além de melhorar a qualidade do sono, esse hábito ajuda no desenvolvimento motor e cognitivo.

Agora que você já conhece as nossas dicas para garantir a qualidade do sono do bebê, chegou a sua vez de sugerir bons hábitos. Você conhece alguma técnica infalível para melhorar o descanso dos pequenos? Deixe a sua sugestão na área de comentários.