Pular para o conteúdo

Conheça os tipos de fraldas descartáveis existentes

A maternidade é um momento único na vida de uma mulher, principalmente nesses primeiros meses, em que o bebê precisa tanto de cuidados. Conciliar esse momento com os afazeres de casa e com o trabalho é um verdadeiro desafio, principalmente para mães de primeira viagem. Mesmo porque elas ainda têm uma dificuldade a mais: descobrir todos os cuidados com os filhos.

E olha que são vários! Tudo bem, você não precisa saber tudo sobre todos os produtos disponíveis no mercado, até porque só de fralda, por exemplo, podemos encontrar milhares. Pela praticidade e variedade, uma das preferidas é a descartável, por ser fácil de vestir e estar sempre à mão.

São muitos os tipos de fraldas descartáveis, mas, hoje, a gente explica um pouco sobre eles:

Variação de tamanho

Da mesma forma que uma calça pode ficar muito larga ou muito apertada em nosso corpo, a fralda pode não ter o caimento ideal na criança. O problema é que isso pode resultar em assaduras, vazamentos e irritações na pele. Então, nada de tentar economizar nessa hora.

Os tamanhos de fralda variam de RN (para recém-nascidos) a G e é importante que você conheça a tabela de tamanho de sua marca preferida, pois as medidas podem variar. Mas a média é a seguinte:

  • RN (recém-nascido): até 4,5 kg;
  • P: de 5 kg a 8 kg;
  • M: de 6 kg a 11 kg;
  • G: de 9 kg a 14 kg.

Diferenciação de modelo

Alguns modelos de fraldas são mais cavados, outros mais largos. Observe seu bebê para garantir que ele não passa por nenhum desconforto com a fralda escolhida. As mais largas, apesar de aparentemente mais confortáveis, podem fazer volume e incomodar na roupa, enquanto as mais cavadas correm o risco de apertar nas coxas. Por isso, é mesmo questão de encontrar a que melhor se irá se adaptar.

Note ainda que existem fraldas para meninos e para meninas. A dos meninos possui gel de absorção na parte da frente, já na das meninas, o gel fica localizado na parte central — tudo para garantir uma maior absorção.

Opções para o dia e para a noite

Não é por acaso que criaram fraldas para o dia e para a noite. Enquanto o dia pede fraldas que garantam mobilidade, mais leves e frescas, precisamos de mais proteção à noite.

A grande diferença entre elas está na quantidade de gel absorvente, que vai garantir seu bebê sequinho por muito mais tempo. Dessa forma, tanto seu sono quanto o de seu filho serão restauradores.

Variação conforme idade

Há mães que preferem fraldas mais molinhas quando os filhos ainda estão nos primeiros meses. Com o tempo, fazem a transição para fraldas mais durinhas. Não tenha medo de experimentar diferentes marcas e modelos para encontrar a que funcionará melhor para você e para o bebê.

É, inclusive, importante que você faça essas transições para chegar ao desfralde. Um grande aliado neste último passo são as fraldas pull-ups, que vestem como uma calcinha ou cueca. Uma das maiores diferenças é na hora de vestir, que não precisa deitar o bebê.

Para se ter uma noção da quantidade de fraldas necessárias a cada etapa da vida da criança, é possível se basear nos seguintes números:

  • Até 2 meses de vida: de 8 a 10 fraldas por dia;
  • De 3 a 6 meses de vida: de 6 a 8 fraldas por dia;
  • De 6 meses a 1 ano: 6 fraldas por dia;
  • De 1 a 2 anos: 4 a 6 fraldas por dia.

Lembrando que esses são apenas alguns tipos de fraldas descartáveis existentes no mercado. Em cada marca, é possível encontrar muitas variações, então, é preciso descobrir as necessidades de seu filho a cada mês para se adequar a elas. Caso note alguma alergia, é importante que você troque para outra marca.