Pular para o conteúdo

Tipos de fralda: como escolher?

A chegada de um filho muda a rotina do casal e exige cuidados redobrados com o bebê, especialmente com os tipos de fralda que ele usará.

Mas, com tanta variedade de modelos e tamanhos, nem sempre é fácil para os pais de primeira viagem entender se fizeram ou não a escolha certa.

Por essa razão, reunimos algumas características fundamentais para que você não erre na hora de escolher a melhor opção para o seu pequeno. Confira!

1. Risco de assaduras

Um dos problemas mais recorrentes que pais de primeira viagem enfrentam são as assaduras. E isso acontece, principalmente, porque a criança acaba passando mais tempo do que o indicado em contato com a urina e as fezes em sua fralda.

Devido a essa mistura, o pH da região aumenta e acaba ativando as enzimas presentes no cocô, o que pode desencadear inflamações, irritações alérgicas — como a dermatite — e infecções provocadas pela cândida, um tipo de fungo.

Por isso, siga o conselho primordial de sempre realizar trocas periódicas de fralda, usar cremes que ofereçam uma proteção extra contra esse problema e optar por produtos que tenham um sistema de absorção mais eficaz para deixar o seu filho seco por mais tempo.

2. Tamanho da fralda

O tamanho da fralda que você escolher também influencia no risco de assaduras e no conforto da criança. Isso, porque modelos que são muito apertados podem aumentar a temperatura e a umidade do local, deixando a pele da criança ainda mais sensível a irritações.

Além disso, prejudicam a mobilidade do bebê, que terá mais dificuldades para mover as pernas. Para escolher a opção que mais se adequa ao pequeno, leve em consideração o peso dele, que é um ótimo índice de referência nessas horas.

Os modelos mais cavados, por exemplo, são ideais para bebês mais magros, já que se ajustam nas coxas sem apertá-las. Já para os mais grandinhos, dê preferência aos tipos mais largos, que proporcionarão total liberdade de movimento.

3. Qualidade de sono

Quando se pensa em qualidade de sono, é natural que venha à mente a imagem do bebê dormindo toda a noite sem interrupções de sono. E para garantir isso, é essencial escolher os tipos de fralda corretos para o período noturno.

Afinal, a criança não possui total controle do sistema urinário e, enquanto dorme, fará xixi algumas vezes.

Contudo, se o modelo não for adequado, com um bom sistema de absorção, barreiras antivazamento e camadas respiráveis, o bebê eventualmente acordará, já que estará molhado ou apresentará irritação do contato entre a sua pele e a urina.

4. Conforto da criança

O seu bebê usará a mesma fralda por um certo número de horas. Por essa razão, você deve pensar em oferecer a ele o máximo de conforto.

Afinal, se o modelo for mal escolhido, a criança poderá ter os movimentos limitados, sentir incômodos e ter a região abdominal inferior pressionada.

Portanto, fique atento a alguns detalhes imprescindíveis, como: se a fralda possui toque macio de algodão, formato anatômico, fitas “gruda e desgruda”, ou ajuste na cintura.

5. Vazamento dos tipos de fralda

Por fim, mas não menos importante, é essencial se atentar a outro detalhe capaz de fazer toda a diferença ao escolher a fralda: se o seu modelo é antivazamento.

Esse efeito é proporcionado por barreiras mais altas, nas laterais, que ajudam a evitar que o pequeno fique todo molhado ao se mexer muito ou mesmo se movimentar. Dessa forma, ele estará muito mais protegido.

Levando em conta nossas dicas na hora de escolher os tipos de fralda para o seu filho, você aprenderá a tomar a decisão certa com muito mais facilidade e segurança.