Pular para o conteúdo

Qual o melhor tecido para o enxoval do bebê?

Tecidos para Bebe

Na hora de escolher os tecidos para enxoval do seu bebê, todo cuidado é pouco: a pele dos recém-nascidos é muito mais fina e sensível do que a nossa, o que torna ainda mais importante a preferência por peças macias e delicadas.

Afinal, o desejo de toda mamãe é adquirir um enxoval bonito, mas que também não machuque, provoque assaduras, brotoejas e alergias ou deixe os pequenos irritados e incomodados, não é mesmo?

Mas, você sabe quais são os tecidos mais indicados para peças como lençóis, fronhas, toalhas, mantas e cueiros, por exemplo? E quais materiais devemos evitar para garantir o conforto e o bem-estar dos pequenos?

Neste post, confira nossas dicas e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto agora mesmo!

Quais são os tecidos mais utilizados no enxoval?

A indústria da moda infantil sempre privilegiou os tecidos mais confortáveis para a fabricação de peças do enxoval infantil. Porém, nos últimos anos, a tecnologia se tornou a principal aliada das confecções para bebês e crianças, desenvolvendo tramas mais resistentes, tecidos que não amassam e secam rápido e que agradam mães e filhos.

Ainda assim, nem todos os tecidos são apropriados para a confecção de roupas, toalhas, kit berço e outros itens. Para fazer a melhor escolha, é importante conhecer um pouco mais sobre as texturas mais usadas, assim como sobre suas vantagens e desvantagens.

De modo geral, os tecidos são classificados de acordo com o tipo de fibras em sua trama:

  • fibras naturais — provêm de fontes orgânicas e são flexíveis e resistentes:
    • algodão;
    • linho;
    • seda;
    • lã.
  • fibras artificiais — são derivadas de fibras celulósicas e possuem toque suave e confortável, mas não absorvem a transpiração:
    • acetato;
    • modal;
    • viscose.
  • fibras sintéticas — são confeccionadas industrialmente, utilizando produtos da indústria petroquímica:
    • elastano;
    • poliéster;
    • aramidas.

Quais são os tecidos mais indicados para o enxoval?

Com relação a roupas e itens do enxoval que têm contato direto com a pele do bebê, é recomendado investir em tecidos de alta qualidade que aliam conforto e maciez, em especial os feitos de fibras naturais. Além da praticidade e da higiene, as tramas de fibra natural deixam a pele respirar e previnem alergias.

Na hora de comprar, é importante que os pais verifiquem a composição dos tecidos e escolham peças leves, confortáveis e macias, que não prejudiquem os movimentos do bebê.

Nesse sentido, os tecidos para bebê mais indicados para o enxoval são:

Algodão

É, sem dúvidas, a melhor opção de tecido para enxoval do bebê. Além de ser macio e confortável, o algodão permite que a pele dos pequenos respire bem, evitando assaduras e brotoejas. É o melhor material para itens como lençóis, fronhas, edredons, cobreleitos e toalhas.

Fácil de higienizar, o algodão também é o material mais indicado para mamães que querem evitar que os pequenos sofram com coceiras e problemas de pele, pois é antialérgico.

Se possível, escolha sempre lençóis, fronhas, edredons, cobreleitos e kit berços confeccionados em percal 200 fios, tecido 100% algodão considerado a melhor opção para esse tipo de peça pela sua maciez.

Quando misturados a outros materiais, como poliéster, essas peças esquentam demais se submetidas a temperaturas mais altas e são menos macias, o que pode prejudicar o descanso do bebê.

Malha penteada

Outra excelente opção de tecido para o enxoval do bebê, inclusive para peças como mantas e cueiros, é a malha penteada.

Confeccionada em 100% algodão, a malha penteada possui toque macio e uma excelente maleabilidade, garantindo o conforto e a liberdade de movimentos, que são essenciais para o bem-estar dos pequenos.

Fácil de lavar e bastante durável, a malha penteada também é um ótimo tecido para as roupinhas do recém-nascido e para o sling, já que facilita o contato entre a pele da mamãe e da criança.

Algodão com lycra

O tecido é uma ótima opção para bodies, camisetas e calças para o bebê, já que não limitam o movimento e são bastante confortáveis. Além disso, o algodão com lycra se ajusta bem ao corpinho dos pequenos, mas sem deixá-los apertados ou incomodados.

Sempre que possível, evite incluir no enxoval peças confeccionadas em lã, cashmere e plush. Apesar de bonitos, esses tipos de materiais podem causar coceiras e outros incômodos, como brotoejas e sensação de picada de inseto, principalmente nos bebês de peles mais sensíveis.

Além disso, o plush armazena pó e sujeira mais facilmente, o que pode favorecer o surgimento de alergias. Evite também peças em brim e linho, que por serem muito duras e estruturadas, deixam o recém-nascido pouco confortável e impedem que ele se movimente livremente.

Gostou de saber mais sobre os melhores tipos de tecidos para enxoval do bebê?